Meninice: Idade ou qualidade de quem é menino; modos ou atos próprios de menino; infância; criancice; puerilidade.
Meninice, fase boa da vida, onde se diz o que é visto a olho nu sem maldade.
· Porque que a meninice não é aceita em pessoas adultas?
· Como encaramos as meninices vindas de uma criança e de um adulto?
A palavra do Senhor fala: “Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde vossos adversários, e reduz ao silêncio vossos inimigos.” Salmo 8:3
As crianças professam palavras sem maldade, mais palavras faladas por pessoas envolvidas na palavra de Deus se tornam testemunho ou contra- testemunho.
Como devemos nos comportar no serviço ao Senhor?
- Devemos ser obedientes, sábios, falar menos e escutar mais. Se pronunciarmos palavras ao vento devemos pensar na proporção a qual elas podem tomar.
“O povo ouviu em silêncio; não lhe respondeu uma só palavra, porque o rei ordenara que não respondessem.” II Reis 18:36
Costuma-se dizer que quem obedece nunca erra, temos que ser um exercito nas mãos do Senhor, obediência e ordem fazem da obra do Senhor algo sério.
Em busca de algo que falasse e calasse ao meu coração encontrei em Filipenses algo que me trouxe paz e que também irá nos levar a um caminho de sabedoria de maturidade de ação.
Filipenses, 2, 1- 17:
1. Se me é possível, pois, alguma consolação em Cristo, algum caridoso estímulo, alguma comunhão no Espírito, alguma ternura e compaixão,
2. completai a minha alegria, permanecendo unidos. Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos.
Comentários: Acima dá um ensinamento de permanecei unidos, um modo de estarmos unidos é fazer parte de um grupo e juntamente com o mesmo pensamento produzir frutos para a glória de Deus.
3. Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos.
4. Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros.
5. Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus.
6. Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus,
7. mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens.
8. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
9. Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes,
10. para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos.
11. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor.
12. Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor, não só como quando eu estava entre vós, mas muito mais agora na minha ausência.
13. Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar.
Comentários: Nada façais para benefício próprio e sim para a glória do Senhor, façamos igual a Jesus sejamos humildes, servos, saindo da nossa comodidade e indo em busco do bem comum da coletividade.
14. Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas,
15. a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo,
16. a ostentar a palavra da vida. Dessa forma, no dia de Cristo, sentirei alegria em não ter corrido em vão, em não ter trabalhado em vão.
17. Ainda que tenha de derramar o meu sangue sobre o sacrifício em homenagem à vossa fé, eu me alegro e vos felicito.
Comentários: Outro mandamento de fazer as coisas sem murmurações, fazer somente para que sejam cumpridos os mandamentos e que o sacrifício do Cristo vivo através de Jesus tenha calado aos nossos corações.
Podemos sentir no texto acima de como um grupo pode ser sadio sem reclamações e sem atitudes infantis.
Fl 2:2 nos diz que devemos ter um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. Bonitas palavras que muitas vezes são irreais no meio que vivemos. Sentir o mesmo amor! O mesmo pensamento! Vocação é isso, sentir igual, buscar o mesmo ideal, se não estamos assim estamos fora do nosso foco, devamos pensar e refletir se estamos no lugar certo… Pensemos…
Em Fl 2:3 nos fala: não façais com espírito de partido ou vanglória. Devemos servir a Deus naquilo que nele se faz necessários, podemos no ato de limpar ou orar em casa ser o ato mais válido do que o cantar ou aparecer.
O tema nos fala de omissão mais podemos também refletir que podemos agir mais como fala Fl 2:3 não devemos ter vanglória de nossas atitudes. Vivamos em comunidade visando interesses do grupo, da comunidade que deve ser o interesse de Deus (grifo do revisor)
Nessa reflexão temos que ter a certeza que devemos ter o domínio das nossas palavras e omissões, devemos nos lançar a obra do Senhor e sermos responsáveis pelos nossos atos e cientes de que em tudo prestaremos contas. Para quem muito é dado muito será cobrado. Esse domínio quem dá pra gente é Deus e se não estivermos em comunhão com Ele não saberemos identificar e/ou discernir o que Ele quer pra gente e, conseqüentemente, não estaremos tendo o domínio e a proximidade dos céus.
Sinais de “meninice”
Os cristãos da igreja de corinto tiveram este problema (1 Co 3.1, 2). Ver também Hebreus 5.12- 14. Crianças, no sentido físico, são fáceis de detectar; no sentido espiritual, também – havendo exceções, é evidente.
1. A criança fala muito, mas não diz nada ou quase nada.
2. A criança, por natureza, é egoísta. Tudo sou “eu” e o todo é “meu”.
3. A criança brinca muito e também “briga” muito.
4. A criança normal dorme muito – e dorme em qualquer lugar!
5. A criança gosta muito de ruído, de barulho, e geralmente no momento e no lugar impróprios para os adultos. Quanto mais barulho, mais a criança gosta!
6. A criança gosta muito de doces (Ler Provérbios 25.16,27 e Levítico 2.11). Doces engordam, mas engordar não é crescer, e nem sempre é sinal de saúde.
7. A criança é muito sentimentalista. Ela vive pelo que sente. Por coisa mínima, a criança chora, amua-se e some da cena.
8. A criança é muito crédula. Ela não discute nem questiona as coisas da vida em geral. Ela crê em tudo, sem argumentar. Ela aceita praticamente tudo sem averiguar, sem filtrar, sem discutir.
9. A criança não gosta de disciplina. Ela não gosta de obedecer.
10. Também a criança é fantasiosa. Ela exagera as coisas. Ela cria o seu próprio mundo de fantasia para si e vive esse seu mundo.
11. A criança pequena não tem equilíbrio. Não tem firmeza. Com facilidade, ela tropeça, escorrega, cai e levanta-se.
12. A criança é imitadora. Ela, se puder, imita tudo, inclusive o ato de trabalhar dos adultos, mas tudo imitação, e às vezes machuca-se por isso.
13. A criança, em geral, é fraca; ela não tem a resistência dos adultos.
14. Finalmente, a criança não entende coisas difíceis, coisas de gente grande.
O procedimento correto para o crente evitar um colapso na sua vida espiritual é “crescer na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus
FONTE:
http://www.aguaviva.org.br
http://erick-palavra-explicada.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.
https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com