Tempo de Devoção - Quando devo me reunir com Deus?
O tempo de devoção é um hábito muito fácil de se esquecer, especialmente quando ainda não é uma prioridade. É muito tentador colocar nossas vidas em piloto automático e esquecer que precisamos de combustível antes de podermos ir a qualquer lugar. Podemos até ter uma compreensão da Bíblia, o manual do usuário sobre a vida, mas sem o preenchimento diário, corremos o risco de nos apagar e de ficar sem combustível, parados ao lado da estrada. Sim, podemos sempre fazer uma ligação à "oficina" de Deus, mas por que não preparar-nos antes da emergência ocorrer? O rei Davi buscava a Deus diariamente antes de ir para a batalha. Talvez você conheça a melodia familiar baseada no Salmo 5. Se conhecê-la, cante-a agora:
“Dá ouvidos às minhas palavras, ó SENHOR, atende à minha meditação. Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei. Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.”
Que grande modelo a seguir! Dedicar a Deus um tempo de devoção diário para que possamos buscá-lo nos lembra de que precisamos dEle todos os dias! Buscá-lo todas as manhãs, colocando o dia em Seu controle antes que saia do controle, é a melhor maneira de assegurar que estaremos prontos para o que vier em nosso caminho.
Tempo de Devoção – Como encontrá-lo, mesmo em um mundo barulhento
Um tempo de devoção quase soa como uma contradição neste mundo de alto volume em que vivemos. Como podemos eventualmente encontrar silêncio em meio à música alta, telefones celulares, CDs ligados a todo volume nos carros ao nosso lado nas ruas, canais de notícias de 24 horas ou ao meio dos aparelhos e vizinhos barulhentos? Com o homem isso é impossível. No entanto, com Deus, a Escritura nos diz, tudo é possível. É estar com Deus uma prioridade diária para você? Se você deseja um tempo de devoção com Deus, mas tem dificuldade em obtê-lo, tente essas dicas:
- Tire um tempo do seu dia, anotando- o no seu calendário. Compromissos e reuniões não anotados são muitas vezes esquecidos. Marque um encontro com Deus.
- Se tiver muito barulho ao seu redor, procure um lugar em sua casa, comunidade ou bairro onde você possa facilmente conversar com o Senhor. Se você não conseguir encontrar um lugar calmo, tente criar o seu próprio. Diz-se que Susanna Wesley, mãe de Charles e John Wesley, simplesmente puxava o seu avental por cima da cabeça! Isso avisava à sua família de que estava se encontrando com Deus e não era para ser incomodada. Seja criativo! Afinal, Deus o fez à Sua imagem e ninguém é mais criativo do que Deus.
- Se você tiver o problema de uma mente dispersa, ore por disciplina e mantenha suas listas por perto. Tenha uma lista de pessoas e coisas pelas quais você queira orar. Tenha um plano de leitura diária da Bíblia por perto e fácil de encontrar. Mantenha um bloco de notas por perto para os itens da sua lista de compras ou outras coisas que precisam ser feitas que surgem à mente. Anote-os e prossiga com a reunião. Nosso Deus é um Deus de ordem. Entregue em Suas mãos a sua mente dispersa e o seu desejo de disciplina. Ele irá ajudá-lo a encontrar maneiras para que funcione.
Finalmente, você deseja escutar a Deus? Você tem o grande desejo de querer a Sua vontade em sua vida ao invés da sua própria? O tempo de devoção diário prepara o seu coração para ouvir. Você pode "escutar" a voz de Deus falando com você nesses momentos de quietude... ou você pode ouvi-lo através de um amigo ou circunstância no final do dia. Entretanto, porque você fez disso uma prioridade e estava disposto a se isolar do mundo para ouvi-lo, Ele se assegurará de que você poderá escutá-lo .
Me Amou Primeiro
Vamos
Devoção à Deus
Devoção a Deus significa muito mais que meras palavras. Ser devotado implica em atitudes coerentes com essa afirmação. Significa mostrar sua dedicação em sua vida diária.
Ao analisarmos a Bíblia Sagrada, por ser a fonte de inspiração mais próxima e completa do assunto abordado, vemos inúmeros exemplos de pessoas que escolheram esse estilo de vida.
Ao analisarmos a Bíblia Sagrada, por ser a fonte de inspiração mais próxima e completa do assunto abordado, vemos inúmeros exemplos de pessoas que escolheram esse estilo de vida.
Lemos a respeito de Noé, que por sua dedicação, obedeceu a direção dada por Deus, construindo uma Arca para abrigar os que cressem, mesmo sendo ridicularizado, demonstrou com atitude, seu respeito ao Senhor. Moisés, levando milhões de israelitas do Egito à Terra Prometida.
Abraão oferecendo o próprio filho em sacrifício, por crer no poder de Deus para ressucitá-lo. Davi, ao enfrentar o gigante Golias, duas vezes maior que ele em altura e força.
Apóstolos do Senhor Jesus como Paulo, sendo apedrejados, açoitados, vivendo presos pelos homens, mas livres em Cristo, tudo em nome da fidelidade à quem os amou primeiro!!!
Fica claro que uma vida devota a Deus deve ser expressa em atitudes, muito mais que em palavras. Alguém que se condere devoto, vive de suas decisões guiadas pela fé, e não buscando de forma alguma, a aprovação das demais pessoas.
Deus abençoe.
Não há como adotar uma atitude de devoção sem que haja algum tipo de afinidade com Deus. Identificação — seja ela qual for: de caráter, ideológica, de tradição ou em relação a um benefício que se pode obter — é um fator básico nesta relação. Por isso mesmo é que um desejo de conhecimento íntimo deve invadir inicialmente o coração do devoto. De imediato, somos desafiados a nos oferecermos ao Deus com quem nos relacionamos.
Esse pacto com Deus se inicia no coração do devoto. É por isso que palavras como sacrifício, entrega e rendição são essenciais na adoração — “não há como servir [adorar; devotar-se] a dois senhores” (Mt.6:24). Se quisermos descobrir a quem estamos adorando ou nos devotando, é só checar nossas prioridades de tempo, energia, relacionamento, dinheiro e recursos. Do coração de um devoto é que surge respeito, temor, lembrança e obediência.
Atualmente, percebo que pouco se fala ou se questiona sobre a vida devocional dos crentes — quando isso acontece, o sentido se volta para a prática de “momentos específicos”, leitura bíblica e oração individual. Mas esse entendimento, que faz parte do costume evangélico de “compartimentalizar” sua espiritualidade, representa uma pequena parte da vida devocional.
Renovamos nossa devoção à Deus quando fazemos dessa atitude nosso ritual de subsistência espiritual: estudamos a Palavra de Deus; oramos; nos relacionamos com a Igreja, com a família e com o mundo; participamos da adoração congregacional; valorizamos a vida. Nossa experiência devocional se renova em nossa contínua relação com Deus, e é materializada, sobretudo, na prática do serviço e do amor. A adoração nos convida a freqüente e espontaneamente reatar os laços de dedicação. Por isso é que se trata de um culto racional.
Penso que um bom exercício de devoção seria dedicarmos diariamente a Deus nossa existência, numa atitude de entrega e abnegação totais, manifestando um estilo de vida prático que o glorifique, transmita sua graça e misericórdia aos outros seres e que faça de nossos períodos de adoração autênticos encontros de alegria, gratidão, expectativa e transformação.
Por Celso Tavares.
FONTE:
http://www.allaboutgod.com
http://meamouprimeiro.blogspot.com.br
http://estudos.gospelmais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.
https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com