O
CHAMADO PARA O MINISTÉRIO
TEXTO:
Hebreus 5:4 - “Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando
chamado por Deus, como aconteceu com Arão.”
TESE:
- Todo
cristão capaz de pregar e disseminar o evangelho deve fazê-lo;
- Pregar
o evangelho é tanto um direito como um dever para todo verdadeiro cristão;
- Há,
porém um chamado específico para o ministério de ensinar, pastorear e
liderar a igreja de Deus, e esta honra ninguém toma para si mesmo, senão
quando é chamado.
INTRODUÇÃO:
- As
palavras usadas na Bíblia para chamada: No V.T. a palavra hebraica, arq
[qara] e no N.T. a palavra grega kalew [Kaleo], tinham os seguintes
significados:
- Dar
nome a uma coisa ou a uma pessoa (Gn 48:16; At 11:26)
- O ato
de convidar ou solicitar (Ex 2:7)
- Nomear
para algum ofício (Ex 31:2)
- Criar,
produzir coisas mediante o poder da palavra, ou por um ato da vontade (Rm
4:17; Ez 36:29)
- Convidar
alguém a assumir um dever, mediante a palavra, ou através do poder
impulsionador do Espirito Santo (Is 22:12; Pv 1:24; Mt 22;14)
- Convite
feito aos pecadores para o estado de graça, por meio da pregação do
evangelho. (Rm 8:28; II Tm 1:9)
- Primeira
questão sobre o ministério: Você foi realmente chamado para pregar o
evangelho em tempo integral?
- Os que
não são chamados por Deus para o exercício do pastorado ou ministério
missionário farão grande males se quiserem entrar no ministério apenas por
vaidade.
I – A NATUREZA DISTINTIVA DO MINISTÉRIO
DE TEMPO INTEGRAL
- Todo
cristão verdadeiro é chamado a pregar o evangelho (I Pe 2:9), pois todo
crente é batizado no Espírito Santo e dele recebeu capacidade para
testemunhar (At 1:8)
- Cristo
é o Senhor da Seara e da obra, ele coloca cada um em sua função
especifica, dando o dom certo para cumprir cada função na sua igreja (Mt 9:38;
Ef 4:11-16)
Mt 9:38 – “Rogai, pois, ao Senhor da
seara que mande trabalhadores para a sua seara.”
- Homens
e mulheres recebem um chamado a servir no ministério em uma área
específica e cada um procure ser fiel naquilo em que foi chamado.
- As
mulheres foram
proibidas expressamente de ensinarem publicamente na igreja (I Tm 2:12; I
Co 14:34) à Seu ministério de ensino é com crianças e outras senhoras (Pv
31:26; Tt 3:3-5)
- Os homens que têm capacidade para pregar,
devem pregar sempre que lhe surgir oportunidade. – Porém, este é um
chamado para pregar
ocasionalmente, diferente do chamado
do ministro que deve viver da pregação, sendo
esta a sua obra máxima,
exclusiva e prioritária.
1 Co 9:14 – “Assim ordenou também o
Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho;”
- Este é
um estudo para aqueles que pregam e vivem do Evangelho, tendo sido chamados e separadosde todas
as obras secularespara se
consagrarem exclusivamente ao ministério da Palavra.
à O ministro do evangelho (Pastor ou
missionário) têm o dever de dar tempo integral e exclusivo para o ministério da
Palavra, para poder desempenhar bem o seu ministério, e é isso que Deus exige
dele.
II Tm 2:4 “Nenhum soldado em serviço
se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que
o arregimentou.”
At 6:2 – “Então, os doze convocaram a
comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a
palavra de Deus para servir às mesas.”
- Por
isso Deus também exige
das igrejas que cumpram com o seu papel de suprir amorosa e corretamente
as necessidade do ministro, aquele a quem Deus chamou para servi-los
de modo exclusivo e abnegado.
I Co 9:11 – “Se nós vos semeamos as coisas
espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais?”
I Tm 5:17-18 – “Devem ser considerados
merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com
especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. Pois a Escritura
declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é
digno do seu salário. “
- São a
estes homem que Deus coloca um do mais pesados encargo que existem na
terra, e diz através de Pedro:
I Pe 5:2 – “Apascentai o rebanho de
Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele “
- Spurgeon,
um dos maiores pregadores e pastores Batista, se referindo a obra do
ministério disse:
“Ora, nem todos de uma igreja podem superintender ou governar; alguns têm
que ser dirigidos ou governados. E cremos que o Espírito Santo designa na
igreja de Deus alguns para agirem como superintendentes, e outros para se
submeterem á vigilância de outros, para o seu próprio bem. Nem todos são
chamados para trabalhar na palavra e na doutrina, ou para serem presbíteros, ou
para exercerem o cargo de bispo. Tampouco devem todos aspirar a essas obras,
uma vez que em parte nenhuma os dons necessários são prometidos a todos. Mas
aqueles que como o apostolo (Paulo), crêem que receberam “este ministério” [II
Co 4:1], devem dedicar-se a essa importantes ocupações. “
- Sobre
a insensatez de querer ser um pastor ou missionário sem ser chamado ou ter
a certeza do chamado divino, Spurgeon diz:
“Homem nenhum deve intrometer-se no
rebanho como pastor; deve Ter os olhos postos no Sumo Pastor, e esperar Seu
sinal e Sua ordem. Antes que um assuma a posição de embaixador de Deus, deve
esperar pelo chamamento do alto. Se não o fizer, mas se se lançar às pressas ao
cargo sagrado, o Senhor dirá dele e de outros semelhantes: “Eu não os enviei,
nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito nenhum a este povo, diz o Senhor” ( Jr.23:32)
II – O QUE O V.T. DIZ SOBRE A CHAMADA
DIVINA
- Os profetas [ministros do V.T.] todos
baseavam seu ministério na especifica chamada divina:
- A
chamada de Isaías: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós...Eis-me aqui,
envia-me a mim “ (Is
6:8)
- A
chamada de Jeremias: “Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre,
te santifiquei...Então disse eu: Ah Senhor Jeová! Eis que não falar;
porque sou uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: eu sou uma
criança; porque aonde quer que eu te enviar, irás, e tudo o quanto de
mandar dirás...“ (Jr 1:4-10)
- A
chamada de Ezequiel: “E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e
falarei contigo... em te enviou aos filhos de Israel, ás nações rebeldes
que se rebelaram contra mim, até este mesmo dia... Filho do homem
dizei-lhe a minhas palavras“ (Ez 2:1-3; 3:1-4)
- Os
pregadores do N.T. devem está tão certos de sua vocação e chamada
celestial assim como estavam os profetas do V.T.
III – O QUE O N.T. DIZ SOBRE A CHAMADA
DIVINA
- Ninguém
pense que a chamada dos ministros atuais são pura ilusão ou imaginação
deles para a peculiar obra de ensino e direção da igreja.
- NOMES
DADOS AOS MINISTROS QUE REQUEREM UMA VOCAÇÃO ANTERIOR
- Embaixadores
em nome de Cristo – Um embaixador só passa a existir depois do chamado do
governo que ele representa, e se tentar fazer isto sem o devido chamado
ficará no ridículo (II Co 5:18-19)
- Dispenseiros
dos mistérios de Cristo – Um dispenseiro é alguém que toma conta da
propriedade de alguém, e se quiser tomar conta da propriedade de alguém
sem a devida chamada desagradará a dono da mesma (I Co 4:1).
à Por isso deve haver chamada
[autorização] antes de alguém poder tornar-se legítimo bispo, “dispenseiro da
casa de Deus”(Tt. 1:7)
- Anjo
que significa mensageiro – E como os homens poderão ser arautos de Cristo,
senão por sua eleição e ordenação?
- ERA
REQUERIDO DO MINISTRO QUE DESSE PROVA DE QUE ERA UM CHAMADO
- Não se dizer ministro (pastor ou
missionário) tem de provar isto:
- Titorecebeu
a exigência de só reconhecer como ministros aqueles que dessem provas de
seu chamado
Tt 1:5 - “...constituísses
presbíteros, conforme te prescrevi: alguém que seja irrepreensível..”
- A
Timóteo foi exigido que não se precipitasse a reconhecer alguém como
ministro sem que antes houvesse provas de sua chamada
I Tm 5:22 – “A ninguém imponhas
precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem.”
- Deus é
soberano e decide o vaso que quer utilizar. à não escolhe qualquer vaso,
ele mesmo descreve o tipo de vaso escolhido por ele:
II Tm 2:21 - “vaso para honra,
santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra”
- O
chamado de Paulo é um exemplo de como Deus escolhe os vaso que usa.
At. 9:15 - “Este é para mim uma vaso
escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios.”
- A
escolha é de Deus, é Ele quem determina o papel de cada um na sua obra ou
Seara,
Ef 4:11 – “E ele mesmo concedeu uns
para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para
pastores e mestres,”
- Ninguém
determina para si mesmo se vai ou não ser um pastor à Deus é quem chama e
constitui pastores dando-os a suas igrejas.
At 20:28 - “Atendei por vós e por
todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos [pastores],
para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.”
- O
verdadeiro ministério deve vir de deus e não da parte dos homens – Cada
pastor ou missionário deve poder dizer como Paulo:
Gl 1:1 – “Paulo, apóstolo, não da
parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por
Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos,”
- Que
cada pastor ou missionário possa ver a si mesmo como uma dádiva de Deus
para a sua igreja:
Jr 3:15 – "Dar-vos-ei pastores
segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência . ”
- X
IV – SINAIS QUE AJUDAM A IDENTIFICAR A
CHAMADA DIVINA
à Multidões tem errado quanto a chamada
para o ministério, isso pode ser observado no número de pessoas que entram para
o ministério pastoral ou missionário e fracassam e também do número de igrejas
que tem sofrido a ação danosas de falsos pastores ou de pastores que se
enganaram quanto a chamada e trouxeram grandes prejuízos a obra de Deus.
à É preciso ter certeza da chamada de
Deus, antes de se aventurar em tão importante e exigente obra. De fato, a
bíblia a tem como a obra mais excelente, porém a que exigirá a maior
responsabilidade, e que atrairá os maiores perigos.
- UM
DESEJO INTENSO E ABSORVENTE DE REALIZAR A OBRA.
à “Para se constatar um verdadeiro
chamamento para o ministério é preciso que haja:
- Uma
irresistível, incomtrolável, ardente e violenta sede de contar aos outros
o que Deus fez por nossas almas.
- ALLEINE
– Grande conquistador de almas, alguém disse dele:
“ele tinha infinita e insaciável
avidez pela conversão de almas”.
c) Spurgeon disse: “Não entre no
ministério se puder passar sem ele “
– “...A Palavra de Deus deve se um fogo em nossos ossos, do contrário, se
nos aventurarmos ao ministério, seremos infelizes nisso, seremos incapazes de
suportar as diversas formas de abnegação que lhe são próprias, e prestaremos
pouco serviço àqueles aos quais ministramos”
- Este
desejo deve ser resultado de reflexão. à Não deve ser um impulso repentino
e irrefletido;
- Este
deve ser continuo, incondicional – que resista as tentadoras ofertas de
riquezas e vida fácil, as provações e mil armadilhas que o inimigo é capaz
de armar.
- Deve
ser um desejo totalmente desinteressado – Visando só a glória de Deus;
- Deve
ser um desejo imorredouro e crescente– Deve ser de natureza tal que
permaneça conosco apesar de qualquer coisa;
- DEVE
HAVER APTIDÃO PARA ENSINAR E CERTA MEDIDA DE OUTRAS QUALIDADES NECESSÁRIAS
AO OFÍCIO PÚBLICO.
- O ministro só pode segurar-se e
fortificar-se na graça (força) que lhe foi dada na sua chamada e se não tem
essa chamada do alto, não tem em que segurar-se (II Tm 2:1; II Ts 1:7-8)
- Ninguém
deve considerar-se chamado para pregar enquanto não provar que pode falar
em público
- Algumas
pessoas simplesmente não têm o dom de ensinar e de pregar. Pode-se se
melhorar muito estudando homilética para ser um pregador ocasional, mas se
tornar um pregador sem –tem o dom de ensinar e pregar é querer desafiar o
bom senso.
- Há
várias coisas que desabilitam alguém para pregar em público: Falta de voz,
gagueira, voz fina e fanhosa, medo e pavor do público, mente que não
consegue racionar de modo organizado, falta de coragem para dizer a
verdade, etc...
- Sua
personalidade deve ter algumas características indispensáveis:
- Inteligência
e Piedade;
- Maneiras
gentis e qualidade amáveis;
- Coragem
e firmeza;
- Dons
para administrar a obra;
- Deve
ser um conselheiro e pai
- Deve
ter todas as características de I Tm 3:2-7; Tt 1:6-9)
- É
preciso que o aspirante veja realizar-se certo número de conversões sob
seus esforços
à Ou poderá concluir que cometeu um
engano -
- Daí poderá retornar pelo melhor
caminho que encontrar.
- Como um
obreiro cristão comum pode continuar trabalhando em seu ministério que
esteja tendo sucesso ou não;
- Como
ministro não poderá Ter certeza de sua chamada enquanto não puder ver os
frutos de seu trabalho não puder ver os frutos de seu trabalho.
- É
necessário que a sua pregação seja aceitável pelo povo de deus que segue a
sã doutrina
CONCLUSÃO
- O
Pregador Bíblico Vocacionado é :
- É
alguém que tem o chamado
interior da parte do
Espírito Santo e o chamadoou
reconhecimento exterior da
igreja, e que foi devidamente consagrado para proclamar o evangelho; (At
13:2-4);
- Como
Pastor (Administra, Edifica e Equipa o Rebanho):
- Ele é
constituído Bispo(administrador), Presbítero(conselheiro), Pastor (mestre)
pelo Espírito Santo para pastorear a igreja de Deus. (At 20:28; I Pe 5:1-4;
Ef 4:11))
- Ele
tem uma comissão sublime e de alta responsabilidade: Pastorear o rebanho
de Deus (I Pe 5:2)
- Ele é
o guia do rebanho, e o guia
basicamente através da pregação da Palavra (Hb 13:7)
- Ele
vela pelas almasorientando-as e alertando-as pela pregaçãoda Palavra (Hb 13:17)
- Em tem
um alvo: Uma igreja
plenamente madura servindo de todo coração ao Senhor. Como pastor ele
é um dom de Cristo à igreja, cuja missão é equipar (preparar) os santos
para o pleno amadurecimento espiritual e para estarem plenamente
capacitados (equipados) para exercerem o ministério cristão. Ele faz isto
sendo um pastor-mestre, ou seja, um mestre na pregação da Palavra de Deus.
(Ef 4:11-13)
- Como
Missionário (fundador de igrejas) e Evangelista (pregador do evangelho de
tempo integral).
- Ele é
um enviado (não é um autônomo, que se envia a si mesmo)
- Tem um
campo permanente, o "mundo", ou mais especificamente, "cada
criatura"
- Primeiramente
enviado por Cristo (Jo 20:21) - "vos envio"
- Em
segundo lugar pelo Espírito Santo - "enviados..."(At 13:2,3)
- Em
terceiro lugar pela igreja (At 13:2) - "separai-me ..."
- Tem um
plano do qual não pode fugir - "Ser testemunha"- At 1:8
- Deve
começar onde está e ir continuamente avançando a medida que Deus abre as
portas.
- Tem um
alvo: Fundar um igreja missionária que amadureça o suficiente para se
tornar autônoma que cuide de si mesma e que continue por si mesma a obra
missionária de implantar novas igrejas.
Chamada e Vocação! Existe Diferença?
No cumprimento de Seu propósito, Deus
sempre contou com homens e mulheres que se dispuseram a serem usados por Ele,
no entanto, para isso, sempre foi necessário o critério da escolha e do chamado
de Deus.
Um dos grandes privilégios do relacionamento entre Deus e o homem é sem dúvida o fato de ser chamado por Deus para a execução de um trabalho em prol do Seu Reino. Porém, existem condições para que esse ofício seja realizado de forma plena e perfeita, e além de ter a convicção da chamada, o que a recebe de Deus deve saber de fato que significa ser chamado por Deus.
Quando se fala em chamada, também se pensa em vocação, devido o fato de ambos se parecerem ao ponto até mesmo de se confundirem em seus significados, mas afinal, Chamada e Vocação, existe diferença ou não, se existe quais seriam?
Para responder essa questão passemos a analisar o significado dessas palavras, e assim poderemos iniciar uma explicação à luz da Palavra de Deus.
Vocação – Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Português, Vocação é o ato de chamar...; Tendência ou inclinação para um estado, uma profissão etc...; Apelo ao sacerdócio ou à vida religiosa...; aptidão natural; talento; um médico de vocação.
Chamada – Segundo o Dicionário bíblico Vine (CPAD, 2002), o verbo chamar pode ter várias conotações, tais como: Kaleõ – chamar alguém, convidar, convocar; fazendo referência ao convite às pessoas a participarem das bênçãos da redenção (Rm 8.30; eiskaleõ – literalmente chamar para dentro...; metakaleõ – formando meta, implicando mudança..., chamar de um lugar para outro, convocar...; proskaleõ – formado de pros, “para”,... chamada divina em confiar aos homens a pregação do Evangelho ((At 13.2; 16.10).
Com essas definições resumidas já é possível ter uma idéia acerca do assunto, podendo notar que realmente há muitas semelhanças entre os significados da palavra, e que, deixando-as assim a compreensão do tema fica limitado, ou seja, quando alguém falar de vocação dentro desta perspectiva atribuirá à chamada, bem como quando falar de chamada atribuirá à vocação.
Após analisarmos o significado das palavras é indispensável que se analise à luz da Palavra de Deus, pois é dentro dessa realidade (chamada divina) que estamos abordando o assunto.
Observe que Vocação, além de significar em parte o ato de chamar, aponta também para a realidade de tendência, inclinação e talento, sendo assim, analisando dentro da realidade de vida é possível dizer que esta palavra aponta mais para este último significado, dentro do que estamos estudando. Por exemplo, há pessoas que têm vocação para advogados, médicos, e até mesmo no campo da oratória, mas isso não significa que são chamadas por Deus.
Deve-se observar que é verdade o fato de Deus chamar pessoas vocacionadas, e que partindo da vocação serão usadas pelo Espírito de Deus para resultar em benefício para o Reino e a glória de Deus.
A Vocação é um bem que Deus concede à pessoa e que a mesma possui a inclinação para tal, podendo escolher usá-la para o fim que desejar, sendo que Deus em um tempo cobrará essa dádiva.
Ainda sobre a Vocação, a pessoa pode dar indícios já na infância, por exemplo, uma criança pode dizer que deseja ser usada por Deus na Palavra, isso é fruto, provavelmente de uma vocação, aí vai depender dos pais e de quem as cerca para trabalhar nesse sentido, para que então isso possa se tronar uma realidade.
Tendo visto que Vocação é mais uma questão de tendência, talento e inclinação, passemos a analisar à luz da Bíblia o Chamado de alguém.
Se Vocação é pender para um lado, conforme visto acima, Chamado à luz do que expomos no início desse texto é o momento em que Deus chama a pessoa para se desprender a fim de que possa cumprir aquilo que o Senhor deseja.
Explicando de forma mais detalhada, quando analisamos cada explicação que está exposta acima sobre o significado da palavra Chamar, encontramos então o fato de Deus chamar pessoas de um estado atual para um novo estado, e que isso requer da pessoa algumas atitudes, tais como: disposição, desprendimento, coragem, decisão, etc.
Podemos citar um exemplo bíblico dessa realidade, o profeta Isaías, que até o capítulo 6 de seu livro está registrado um tempo em que ele cumpria seu ofício profético, mas que precisou receber de Deus uma chamada específica. Alguns detalhes são necessários serem abordados aqui, vejamos:
- Se Isaías era chamado e vocacionado, por que precisou receber uma nova chamada?
- Por que sabendo que Isaías já profetizava, Deus ainda precisava de alguém para enviar?
- Se Deus precisava de mais profetas chamados, além de Isaías, seria desnecessário chamá-lo, se ele já estava dentro do que Deus desejava!
Além dessas, outras perguntas poderiam ser elaboradas na intenção de entendermos que, o chamado de Deus a Isaías deixa claro que até aquele momento, o profeta, embora usado por Deus, era apenas vocacionado, mas ainda não chamado, pois para que isso ocorresse, ele precisou se desprender de algumas coisas que o impediam de cumprir integralmente o propósito de Deus.
Com isso encerro esse texto dizendo que é possível, a meu ver alguém cumprir um propósito de Deus apenas como vocacionado e não chamado, pois quando Deus chama alguém é para se desprender de tudo e assim usar sua Vocação de forma plena para o Reino de Deus.
Pense comigo e poste sua opinião na opção comentários.
Um dos grandes privilégios do relacionamento entre Deus e o homem é sem dúvida o fato de ser chamado por Deus para a execução de um trabalho em prol do Seu Reino. Porém, existem condições para que esse ofício seja realizado de forma plena e perfeita, e além de ter a convicção da chamada, o que a recebe de Deus deve saber de fato que significa ser chamado por Deus.
Quando se fala em chamada, também se pensa em vocação, devido o fato de ambos se parecerem ao ponto até mesmo de se confundirem em seus significados, mas afinal, Chamada e Vocação, existe diferença ou não, se existe quais seriam?
Para responder essa questão passemos a analisar o significado dessas palavras, e assim poderemos iniciar uma explicação à luz da Palavra de Deus.
Vocação – Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Português, Vocação é o ato de chamar...; Tendência ou inclinação para um estado, uma profissão etc...; Apelo ao sacerdócio ou à vida religiosa...; aptidão natural; talento; um médico de vocação.
Chamada – Segundo o Dicionário bíblico Vine (CPAD, 2002), o verbo chamar pode ter várias conotações, tais como: Kaleõ – chamar alguém, convidar, convocar; fazendo referência ao convite às pessoas a participarem das bênçãos da redenção (Rm 8.30; eiskaleõ – literalmente chamar para dentro...; metakaleõ – formando meta, implicando mudança..., chamar de um lugar para outro, convocar...; proskaleõ – formado de pros, “para”,... chamada divina em confiar aos homens a pregação do Evangelho ((At 13.2; 16.10).
Com essas definições resumidas já é possível ter uma idéia acerca do assunto, podendo notar que realmente há muitas semelhanças entre os significados da palavra, e que, deixando-as assim a compreensão do tema fica limitado, ou seja, quando alguém falar de vocação dentro desta perspectiva atribuirá à chamada, bem como quando falar de chamada atribuirá à vocação.
Após analisarmos o significado das palavras é indispensável que se analise à luz da Palavra de Deus, pois é dentro dessa realidade (chamada divina) que estamos abordando o assunto.
Observe que Vocação, além de significar em parte o ato de chamar, aponta também para a realidade de tendência, inclinação e talento, sendo assim, analisando dentro da realidade de vida é possível dizer que esta palavra aponta mais para este último significado, dentro do que estamos estudando. Por exemplo, há pessoas que têm vocação para advogados, médicos, e até mesmo no campo da oratória, mas isso não significa que são chamadas por Deus.
Deve-se observar que é verdade o fato de Deus chamar pessoas vocacionadas, e que partindo da vocação serão usadas pelo Espírito de Deus para resultar em benefício para o Reino e a glória de Deus.
A Vocação é um bem que Deus concede à pessoa e que a mesma possui a inclinação para tal, podendo escolher usá-la para o fim que desejar, sendo que Deus em um tempo cobrará essa dádiva.
Ainda sobre a Vocação, a pessoa pode dar indícios já na infância, por exemplo, uma criança pode dizer que deseja ser usada por Deus na Palavra, isso é fruto, provavelmente de uma vocação, aí vai depender dos pais e de quem as cerca para trabalhar nesse sentido, para que então isso possa se tronar uma realidade.
Tendo visto que Vocação é mais uma questão de tendência, talento e inclinação, passemos a analisar à luz da Bíblia o Chamado de alguém.
Se Vocação é pender para um lado, conforme visto acima, Chamado à luz do que expomos no início desse texto é o momento em que Deus chama a pessoa para se desprender a fim de que possa cumprir aquilo que o Senhor deseja.
Explicando de forma mais detalhada, quando analisamos cada explicação que está exposta acima sobre o significado da palavra Chamar, encontramos então o fato de Deus chamar pessoas de um estado atual para um novo estado, e que isso requer da pessoa algumas atitudes, tais como: disposição, desprendimento, coragem, decisão, etc.
Podemos citar um exemplo bíblico dessa realidade, o profeta Isaías, que até o capítulo 6 de seu livro está registrado um tempo em que ele cumpria seu ofício profético, mas que precisou receber de Deus uma chamada específica. Alguns detalhes são necessários serem abordados aqui, vejamos:
- Se Isaías era chamado e vocacionado, por que precisou receber uma nova chamada?
- Por que sabendo que Isaías já profetizava, Deus ainda precisava de alguém para enviar?
- Se Deus precisava de mais profetas chamados, além de Isaías, seria desnecessário chamá-lo, se ele já estava dentro do que Deus desejava!
Além dessas, outras perguntas poderiam ser elaboradas na intenção de entendermos que, o chamado de Deus a Isaías deixa claro que até aquele momento, o profeta, embora usado por Deus, era apenas vocacionado, mas ainda não chamado, pois para que isso ocorresse, ele precisou se desprender de algumas coisas que o impediam de cumprir integralmente o propósito de Deus.
Com isso encerro esse texto dizendo que é possível, a meu ver alguém cumprir um propósito de Deus apenas como vocacionado e não chamado, pois quando Deus chama alguém é para se desprender de tudo e assim usar sua Vocação de forma plena para o Reino de Deus.
Pense comigo e poste sua opinião na opção comentários.
Fonte:
http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/ChamadoParaMinisterio-JLaerton.htm
http://eliastorralbo.blogspot.com.br/2010/11/chamda-e-vocacao-existe-diferenca.html
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