O que quer
dizer “Dia do Senhor”?
O Dia do Senhor
"No dia do Senhor fui movido pelo Espírito, e ouvi
atrás de mim uma voz forte, como de trombeta [...]" (Apocalipse 1:10 BJ).
"No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás
de mim uma voz forte, como de trombeta." (Apocalipse 1:10 NVI).
"Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás
de mim, grande voz, como de trombeta." (Apocalipse 1:10 RA).
A expressão "dia do Senhor" presente nos versos acima provém
do grego "Kuriakos hemera". A palavra "kuriakos",
significa: "que pertence ao Senhor"; "concernente ao
Senhor"; "relacionado ao Senhor". E a palavra "hemera",
significa: "dia"(a). Em todo o Novo Testamento, "Kuriakos
hemera", é usado apenas em Apocalipse 1:10.
Entretanto, algumas traduções bíblicas trocam inconsequentemente a
expressão "dia do Senhor" pela palavra "domingo" e
promovem o falso ensino de que o "primeiro dia da semana" foi
mencionado por João ao redigir o livro de Apocalipse. A palavra
"domingo" nunca foi utilizada por qualquer autor da Bíblia, ela é
completamente desconhecida nas Escrituras Sagradas. Então, qual seria o
objetivo de traduzir "Kuriakos hemera" como equivalente a
"domingo"?
A origem da palavra "domingo"
Os dias da semana são definidos de acordo com a cronologia de Gênesis
capítulo 1, e possuem a seguinte ordem: primeiro dia, segundo dia,
terceiro dia, quarto dia, quinto dia, sexto dia e sétimo dia. O último dia da
semana (sétimo dia) Deus o chama de "sabbath" (sábado), os
demais dias semanais não recebem por parte dEle qualquer designação peculiar
e são conhecidos ao longo das Escrituras apenas pela ordem cronológica
originada na criação.
Contudo, com o surgimento da idolatria, o homem passou a atribuir
nomes de astros e de seus ídolos aos dias da semana e, a igreja de Roma com o
intuito de combater a nomenclatura semanal pagã utilizou o latim
litúrgico ou eclesiástico para nomeá-los. Então, os dias da
semana passaram a ser conhecidos também como: "prima feria",
"secunda feria", "tertia feria", "quarta
feria", "quinta feria", "sexta feria"
e, "sabbatum".1 Posteriormente essa igreja,
sem autorização da Bíblia, intitulou "prima feria" (que
refere-se ao primeiro dia da semana) como sendo "dies Dominicus",
que em latim significa "dia do Senhor".2 Lembrando
que os textos bíblicos foram escritos em hebraico, aramaico e grego, não
consta absolutamente nada em latim.
Consequentemente, as diversas línguas originadas do latim e,
influenciadas pelo latim eclesiástico, tiveram a expressão "dies
Dominicus" como referência ao "primeiro dia da semana". E
isso ocorreu com a língua portuguesa que, além de ter sido persuadida por
essa artimanha, possui a palavra "domingo" (primeiro dia da semana)
derivada de "dominicus". Assim, a igreja de Roma disseminou
também por este meio o falso ensino de que o domingo seria o "dia do
Senhor".
O "dia do Senhor" na Bíblia
No Velho Testamento a expressão "dia do Senhor" é escrita de
duas formas: "Yhovah yowm" e "Adonay yowm",
enquanto no Novo Testamento ela é representada por "Kurios hemera",
exceto em Apocalipse 1:10 onde se tem "Kuriakos hemera".
Ao todo, a expressão "dia do Senhor" surgi 27 vezes, e está
distribuída em 25 versos, destes, 23 apresentam-na com sendo
o: "dia do ajuste de contas com Deus", "dia do juízo
final", "dia do julgamento", "dia do retorno de
Jesus". E esses 23 versos são:
Isaías 2:12; Isaías 13:6; Isaías 13:9; Jeremias 46:10; Ezequiel
13:5; Ezequiel 30:3; Joel 1:15; Joel 2:1; Joel 2:11; Joel
2:31; Joel 3:14; Amós 5:18; Amós 5:20; Obadias 1:15; Sofonias
1:7; Sofonias 1:14; Zacarias 14:1; Malaquias 4:5; Atos
2:20; I Coríntios 5:5; I Tessalonicenses 5:2; II
Tessalonicenses 2:2; II Pedro 3:10.
E os dois versos que não tratam a expressão "dia do
Senhor" como sendo o "dia da volta de Jesus", ou, "dia do
juízo de Deus" são:
1.
"Se desviares o pé de profanar o sábado e de
cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso
e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus
caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras
vãs [...]" (Isaías 58:13-14 RA).
2.
"Achei-me em espírito, no dia do Senhor,
e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta." (Apocalipse
1:10 RA).
Portanto, o dia mencionado em Apocalipse 1:10 é esclarecido
em Isaías 58:13, onde Deus pessoalmente diz que o Seu santosábado,
instituído no sétimo dia da semana, é o "dia do Senhor".
E eis os motivos para tal designação:
"No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse
dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e osantificou,
porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação." (Gênesis
2:2-3 NVI).
"Mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus.
[...] Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que
neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o
sétimo dia e o santificou." (Êxodo 20:10-11 NVI).
Considerações Finais
Alguns interpretam o "dia do Senhor" de Apocalipse 1:10 como
sendo o "dia do juízo final", após comparar o seu trecho: "uma
voz forte, como de trombeta", com o trecho de I Tessalonicenses
4:16 que diz: "voz do Arcanjo acompanhada pelo som de
trombeta". Porém, uma análise cuidadosa revela que Apocalipse 1:10 descreve
uma voz de intensidade semelhante ao som de uma
trombeta (cf. Isaías 58:1), e não uma voz seguida ao som desse
instrumento (como narrado em I Tessalonicenses 4:16). A voz mencionada
em Apocalipse 1:10 era de Jesus vinda do santuário celestial, que
na ocasião transmitia eventos proféticos a João, e isso difere do cenário de
Sua segunda vinda relatado em I Tessalonicenses 4:16-17. O texto de Apocalipse
4:1 também auxilia nesta questão ao mencionar o aspecto da voz
de Jesus:
"Depois dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta
aberta no céu. A voz que eu tinha ouvido no princípio, falando comigo como
trombeta, disse: 'Suba para cá, e lhe mostrarei o que deve acontecer depois
dessas coisas'. Imediatamente me vi tomado pelo Espírito, e diante de mim
estava um trono no céu e nele estava assentado Alguém." (NVI).
Mas, independentemente desta análise paralela, é fato comprovado que Apocalipse
1:10 não refere-se ao "primeiro dia da semana". A afirmativa
de que, o "dia do Senhor" no verso em pauta aluda ao
"domingo", está fundamentada na presunção e desonestidade. E
aqueles que proporcionam esta deturpação, conscientemente, terão que se
explicar no "dia do ajuste de contas com Deus" (Apocalipse 22:18-19).
a. Dependendo do contexto a palavra "hemera" pode
significar: o período de tempo formado por "um dia" e
"uma noite", que juntos totalizam "um dia"
natural; o intervalo de tempo entre o nascer e o pôr do sol; ou, o dia em que
Jesus retornará pela segunda vez.
1. BASTOS, N. B. (2004). Língua Portuguesa em Calidoscópio,
São Paulo: Educ, p. 21-22.
2. The New
Schaff-Herzog Encyclopedia of Religious Knowledge, vol. XI, p. 147b; (art.: Sunday, sec. 3).
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De Isaías ao Apocalipse,
a frase “dia do Senhor” aparece em 25 versículos, e expressões semelhantes
surgem em vários outros. A linguagem bíblica, freqüentemente citando “o dia do
Senhor”, é facilmente interpretada como se falasse de um só dia, talvez o dia
final quando o Senhor voltará para julgar todas as pessoas. Mas o assunto não é
tão simples assim. Esta pergunta serve para ilustrar bem uma regra fundamental
de estudo bíblico: é necessário examinar palavras e frases em seus contextos.
Considerando as citações
bíblicas sobre o “dia do Senhor”, podemos ver que a mesma frase têm, pelo
menos, quatro significados diferentes. Em cada caso, discernimos o sentido no
contexto. Vamos examinar exemplos destes significados.
Um dia de julgamento de
pessoas, cidades, povos ou nações. Este é o sentido mais comum, especialmente
nas profecias do Velho Testamento. Isaías falou desta maneira do castigo da
Babilônia (Isaías 13:6,9). Jeremias descreveu o castigo do Egito como “o Dia do Senhor. . . dia de vingança
contra os seus adversários”(Jeremias
46:10). Seu contemporâneo, Ezequiel, também usou a mesma linguagem ao falar
sobre o castigo do Egito (Ezequiel 30:3) e o de Jerusalém (Ezequiel 13:5; veja
Sofonias 1:7,14). Joel usa esta frase para falar do castigo do povo judeu (Joel
1:15; 2:1) e do julgamento de várias nações (Joel 3:14; veja Obadias 15).
Uma referência ao
cumprimento do plano de Deus por meio de Jesus Cristo em sua primeira vinda
(Joel 2:31; Malaquias 4:5; Atos 2:20).
O dia final, quando
Jesus voltará e chamará todos ao julgamento (1 Tessalonicenses 5:2; 2 Pedro
3:10).
O dia santificado para o
louvor do Senhor. Entre os israelitas do Antigo Testamento, foi o dia do
sábado, quando lembraram do descanso de Deus da obra da criação (Isaías 58:13).
Para os cristãos na Nova Aliança, é o primeiro dia da semana, quando lembramos
da obra de Jesus, morrendo na cruz e sendo ressuscitado no primeiro dia para
nos mostrar-nos o caminho à vida eterna (Apocalipse 1:10; veja Lucas 24:1; Atos
20:7; 1 Coríntios 16:2).
O dia do Senhor
representa duas opções e dois destinos. É dia de destruição e de salvação. O
mesmo dia que trouxe castigo aos opressores livrou os oprimidos. O mesmo dia
que trouxe salvação aos que receberam a palavra condenou os desobedientes. O
mesmo dia que marcará a entrada no céu para alguns será o começo do castigo
eterno para outros (Mateus 25:46). E o mesmo dia em que os cristãos comemoram o
sofrimento de Jesus na cruz é ocasião de escândalo e loucura para outros (1
Coríntios 1:23-25).
O Dia do Senhor:
salvação ou condenação? A decisão é nossa!
Pergunta: "O que é o dia do Senhor?"
Resposta:A frase “dia do Senhor” geralmente identifica eventos que acontecem no final da história (Isaías 7:18-25) e é frequentemente associado com a frase “aquele dia”. Um ponto chave para entender essas frases é perceber que elas sempre identificam um período de tempo no qual Deus vai pessoalmente intervir na história, diretamente ou indiretamente, para cumprir um aspecto específico de Seu plano.
A maioria das pessoas associam “o dia do Senhor” com um período de tempo ou dia especial que vai acontecer no fim dos tempos quando a vontade e propósito de Deus para o Seu mundo e para a humanidade vão ser cumpridos. Alguns estudiosos acreditam que “o dia do Senhor” vai ser um período de tempo longo, ao invés de apenas um dia – um período de tempo quando Cristo vai reinar por todo o mundo antes de purificar o céu e a terra em preparação para o estado eterno de toda a humanidade. No entanto, outros estudiosos acreditam que o dia do Senhor vai ser um evento instantâneo quando Cristo retorna à terra para redimir Seus seguidores fiéis e para mandar os incrédulos para condenação eterna.
A frase “o dia do Senhor” é usada dezenove vezes no Velho Testamento (Isaías 2:12; 13:6, 9; Ezequiel 13:5, 30:3; Joel 1:15, 2:1,11,31; 3:14; Amós 5:18,20; Obadias 15; Sofonias 1:7,14; Zacarias 14:1; Malaquias 4:5) e quatro vezes no Novo Testamento (Atos 2:20; 2 Tessalonicenses 2:2; 2 Pedro 3:10). O Novo Testamento também alude a tal frase em outras passagens (Apocalipse 6:17; 16:14).
As passagens do Velho Testamento que lidam com o dia do Senhor geralmente transmitem um sentido de iminência, proximidade e expectativa: “Uivai, pois está perto o Dia do SENHOR” (Isaías 13:6); “Porque está perto o dia, sim, está perto o Dia do SENHOR” (Ezequiel 30:3); “Ah! Que dia! Porque o Dia do SENHOR está perto” (Joel 1:15); “Tocai a trombeta em Sião e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o Dia do SENHOR vem, já está próximo” (Joel 2:1); “Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do SENHOR está perto, no vale da Decisão” (Joel 3:14); “Porque o Dia do SENHOR está prestes a vir sobre todas as nações” (Obadias 15); “Cala-te diante do SENHOR Deus, porque o Dia do SENHOR está perto” (Sofonias 1:7); “Está perto o grande Dia do SENHOR; está perto e muito se apressa” (Sofonias 1:14). Isso é porque as passagens do “dia do Senhor” no Velho Testamento se referem a um cumprimento próximo e distante, assim como muitas das profecias do Velho Testamento. Há exemplos no Velho Testamento onde o “dia do Senhor” é usado para descrever julgamentos históricos que já foram cumpridos em pelo menos uma forma (Isaías 13:6-22; Ezequiel 30:2-19; Joel 1:15; 3:14; Amós 5:18-20; Sofonias 1:14-18), enquanto outras vezes se refere a julgamentos divinos que vão acontecer no fim dos tempos (Joel 2:30-32; Zacarias 14:1; Malaquias 4:1,5).
O Novo Testamento chama esse dia de um dia de “ira”, uma dia de “batalha,” e o “grande Dia do Deus Todo-Poderoso” (Apocalipse 16:14); e se refere a um cumprimento ainda futuro quando a ira de Deus é derramada sobre incrédula Israel (Isaías 22: Jeremias 30:1-17; Joel 1-2; Amós 5; Sofonias 1) e o mundo incrédulo (Ezequiel 38–39; Zacarias 14). As Escrituras indicam que o “dia do Senhor” vai vir rapidamente, como um ladrão na noite (Sofonias 1:14-15; 2 Tessalonicenses 2:2) e, portanto, nós como Cristãos devemos estar vigilantes e prontos para a vinda de Cristo a qualquer momento.
Além de ser um tempo de julgamento, também vai ser um tempo de salvação, pois Deus vai livrar o restante de Israel, cumprindo Sua promessa de que “todo o Israel será salvo” (Romanos 11:26), perdoando-lhes de seus pecados e restaurando o Seu povo escolhido à terra prometida a Abraão (Isaías 10:27; Jeremias 30:19-31,40; Miquéias 4; Zacarias 13). O resultado final do dia do Senhor vai ser que “a arrogância do homem será humilhada, e a sua altivez se abaterá, e só o SENHOR será exaltado naquele dia” (Isaías 2:17). O cumprimento final das profecias sobre o “dia do Senhor” vai vir no final da história quando Deus vai punir o mal com seu poder impressionante e cumprir todas as Suas promessas.
Resposta:A frase “dia do Senhor” geralmente identifica eventos que acontecem no final da história (Isaías 7:18-25) e é frequentemente associado com a frase “aquele dia”. Um ponto chave para entender essas frases é perceber que elas sempre identificam um período de tempo no qual Deus vai pessoalmente intervir na história, diretamente ou indiretamente, para cumprir um aspecto específico de Seu plano.
A maioria das pessoas associam “o dia do Senhor” com um período de tempo ou dia especial que vai acontecer no fim dos tempos quando a vontade e propósito de Deus para o Seu mundo e para a humanidade vão ser cumpridos. Alguns estudiosos acreditam que “o dia do Senhor” vai ser um período de tempo longo, ao invés de apenas um dia – um período de tempo quando Cristo vai reinar por todo o mundo antes de purificar o céu e a terra em preparação para o estado eterno de toda a humanidade. No entanto, outros estudiosos acreditam que o dia do Senhor vai ser um evento instantâneo quando Cristo retorna à terra para redimir Seus seguidores fiéis e para mandar os incrédulos para condenação eterna.
A frase “o dia do Senhor” é usada dezenove vezes no Velho Testamento (Isaías 2:12; 13:6, 9; Ezequiel 13:5, 30:3; Joel 1:15, 2:1,11,31; 3:14; Amós 5:18,20; Obadias 15; Sofonias 1:7,14; Zacarias 14:1; Malaquias 4:5) e quatro vezes no Novo Testamento (Atos 2:20; 2 Tessalonicenses 2:2; 2 Pedro 3:10). O Novo Testamento também alude a tal frase em outras passagens (Apocalipse 6:17; 16:14).
As passagens do Velho Testamento que lidam com o dia do Senhor geralmente transmitem um sentido de iminência, proximidade e expectativa: “Uivai, pois está perto o Dia do SENHOR” (Isaías 13:6); “Porque está perto o dia, sim, está perto o Dia do SENHOR” (Ezequiel 30:3); “Ah! Que dia! Porque o Dia do SENHOR está perto” (Joel 1:15); “Tocai a trombeta em Sião e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o Dia do SENHOR vem, já está próximo” (Joel 2:1); “Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do SENHOR está perto, no vale da Decisão” (Joel 3:14); “Porque o Dia do SENHOR está prestes a vir sobre todas as nações” (Obadias 15); “Cala-te diante do SENHOR Deus, porque o Dia do SENHOR está perto” (Sofonias 1:7); “Está perto o grande Dia do SENHOR; está perto e muito se apressa” (Sofonias 1:14). Isso é porque as passagens do “dia do Senhor” no Velho Testamento se referem a um cumprimento próximo e distante, assim como muitas das profecias do Velho Testamento. Há exemplos no Velho Testamento onde o “dia do Senhor” é usado para descrever julgamentos históricos que já foram cumpridos em pelo menos uma forma (Isaías 13:6-22; Ezequiel 30:2-19; Joel 1:15; 3:14; Amós 5:18-20; Sofonias 1:14-18), enquanto outras vezes se refere a julgamentos divinos que vão acontecer no fim dos tempos (Joel 2:30-32; Zacarias 14:1; Malaquias 4:1,5).
O Novo Testamento chama esse dia de um dia de “ira”, uma dia de “batalha,” e o “grande Dia do Deus Todo-Poderoso” (Apocalipse 16:14); e se refere a um cumprimento ainda futuro quando a ira de Deus é derramada sobre incrédula Israel (Isaías 22: Jeremias 30:1-17; Joel 1-2; Amós 5; Sofonias 1) e o mundo incrédulo (Ezequiel 38–39; Zacarias 14). As Escrituras indicam que o “dia do Senhor” vai vir rapidamente, como um ladrão na noite (Sofonias 1:14-15; 2 Tessalonicenses 2:2) e, portanto, nós como Cristãos devemos estar vigilantes e prontos para a vinda de Cristo a qualquer momento.
Além de ser um tempo de julgamento, também vai ser um tempo de salvação, pois Deus vai livrar o restante de Israel, cumprindo Sua promessa de que “todo o Israel será salvo” (Romanos 11:26), perdoando-lhes de seus pecados e restaurando o Seu povo escolhido à terra prometida a Abraão (Isaías 10:27; Jeremias 30:19-31,40; Miquéias 4; Zacarias 13). O resultado final do dia do Senhor vai ser que “a arrogância do homem será humilhada, e a sua altivez se abaterá, e só o SENHOR será exaltado naquele dia” (Isaías 2:17). O cumprimento final das profecias sobre o “dia do Senhor” vai vir no final da história quando Deus vai punir o mal com seu poder impressionante e cumprir todas as Suas promessas.
Fonte:
https://albabloechliger.wordpress.com/2010/09/17/o-que-quer-dizer-dia-do-senhor/
http://www.gotquestions.org/Portugues/dia-do-Senhor.html
https://sites.google.com/site/iasdonline/home/reparador/1apocalipse10
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