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O SIGNIFICADO
DO “AMÉM”
A palavra “Amém” é uma transliteração da palavra
hebraica “amen” que em suas diversas formas verbais, pode
significar: sustentar, apoiar, ser leal, ou firme, estar seguro, e por fé em
algo. A partícula cognata “amém” geralmente é traduzida por
“verdadeiramente[1](Lc.
4:25; 9:27; 12:44; 21:3), certamente (Ap.1:7; 2Co.1:20 e assim seja (imperativo)
ou assim diga o Senhor (1Rs.1:36) ou ainda assim faça o Senhor (Jr.28:6).
O USO DO “AMÉM” NO ANTIGO
TESTAMENTO
- A
primeira coisa que devemos entender é que no VT o “amém” tem uso limitado
e é encontrada apenas em 30 passagens
(sozinha 25 - isto porque 5 vezes ele vem acompanhada);
- A
segunda coisa que devemos compreender é que esta expressão é usada:
a) 16 vezes como aceitação de uma expressão de
maldição (Nm.5:22; Dt.27:15-26; Ne.5:13; Jr.11:5); aonde os sacerdotes
pronunciaram uma formula de maldição em nome do Senhor e depois as pessoas
envolvidas aceitaram as conseqüência com a palavra amém;
b) 10 vezes como uma expressão de louvor ao
Senhor, aonde a palavra amém é usada depois de uma formula baruch (louvor) pela
pessoa que pronunciava a formula (Sl.41:13;72:19;89:52) e bem como por todos os
que a ouviam (Sl.106:48; 1Cr.16:36: Ne.8:6);
c) 2 vezes como concordância daquilo que foi
dito (Jr.28:6; 1Rs.1:36)
d) e uma vez como um atributo de Deus
(Is.65:16)
- A
terceira coisa que devemos entender é que no Velho Testamento:
a) o “amém” nunca é usado para aceitar uma
bênção
b) o “amém” nunca é usado para encerrar uma
oração
O USO DO “AMÉM” NO NOVO TESTAMENTO
- A primeira coisa que devemos entender é
que segundo a estatística de Nestle/ Land, a apalavra “amém” no NT é usada 129 vezes. Noventa vezes, ela foi usada pelo
próprio Jesus e freqüentemente Jesus começa uma sentença com o “Amém”e
a usa para dar ênfase ao que estava dizendo. Exemplo: em verdade, em
verdade vos digo;
- A
segunda coisa é que a expressão “Amém” é sempre usada simultaneamente com
uma expressão de louvor ou
afirmação de louvor e freqüentemente este amém é no final da expressão de
louvor pela pessoa que expressa ( Rm.1:25;9:5;11:36; 16:27; Gl.1:5;
Ef.3:21 ) e bem como por aqueles presentes que o ouvia ( 1Co.14:16;
Ap.5:14; 7:12;19:4); portanto, o uso aqui é para concordância, onde um
fala e os outros concordam(veja também apc. 22:20).
- A terceira coisa que devemos
entender é que a apalavra “amém” no NT, também é usado como um
título para Jesus em
Apc. 3:14 ou como um atributo de Deus.
- A
quarta coisa que devemos compreender é que no NT o amém é usado para
confirmação de uma formula de bênção.
Ou seja, uma formula de benção ou saudação é freqüentemente confirmada com
um amém no final pela pessoa que está dando a benção (Rm.15:33; Gl.6:18).
- Diante
de tudo isso podemos conclui dizendo o seguinte:
1) Podemos usar o amém de modo apropriado quando colocamos ao
final de orações ou durante elas, para expressar a nossa concordância;
2) Nunca a amém é usado para pergunta e sim
para afirmação ou concordância, apoiar;
3) Nenhum dirigente pode usá-lo como um
provocador de reações por partes dos fieis a dar uma resposta positiva ao que
foi dito;
4) Não podemos seguir as práticas
litúrgicas das igrejas da moda, mas devemos seguir e adotar a maneira Bíblica
de adorar a Deus que é espontaneamente e nunca forçado. Jesus disse: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de
Deus (Mateus
22:29).
Que Deus em Cristo nos abençoe e nos ajude
a fazermos bom uso das escrituras.
Em Nome de Jesus. Amém!
TEOLOGIA DO AMÉM
Vivemos numa época marcada pelo secularismo e liberalismo,
caracterizando a pós-modernidade; época esta de muitos desafios à fé cristã.
Momento este em que as palavras parecem perder seu real valor. Tempos onde
existe uma inversão de valores; confunde-se vocação com profissionalismo,
emocionalismo com poder de Deus e crescimento com aprovação de Deus.
Infelizmente, tais pensamentos têm
chegado até mesmo em nossos arraiais eclesiásticos. Temos visto muitas vezes
pessoas proferirem a palavra amém sem saber realmente seu significado e suas
implicações. Às vezes em um testemunho ou ate mesmo durante as pregações vemos
as pessoas dizendo amém no momento não apropriado. Observando estes
acontecimentos faz-se jus resgatarmos o valor desta palavra que é de suma
importância para uma vida piedosa com Deus.
Na Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia de
Champlin, observamos o seguinte conceito: Amém é uma palavra de origem
hebraica, cujo significado é “verdadeiro, digno de confiança, ser estabelecido,
ser fiel, estar firme”. O Dicionário da Língua Portuguesa apresenta a seguinte
definição: Amém é uma palavra de ordem litúrgica que indica perfeita
concordância com um artigo de fé.
Ao examinamos o uso da palavra amém no Antigo Testamento, descobrimos
que o termo é usado basicamente de três maneiras. Um dos usos é a forma pela
qual as pessoas “confirmam a validade de um juramento e declaram-se dispostos
para enfrentar suas conseqüências”. Um dos exemplos são os doze juramentos de
Dt 27:15-26. Neste texto, o povo está dizendo sim para Deus concordando com
a bênção ou maldição que seriam lançadas ao povo de acordo com seu viver
cotidiano em observância à suas leis.
Um segundo sentido para a palavra amém está no contexto de louvor. Nos
salmos as palavras amém foram usadas nas doxologias que concluem cada um dos
primeiros hinos. Três delas usam o duplo amém. Vejamos: “Louvado seja o Senhor,
o Deus de Israel, de eternidade a eternidade! Amém, amém”( Sl 41:13); “Bendito
seja o seu glorioso nome para sempre; encha-se toda a terra de sua glória. Amém
e amém” (Sl 72:19); “ Bendito seja o Senhor para a sempre! Amém e amém” (Sl
89:52). Em todas estas passagens as palavras Amém estão corroborando as
verdades contidas nos versos. Quando Israel cantava estes cânticos, sempre
enfatizavam a palavra amém. Em terceiro lugar pode ser usado para exprimir
aquiescência à oração feita por outrem (I Rs 1:36).
No Novo Testamento é empregado um vocábulo grego para indicar algo
asseverativo como: “verdadeiramente, assim seja ou na verdade”. O uso mais
esperado da palavra amém aparece na conclusão da maravilhosa doxologia de Paulo
sobre a sabedoria de Deus em Rm 11:33-36: “... a Ele, pois, a glória
eternamente. Amém!”. Novamente vemos a palavra amém reforçando todo o
pensamento de Paulo em seu hino de louvor.
Esta palavra foi proferida por Jesus nos Evangelhos cerca de 54 vezes,
só no Evangelho de João aparece 25 vezes.
Encontramos também a palavra amém de maneira proeminente no livro de
Apocalipse. O amém é usado em passagens que concedem forte confirmação á
verdade da volta do Senhor (1:7; 22:20); em contextos de louvor (1:6); e em
passagens de adoração exuberante (5:14; 19:4). Em uma situação, o amém é usado
como título do nosso Senhor Jesus em sua carta para a Igreja de Laodicéia:
“Assim diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de
Deus”. Quando Jesus se apresenta como o Amém, Ele mostra a validade da mensagem
cristã, a validade do pacto de Deus com os homens e a sua fidelidade ás
promessas. Ele estava dizendo: “Assim diz aquele que É e será”.
Robert G. Rayburn nos fornece a seguinte síntese: “Dizer amém para Deus
implica uma submissão para aceitar a vontade de Deus e comprometer-se com o
propósito dEle. Dizer amém, significa que estamos nos colocando a disposição de
Deus como oferta máxima a Ele dedicada”.
Agora que conhecemos algumas implicações desta
palavra, é de nossa responsabilidade assumirmos uma postura de adoradores
conscientes diante de Deus. Não nos esqueçamos que na realidade, dizer amém é
dizer sim para Deus e aceitarmos a sua vontade em nossas vidas. Deus espera de
nós um culto racional (Rm 12); uma entrega consciente e um coração voluntário
que venha contribuir para a expansão de seu Reino.
Glória Somente a Deus. . .
Fonte:
https://sites.google.com/site/ipbprom2/analisandoexpressaoamem
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