Deus se arrepende?
Deus nunca se
arrepende: Nm 23:19, I Sm 15:29, Ez 24:14, Ml 3:6
Deus se arrepende: Gn 6:6, Ex 32:14, Dt 32:36, I Sm 15:11, 15:35, II Sm 24:16, I Cr 21:15, Is 38:1-5, Jr 15:6, 18:8, 26:3, 26:13, 26:19, 42:10, Am 7:3, 7:6, Jn 3:10" |
Descontradizendo
Segundo o Novo
Dicionário da Bíblia da editora Vida Nova
“Os vocábulos “arrepender-se” e “arrependimento” são raramente usados no Antigo Testamento com referência aos homens. Como traduções da raiz hebraica nãham (םחניו), essas palavras são mais freqüentemente aplicadas a Deus”. No hebraico, quando a palavra arrependimento está relacionada ao homem é shübh (בשיו) e a Deus é nãham (םחניו). Shübh = Está sempre aplicada ao pecado, ao erro, ao remorso. Ou seja, o homem reconhece o seu erro e se arrepende do que fez. Nãham = Está ligada a relação de Deus para com o homem. Por exemplo: Deus diz que vai destruir o homem se ele não se arrepender. Porém, o homem se arrepende. Então a Bíblia diz que Deus se arrependeu do que disse. Ou seja, Deus não destruiu o homem porque este se arrependeu. O arrependimento aqui não está dizendo no sentido como se Deus reconhecesse o seu erro e se arrepende. E sim, que Deus não mais destruiria o homem. Ou seja, a sua atitude de destruir o homem foi anulada pelo arrependimento deste. Quando os textos acima dizem que Deus não se arrepende está dizendo que a sua atitude para com o pecado não mudará sem o arrependimento do ser humano. E quando Ele “se arrepende” está dizendo que a sua atitude é de não mais fazer o que faria sem o arrependimento do homem. |
Um exemplo
Estas linguagens
humanas que freqüentemente encontramos na Bíblia para expressar o que Deus
disse fazem parte do limitar-se de Deus para que haja uma comunicação
Divina-Humana entendível.
Deus não se comunica ou se relaciona conosco baseando-se na sua onisciência. Um exemplo: Digamos que eu saiba de tudo, que eu seja uma pessoa onisciente. Como vocês acham que eu deveria me relacionar com meu filho se ele não é onisciente? Um dia eu chego para ele e digo: " - Filho! Eu sou um homem que nunca me arrependo do que digo! E se você fizer tal coisa um dia, você será punido". E digamos que o menino vai e faça justamente o que eu disse para não fazê-lo. Porém, ele se arrepende e chega até mim e diz: "- Pai! Lembra que o Senhor disse que não era para eu fazer aquilo?". "- Lembro!" - lhe respondo. "- Pois é, eu fiz papai. Porém, estou muito arrependido". Então eu lhe respondo: "Ok filho, se você se arrependeu, eu não punirei você!" Porém, os ateus desejam que meu filho reaja assim: "Não pai! O senhor tem que me punir porque você não pode se arrepender (mudar a ação) do que disse". Eu lhe responderia: "- Filho o que eu quiz dizer, é que não me arrependo (mudo minha ação) se você não se arrepender. Porque caso você não tivesse se arrependido, eu certamente o puniria pelo teu erro". Observação: Sem o uso de linguagem humana, tudo isto que disse acima perderia o sentido.
Por exemplo: Digamos
que eu chegasse e falasse assim com ele: "- Eu jamais me arrependo. Vou
destruir aquele povo".
Porém, o povo se arrepende. E ainda assim digo: "- Não importa, quando eu disse o que disse, eu já sabia que eles iam se arrepender e isso não importa. O que importa é que eu disse que os destruiria e eu nunca me arrependo do que digo". |
Deus se arrepende?
Deus não se arrepende.
Números 3:19
Deus não é homem para que minta, nem filho de um homem
para que se arrependa.
1 Samuel 15:29
A Força de Israel não mente nem se arrepende, pois ele não é
um homem, para que se arrependa.
A Força de Israel não mente nem se arrepende, pois ele não é
um homem, para que se arrependa.
Ezequiel 24:14
Eu, o Senhor falou: ela deve vir a passar, e eu vou
fazê-lo, eu não vou voltar, nem me pouparei nem eu
arrepender.
Eu, o Senhor falou: ela deve vir a passar, e eu vou
fazê-lo, eu não vou voltar, nem me pouparei nem eu
arrepender.
Malaquias 3:6
Porque eu sou o Senhor, não mudo.
Porque eu sou o Senhor, não mudo.
Tiago 1:17
Com quem não há mudança, nem sombra de variação.
se arrepende Deus.
Gênesis 6:6
Então arrependeu-se o Senhor que ele tinha feito o homem na
terra, e pesou-lhe em seu coração.
Com quem não há mudança, nem sombra de variação.
se arrepende Deus.
Gênesis 6:6
Então arrependeu-se o Senhor que ele tinha feito o homem na
terra, e pesou-lhe em seu coração.
Êxodo 32:14
E o Senhor se arrependeu do mal que ele pensou
fazer ao seu povo.
E o Senhor se arrependeu do mal que ele pensou
fazer ao seu povo.
Deuteronômio 32:36
Pois o Senhor julgará o seu povo, e se arrepender
a si mesmo por seus servos.
Pois o Senhor julgará o seu povo, e se arrepender
a si mesmo por seus servos.
1 Samuel 15:11
Arrependo-me [Deus] que eu tenha posto a Saul para ser
rei.
Arrependo-me [Deus] que eu tenha posto a Saul para ser
rei.
1 Samuel 15:35
O Senhor arrependeu-se que tinha feito Saul rei sobre
Israel.
O Senhor arrependeu-se que tinha feito Saul rei sobre
Israel.
2 Samuel 24:16
O Senhor se arrependeu do mal, e disse ao anjo
que destruiu o povo, é o suficiente: Fique agora a tua mão.
O Senhor se arrependeu do mal, e disse ao anjo
que destruiu o povo, é o suficiente: Fique agora a tua mão.
1 Crônicas 21:15
O Senhor viu, e ele se arrependeu do mal, e
disse ao anjo que destruiu, é o suficiente, ficar agora os teus
mão.
O Senhor viu, e ele se arrependeu do mal, e
disse ao anjo que destruiu, é o suficiente, ficar agora os teus
mão.
Isaías 38:1-5
Naqueles dias Ezequias adoeceu e esteve à morte. E Isaías ... disse-lhe: Assim diz o SENHOR, teu Set
casa em ordem: para morrerás, e não ao vivo. Assim diz o SENHOR ... Ouvi a tua
oração, e vi as tuas lágrimas: eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos.
Naqueles dias Ezequias adoeceu e esteve à morte. E Isaías ... disse-lhe: Assim diz o SENHOR, teu Set
casa em ordem: para morrerás, e não ao vivo. Assim diz o SENHOR ... Ouvi a tua
oração, e vi as tuas lágrimas: eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos.
Jeremias 15:6
Eu [Deus] estou cansado de se arrepender.
Eu [Deus] estou cansado de se arrepender.
Jeremaih 18:8
Eu [Deus] vai se arrepender do mal que pensava fazer
a eles.
Eu [Deus] vai se arrepender do mal que pensava fazer
a eles.
Jeremaih 26:3
Que eu [Deus] me arrependa do mal que intento
Que eu [Deus] me arrependa do mal que intento
Leia mais em: Contradições Bíblicas - Deus se arrepende?
O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO “DEUS SE
ARREPENDEU”?
O que vimos até aqui certamente nos demonstra que apesar de Deus ser
Imutável isso não significa que Ele é um ser imóvel ou impassível. Então,
diante da realidade bíblica a respeito de Deus, como podemos entender que Deus
se arrependeu?
Os que defendem a completa imobilidade de Deus dirão que esse é o caso
da adaptação da linguagem adaptando os infindos caminhos de Deus aos finitos
caminhos dos homens. Já os que defendem a completa imanência de Deus dirão que
aqui temos clara evidência de que Deus muda. Entretanto, gostaria de propor uma
idéia alternativa para a visão do arrependimento divino, que não exclui a idéia
da adaptação da linguagem, mas que rejeita a idéia da susceptividade de Deus à
mudança.
A grande maioria dos teólogos tradicionais defende que aqui ocorre um
recurso didático chamado antropopatia, que nada mais é do que atribuir
sentimentos humanos a Deus. Isso é similar ao antropomorfismo, que atribui
formas humanas ao Ser divino, como as mãos de Deus, os olhos do Senhor,
entretanto, tal recurso fala da aplicação de sentimentos humanos a Deus. Mesmo
Calvino viu o arrependimento divino desse modo e afirmou:
“O mesmo significado pelas outras
formas de expressão pela qual Deus é descrito humanamente a nós. Porque nossa
insuficiência não pode alcançar a excelsitude dele, qualquer descrição que nós
recebemos dele deve ser abaixada a nossa capacidade para ser inteligível[10]”
Calvino rejeitava abertamente a idéia de que Deus
tem sentimentos e emoções e o apresentava como “incapaz de todo sentimento
de perturbação” e, “portanto, quando nós
ouvimos que aquele Deus está Irado, nós não devemos imaginar que há alguma
emoção nele, mas deve-se considerar o modo de fala acomodado a nosso modo de
sentir[11]”. É por isso que em seu comentário de Gênesis ele
afirme:
“O arrependimento que aqui é
atribuído a Deus, não pertencem a ele, mas tem é referido aqui para a nossa
compreensão dele. Como não podemos compreender como ele é, é necessário que,
para o nosso bem Ele seja em certo sentido, transformar-se. Que o
arrependimento não pode ter lugar em Deus, facilmente surge a partir da
consideração de que nada acontece, é por Ele inesperado ou imprevisto. O mesmo
raciocínio e observação, aplica-se o que se segue, que Deus foi afetada com
pesar. Certamente Deus não depressivo ou triste, mas permanece para sempre como
ele em seu repouso celestial e feliz: ainda, porque não poderiam ser conhecidos
quão grande é o ódio de Deus e ódio do pecado, pois o Espírito acomoda-se à
nossa capacidade[12]”
Entretanto, Deus fez questão de usar a linguagem como modo de
comunicação de seus planos e usou homens para transcrevê-lo fielmente. Ele
também usou Seu Santo Espírito para superintender os seres humanos em pleno uso
de suas faculdades mentais para transcrever do melhor modo o que intencionou
transmitir. Por isso tendo a crer que essa palavra é a melhor palavra hebraica
para descrever o que acontece nesse texto, pois foi assim inspirada por Deus
debaixo da supervisão do Espírito Santo.
A idéia da adaptação da linguagem só seria possível se conhecêssemos a
linguagem divina e soubéssemos o que Ele quis dizer em Sua linguagem, do
contrário, é mera especulação. Do ponto de vista da tradução, só sabemos que um
texto é uma paráfrase ou adaptação do original quando conhecemos o original,
quando não o conhecemos, entendemos que o texto traduzido é a melhor
representação do original. A não ser que Calvino tenha acesso a excelsitude de
Deus, não pode saber se isso é de fato uma adaptação de linguagem. Na verdade,
entendo que a idéia do antropopatismo aqui é uma fuga sutil de um tema
complicado para aqueles que não vêem em Deus a susceptibilidade à emoção.
Contudo, devemos nos lembrar que o fato de ter Deus se arrependido não
expressa uma ocasião de alteração de Sua Personalidade, Plano ou Vontade, e
isso pode ser demonstrado pelo próprio livro de Gênesis e pelo próprio termo à
luz do todo das escrituras. Isso, de certa forma, é uma acomodação da
linguagem, mas prefiro entendê-la não nos moldes de Calvino, mas em
reconhecimento da falibilidade, falência e insuficiência da linguagem.
Em primeiro lugar, nas escrituras já nos temos demonstrado até aqui
que Yahweh é um Deus poderoso e que faz o que quer quando quer. A idéia de um
Deus Plenamente soberano e controlado, que faz tudo de acordo com um claro
planejamento, pois é organizado e supremamente inteligente e sábio para
arquitetar o universo do modo como o foi. No relato da criação, também
conhecemos um Deus que é poderoso e doador, é capaz de criar e dar-se por sua
criação. Na criação do homem vemos um Deus que faz o homem em conformidade com
sua Imagem e Semelhança. A isso entendemos que tudo o que o ser humano é, o é
em dependência da existência de Deus. Se sabemos e pensamos, é por que nosso
Criador o é e faz em proporções Eternas. Se amamos é por que Ele nos amou
primeiro. Toda nossa constituição imaterial reflete e depende do nosso criador.
Nossa capacidade de se relacionar provém do nosso Criador, do mesmo modo que
nossa capacidade de sentir. Todavia, nós somos criaturas, o hoje o somos de
modo carnal, por isso não podemos supor que Ele sabe ou sente como nós, mas que
nossa capacidade de saber e sentir provém do nosso Criador. No relato de Caim e
Abel, conhecemos um Deus interativo e ativo no relacionamento com Suas
criaturas, e é apresentado como um Deus paciente e misericordioso que determina
o juízo do modo como lhe apraz. Na descrição das genealogias não o vemos
ausente, mas participativo e relacionável com sua criação (Enos, Enoque, Noé).
No relato do dilúvio, vemos um Deus que vê e intervém do modo que lhe apraz.
Por isso, não podemos isolar a sentença referente a seu arrependimento do
contexto do todo do livro de Gênesis. Um fato importantíssimo que se deve
considerar é que Deus já fizera a promessa de libertação da raça humana no
relato da queda e que tal promessa não ficaria sem cumprimento: Sabemos por
fato que Deus é Fiel. Portanto, não podemos nem supor que Deus faltou com
planejamento, ou que teria sido pego de surpresa pela maldade do homem. Isso
significa que apesar de Seu Controle Soberano não ter sido perdido, isso não o
isenta de sentir pesar por Sua Criação.
Em segundo lugar, temos que admitir que o texto de Gênesis 6
apresenta a Yahweh como um Deus participativo e interativo com sua Criação.
Note que o arrependimento divino não acontece no texto como uma surpresa: Deus
já havia sido apresentado como desagradado (v.3) e que após seu arrependimento
Ele decretou o juízo que entendeu ser necessário para a ocasião da humanidade
(v.7). Há clara idéia de participação e interatividade divina nesse texto e tal
relato não pode ser minimizado a partir do todo das escrituras. Os defensores
da impassividade de Deus verão nesse texto o vigo do juízo e a manutenção da
promessa de Gn.3.15 em Noé, verdades que não ousamos negar. Os defensores da
visão mais aberta, dirão que nesse texto vemos a interação de Deus e sua
mudança de opinião ante a situação da humanidade, verdade que não aceitamos por
completo, mas não ousamos descartar por completo. O fato é que entendo que o
texto de Gênesis 6 demonstra ambas as idéias concomitantemente: Ainda que sua
promessa seria cumprida, que Seu propósito Redentor não se tenha alterado, que
Deus não se mostrou mal planejador Ele muda de atitude em relação a humanidade.
A expressão “O meu
Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal” (v.3) é uma clara demonstração desse fato, e
provavelmente a primeira medida de Deus sobre a crescente perversidade da
humanidade.
Em terceiro lugar, devemos lembrar que o termo hebraico por trás da
tradução portuguesa para “arrependimento” é bem mais
abrangente do que o que entendemos com o termo em português. O termo hebraico
usado aqui é “nacham” e tem um dos três significados básicos dependendo
do contexto:
- Experimentar
pesar ou sofrimento emocional: Esse sentido é relativamente comum e
eventualmente é demonstrado no texto hebraico no passado: “Então, o
povo teve compaixão de Benjamim, porquanto o SENHOR tinha
feito brecha nas tribos de Israel” (Jz.21.15; cf. Jz.21.15;
1Sm.15.11,35; Jó.42.6; Jr.31.19).
- Consolar ou
ser consolado: Esse uso é relativamente freqüente no AT e claramente encontrado
na literatura Mosaica: “E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara,
e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foiconsolado depois
da morte de sua mãe” (Gn.24.67; cf. 27.42; 37.35;
50.21; 38:12; 2Sm.13.39; 77.3; Sl.1.24; Is.1.24; Jr.31.15; Ez.14.22;
31.16; 32.31)
- Arrepender-se
ou mudar de mente: Em alguns textos não teologicamente discutidos a idéia de mudança
de mente é encontrado, mas com alguma dificuldade: “Tendo Faraó deixado
ir o povo, Deus não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, posto que
mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se
arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito” (Ex.13.17; cf.Dt.32.36;
)
É importante dizer que o sentido básico do termo, e
certamente mais freqüente no AT é o de “consolar”. Das 108x que é usado no AT pelo menos em 66x a
idéia está relacionada com o consolo. Apesar de o termo ter conotações de
arrependimento, mesmo que aplicado a seres humanos, esse não é o termo
normalmente utilizado para isso. Normalmente o AT usa o termo “shuwb”, que tem por idéia básica o voltar-se (Gn.3.19;
8.12; 18.14), para descrever a idéia do arrependimento como mudança de
comportamento e atitude (Gn.27.45; Ez.14.6).
Fonte:
http://marceloberti.wordpress.com/2010/06/16/deus-se-arrepende/
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