CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

sexta-feira, 5 de julho de 2024

896- O QUE CONVÉM E NAO CONVÉM...

      



 

 Olá, querido amigo, querida amiga, querido irmão, querida irmã, baseado nesse texto de 1 Co 6.12: tudo me é listo mas nem tudo convém, todas as coisas me são listas, mas eu não me deixarei dominar sobre algumas delas, podemos discorrer sobre esse tema pode ou não pode, abordando alguns aspectos, podemos perceber que tem coisas que podemos fazer, outras não podemos, tem coisas que até podemos fazer mas não devemos, tem coisas que convêm e que não convêm, a Bíblia nos dá diretrizes à respeito das nossas ações, das nossas atitudes, ela nos dá direcionamentos do que é correto e do que não é correto.        Existem coisas que agradam o Eterno, e coisas que não agradam ao Eterno.  

    Vamos ver alguns aspectos, alguns elementos à respeito deste texto, do que podemos extrair desse texto de 1 Coríntios 6.12.

 Já foi dito que esse pensamento de pode ou não pode, é um pensamento de quem tem mentalidade de escravo, eu não acredito que seja a mentalidade de escravo, mas sim de livre, daquele que tem a liberdade em Cristo e não tem uma libertinagem. 

 Podemos aqui enumerar alguns fatores, primeiro fator é o fator filho legítimo, o autêntico, o verdadeiro filho, o verdadeiro, o legítimo, procura agradar o seu Pai, e o Eterno, Deus é o nosso Pai e temos que, como filhos legítimos, temos que agradá-lo. 

 Quando erramos, entristecemos, desagradamos o nosso Pai que está nos céus, o Criador, o Eterno, nosso Salvador, nosso Senhor, Deus soberano, portanto, precisamos desenvolver essa consciência de filhos autênticos, de que o filho legítimo, tem a consciência cristã de agradar o Pai, independentemente de ser pecado ou não, de independente de estar na Bíblia, nas Escrituras ou não, devemos ter essa consciência e desenvolver a cada dia essa consciência de agradar ao pai, porque um filho ele desenvolve essa consciência de agradar o seu pai, de fazer aquilo que é correto. 

   Por isso temos que desenvolver esse pensamento do que convém e do que não convém. A Bíblia, sim, nos dá direcionamentos, pistas a respeito do procedimento, das atitudes, das ações de um cristão, de uma cristã.

      O segundo fator, é de guardar os mandamentos de Cristo. Cristo disse que quem me ama guarda os meus mandamentos. Também disse que aquele que ouve as minhas palavras e as pratica, ele assemelha aquele que construiu a casa sobre a rocha, ficou firme, inabalável. A prática da palavra de Deus, a consciência em praticar a palavra de Deus, em guardar os mandamentos de Cristo, é muito importante. Além da consciência de ser filho legítimo e agradar o pai, segundo fator, a consciência de guardar os mandamentos, de praticar os mandamentos. A Bíblia fala da importância de sermos praticantes da palavra de Deus, não apenas ouvintes. Veremos depois os versículos à esse respeito.

    O terceiro elemento, o aspecto, como queira chamar, é o fator consciência de que a Palavra de Deus é a bussola, é o norte, nossa norma máxima de fé e prática, nosso maior referencial, nossa maior diretriz. A Bíblia é a palavra de Deus, em Hebreus 4.12 diz que a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante do que qualquer espada de dois gumes e apta para discernir os pensamentos e intentos do coração.

      A Bíblia,  a Palavra de Deus, é colocada como regra, nossa regra, ou norma máxima de fé e prática, lá em Efésios vemos algo à respeito, ela explica a si mesma. Através  das Escrituras  podemos responder, a mesma  serve para, redarguir e instruir em injustiça. A própria bíblia testifica de si mesma. A Bíblia é o manual. Além da consciência de ser filho legítimo e agradar ao seu pai, à Deus, ao Eterno, e ter a consciência de guardar, de praticar a Palavra de Deus.

     Temos o terceiro elemento, ou aspecto como queira, é essa consciência de que a Bíblia é a maior regra, a maior norma, a maior referencial de fé e prática cristã, de conduta cristã.


 Quarto elemento e último, podemos dizer que é consciência de ser cidadão ou cidadã dos céus, que você está no mundo, mas você é peregrino e forasteiro, você está de passagem e a sua pátria não é aqui, você é um peregrino, você está de passagem, você é forasteiro porque você está aqui neste mundo, mas não pertence a este mundo, você tem a mente de Cristo, você é espiritual, aquele que tem a mente de Cristo procura pensar igual Cristo, aquele que é espiritual, ele tem a consciência de que é um cidadão ou uma cidadã, e ele tem que se envolver com as coisas concernentes ao reino dos céus, concernente a sua pátria legítima celestial, você é nova criatura em Cristo, você é geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido, comprado com preço de sangue. Este quarto elemento deve ser ponderado, essa consciência de ser cidadão dos céus. Portanto, o texto de Coríntios, todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém, neste texto, você observa que você tem que ter essa consciência daquilo que você pode e daquilo que você não pode, ou melhor, daquilo que convém e que não convém. Ter essa mentalidade não é ter uma mentalidade de escravo, é uma mentalidade de livre, porque a liberdade é diferente de libertinagem.

       Temos que ponderar essa questão. 1 Coríntios 6.12, é um texto interessantíssimo que praticamente tem resposta para tudo. Tudo é lícito, eu posso fazer, mas não convém. Temos que pedir sabedoria ao Espírito Santo de Deus para nos orientar naquilo que convém, o que não convém, o que é pecado, o que não é pecado. Há coisas que eu até posso fazer, mas eu não devo fazer, porque pode desagradar ao meu Deus.

Versículos mencionados e alusivos ao texto:

 Romanos Cap. 8 | ARC


14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.

16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

17 E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e coherdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.


@aplicativodabiblia


 Mateus Cap. 22 | ARC


29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.


@aplicativodabiblia


 João Cap. 5 | ARC


39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.


@aplicativodabiblia


 II Timóteo Cap. 3 | ARC


15 E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

16 Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,

17 para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.


@aplicativodabiblia


 Mateus Cap. 19 | ARC


17 E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom, senão um só que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.


@aplicativodabiblia


 João Cap. 14 | ARC


15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.

21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

23 Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.

24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.


@aplicativodabiblia


Tiago Cap. 1 | ARC


22 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural;

24 porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era.

25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.


@aplicativodabibliaI


 Pedro Cap. 2 | ARC


5 vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.

9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

10 vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

11 Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma,


@aplicativodabiblia


 Filipenses Cap. 3 | ARC


20 Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

21 que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.


@aplicativodabiblia


     Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna nos céus, não construída por mãos humanas.

2 Coríntios 5:1

 Colossenses Cap. 3 | ARC


2 Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra;

3 porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, também vós vos manifestareis com ele em glória.

12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade,


@aplicativodabiblia

I Coríntios Cap. 6 | ARC

12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.


@aplicativodabiblia


         Concluindo, meus amados, meus irmãos, meus amigos, medite nesses quatro elementos, aspectos, fatores, como queira chamar. O primeiro, a consciência de que o filho procura agradar o seu pai, o filho legítimo, o autêntico procura agradar o seu pai e não quer entristece-lo. Você tem que ter essa consciência. O segundo elemento é consciência de guardar, de obedecer, de praticar as palavras de Cristo. O terceiro elemento é a consciência de que a Palavra de Deus é o norte, a orientação, é a norma máxima de fé e prática, a bússola, e é a Palavra digna de toda aceitação. Temos que nos basear na Bíblia, no que tange ao nosso dia a dia. O último elemento citado é a consciência de ser cidadão dos céus, de não ser amigo(a) deste mundo, porque a amizade do mundo é inimizade contra Deus. Então medite nesses quatro elementos e 1 Coríntios 6.12, tudo me é lícito, mas nem tudo convém, tem coisas que convém e tem coisas que não convém, tem coisas que até posso fazer, você pode, mas não deve. 1 Coríntios 6.12 é um texto muito interessante para ser meditado e estudado.

    Tudo é lícito, mas nem tudo convém, tudo me é lícito, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.

   Existem coisas que até podemos fazer, mas não devemos. O famoso pode ou não pode, ele deve sim existir na sua mente, não é ter uma mentalidade de escravo quem pensa assim. A pessoa que pensa assim, é uma pessoa que procura agradar o seu pai, é uma pessoa que procura praticar os ensinamentos de Cristo, que procura ter a Bíblia, como a norma máxima de fé e prática, ter consciência de ser cidadã ou cidadão dos céus, de não amar o mundo, nem o que no mundo há.

      Muitas coisas podemos, mas não devemos. Tem coisas que convém e não convém. É um campo minado. Temos que saber onde pisamos, aqui eu posso pisar, ali eu não posso pisar. O mundo é um campo minado, o sistema mundo, o sistema político, econômico, social, artístico, cultural e religioso, todo esse sistema que muitas vezes é influenciado, orquestrado por Satanás.

Muito obrigado e compartilhe com outras pessoas.

      Um Forte abraço, Deus te abençoe, 

Márcio de Medeiros.

04/07/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com