Pokémon: Um Jogo
Inocente Para as Crianças, ou Não?
Autor: Rich Deem
Pokémon (pocket monsters, ou "monstros de bolso") está
atualmente fazendo muito sucesso entre as crianças de todo o mundo. O que esses
"monstros de bolso" ensinam às crianças e quais são as filosofias
subjacentes nesse jogo/desenho animado "inocente"? É algo com o que
as crianças cristãs devem se envolver?
Nota aos pais: Meu objetivo não é convencê-lo que Pokémon seja a atividade mais
perigosa com a qual seus filhos podem se envolver. Existem muitas outras
atividades que são ainda mais nocivas tanto fisica quanto espiritualmente. No
entanto, a tremenda atração do jogo e a dependência que causa faz com que tenha
uma influência significativa nas crianças.
Nota aos não-cristãos: Esta página não se aplica a você, pois
não vive sob o senhorio de Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus não está
ativo na sua vida. Não assuma que é um cristão somente porque vai à igreja ou
porque seus pais são cristãos. Você pessoalmente precisa tomar a decisão de
seguir a Jesus Cristo e ser um cristão.
Pokémon é um jogo de representação de um papel (RPG) similar a Dungeons
and Dragons, MAGIC e outros, mas com inclinações ocultistas mais sutis. Foi
criado pela Nintendo, no Japão, em 1995, e é grandemente influenciado pelo
misticismo japonês. A maior parte dos personagens parece incorporar
características do xintoísmo (a religião tradicional do Japão), budismo,
hinduísmo, outras religiões orientais e filosofias da Nova Era. O jogo reflete
o passado guerreiro do Japão em sua violência, pois o objetivo é conquistar
outros Pokémons por meio da força física e da feitiçaria.
Além das inclinações pelas religiões orientais, os conceitos de Nova Era
são abundantes nas cartas de Pokémon. [2] Cada Pokémon é de certo
"tipo" e isso descreve sua "energia". Existem diversos
tipos, como Planta, Aquático, Pedra, Fogo, Gelo, Elétrico, Lutador, Venenoso,
Voador, Fantasma, Psíquico, Inseto, Normal, Virtual, Humanóide e outros. Muitos
dos 150 Pokémons que existem atualmente [o número deverá aumentar para mais de
300 em breve] usam violência para conquistar outros Pokémons. Essa violência
inclui mordidas, cortes, chutes, chamas de fogo, abalos sísmicos, choques
elétricos, venenos, poderes psíquicos, paralisia, etc. [4] Este não é o
jogo/desenho "inocente" que a propaganda diz que é. Alguns Pokémons
evoluem por meio do uso de "pedras" (trovão, água, lua, fogo e
folha), que são itens utilizados para invocar os poderes (a origem desses
poderes não é mencionada, mas certamente não é de Deus). [4] As cartas de
treinamento também incluem aquelas que usam "poção" e
"superpoção" para curar magicamente os lutadores Pokémons feridos.
Muitos Pokémons evoluem naturalmente e transformam-se em outros Pokémons
(observe o símbolo "Estágio Evolutivo" na carta mostrada
anteriormente. Examinando-se as cartas, é evidente que a macroevolução está
sendo ensinada, pois as espécies que evoluem de outras espécies são similares
na aparência. Em alguns casos, o termo "evolução" é usado
incorretamente, pois determinados Pokémons podem se transformar em criaturas
muito mais poderosas. Basicamente, o desenho animado/jogo está ensinando uma
forma de reencarnação.
Aqui estão alguns exemplos de tipos de Pokémons e o que fazem:
Nome
|
Método de Ataque
|
Jynx
|
Por
meio da meditação, lança um poderoso ataque de energia psíquica
|
Abra
|
Usa
sua capacidade de ler as mentes para identificar o perigo e transportar-se
para um local seguro. Domina o poder da levitação.
|
Kadabra
|
Emite
ondas alfa especiais que provocam dores de cabeça naqueles que estiverem nas
proximidades.
|
Weepinbell
|
Cospe
uma gosma venenosa que imobiliza o inimigo e depois libera um jato de ácido
na forma de aerossol.
|
Ponyta
|
Um
cavalo de fogo. Suas patadas são poderosas e esmagam qualquer coisa.
|
Machoke
|
Seus
golpes de caratê infligem 50 pontos de prejuízo.
|
"Para ser um grande mestre Pokémon
Tem que ter coragem e ser muito bom
E a equipe Rocket desafiar.
Tem que ter coragem e ser muito bom
E a equipe Rocket desafiar.
Se a jornada é longa a gente aguenta
Pois eu sei que tem mais de cento e cinqüênta
E a grande batalha vamos conquistar.
Pois eu sei que tem mais de cento e cinqüênta
E a grande batalha vamos conquistar.
Vem, vem, vem aqui comigo
Vem, vem, vem correr perigo
Vem, vem, vem que a hora vai chegar.
Vem, vem, vem correr perigo
Vem, vem, vem que a hora vai chegar.
Pokemom, Pokémon, quanta emoção,
Pokémon, todo Pokémon tem magia e poder.
Pokemom, Pokémon, temos que pegar.
Quando encontrar, um grande mestre eu vou ser."
Pokémon, todo Pokémon tem magia e poder.
Pokemom, Pokémon, temos que pegar.
Quando encontrar, um grande mestre eu vou ser."
A letra acima é a da canção cantada pela apresentadora Eliana no seu
programa infantil na televisão. As crianças estão sendo encorajadas a buscar o
poder do desenho e das cartas Pokémon. O site oficial de cartas Pokémon dá mais
instruções:
"Carregue seu Pokémon com você e estará preparado para enfrentar
qualquer coisa! O poder está nas suas mãos. Portanto, use-o." [5]
Muitas crianças estão seguindo à risca essas instruções e carregam suas
cartas de Pokémon nos bolsos o tempo todo. Estamos vendo essas cartas
aparecerem na igreja e nas classes da escola dominical. As crianças estão sendo
encorajadas a recorrer ao poder sobrenatural em vez de ao poder de Deus. [6]
Elas aprendem que quanto mais cartas colecionarem, mais poder terão. Muitas
crianças estão completamente obsecadas pelas cartas e gastam grande parte de
seu tempo brincando com elas. Pokémon tornou-se um ídolo em suas vidas, sendo
mais importantes para elas do que Deus.
O uso de cartas do Pokémon pode potencialmente abrir portas para a
opressão demoníaca por meio das seguintes atividades: [7]
1. Posse (conhecida ou
não) de discos, fitas, livros, gravuras, amuletos, instrumentos, jogos, etc.
2. Buscar poder ou
revelação ocultista.
3. Fascinação com o poder
ou revelação ocultista, ou fenômenos psíquicos em geral.
4. Escapismo por meio da
busca de emoções, ficção científica, novelas, e algumas outras atividades que
causam dependência.
5. Fascinação com a
violência, especialmente a violência sem justiça.
6. Meditação em qualquer
outra coisa que não a verdade revelada por Deus.
7. Cântico de mantras ou
outras formas cultistas/ocultistas de adoração.
O ensino bíblico é claro a respeito do envolvimento em atividades
ocultistas. Na Bíblia, Deus proíbe nosso envolvimento com feitiçaria,
adivinhação ou consultas com médiuns espíritas. A pena de morte para o
envolvimento na feitiçaria mostra a seriedade desse pecado diante de Deus. [9]
Pokémon está ganhando um popularidade cada vez maior e seus criadores
introduzirão novas formas de alcançar o grau de "Mestre". Neste
ponto, para manter o interesse no jogo/desenho animado, será necessário lançar
novos personagens e modos alternativos de "receber o poder". Minha
previsão é que o jogo introduzirá mais doutrinas da Nova Era, juntamente com
personagens mais violentos ou bizarros. As crianças que estão envolvidas em
Pokémon continuarão a serem doutrinadas mais profundamente nas filosofias da
Nova Era. Na verdade, muitos recursos sobre Pokémon podem ser encontrados em
sites de Nova Era. [10]
Outra ameaça às crianças que brincam e que assistem o desenho Pokémon e
outros jogos RPG é a tendência de envolverem-se em formas mais sérias desses
jogos, como Doom [11], Dungeon and Dragons, Magic: The Gathering, que contêm
temática ocultista muito pior. Na verdade, alguns sites sobre Pokémon têm links
para esses sites. Por exemplo, o endereço do site "Role Player´s
Realm", que liga Pokémon com outros jogos RPG é
"http://www.screaming.demon.nl/". A associação com o ocultismo é
evidente até no nome.
Conclusões
Pokémon ensina os seguintes conceitos/filosofias que são opostos ao
cristianismo:
1. Violência como forma
de obter poder.
2. Evolução.
3. Conceitos de Nova Era
(reencarnação e poderes psíquicos).
4. Uso de objetos
ocultistas (pedras mágicas) para obter poderes contra os adversários.
A participação prolongada em Pokémon pode levar a:
1. Envolvimento que leva
à dependência psicológica de tal forma que o jogo torna-se um ídolo na vida da
criança.
2. Envolvimento em jogos
RPG malévolos (e com as pessoas que estão associadas com eles).
3. Abertura de portas
para a opressão demoníaca.
Recomendações
Se seu filho já aceitou
a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, recomendo que você lhe mostre os fatos
sobre Pokémon e o que a Bíblia diz sobre o envolvimento com a feitiçaria. Se
uma criança for encorajada a orar sobre seu envolvimento com Pokémon e a seguir
a orientação do Espírito Santo, voluntariamente deixará de participar em
atividades relacionadas com esse jogo/desenho animado. Várias crianças com quem
conversei tomaram essa decisão, sem serem forçadas a isso por seus pais. Se seu
filho ainda não aceitou a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, eu tomaria a
decisão unilateralmente e explicaria porque ele não poderá mais assistir ou
brincar com o jogo. Se seu filho já estiver muito envolvido ou viciado em
Pokémon, será necessário oferecer suporte adicional, encorajá-lo e fornecer
outras oportunidades de entretenimento. Os Escoteiros e as Bandeirantes são
organizações excelentes que ensinam valores morais tradicionais e as crianças
se divertem participando. [Nota de A Espada do Espírito: Leia também o artigo
N1039, "Os Escoteiros Estão Sendo Preparados Para a Nova Ordem
Mundial", na seção Eventos Atuais. Recomendamos cautela a todos os pais
com relação a essas organizações infanto-juvenis.]
Se quiser ver o horror
por si mesmo, vá para o Site Oficial de Pokémon no Brasil. Selecione a
PokeAgenda e leia as descrições dos monstros.
Pokémon
Leia aqui uma
matéria que saiu no jornal há 2 anos atrás, que relata a epilepsia coletiva
de crianças, causada pelo desenho animado japonês, Pokémon.Esse desenho é
exibido pela Rede Record, uma emissora evangélica. Não estamos publicando
essa matéria para denegrir a imagem da Record, apenas queremos informar aos
pais o mal que pode causar esse desenho inofensivo, que tem virado
"febre" entre nossas crianças.
COMO TUDO COMEÇOU:
Terça-feira, 16
de dezembro de 1997, 18 horas e 30 minutos em Tóquio, Japão: começa a
transmissão do desenho animado "Pokémon" (inspirado no videogame da
Nintendo "Pocket Monsters"), o episódio tem por título "Den no
usenshi porigon"( Guerreiro de Computador Porigon) , transmitido em rede
por 37 emissoras.
Vinte minutos após o final do
episódio, ambulâncias correm pelas ruas recolhendo centenas de crianças,
todas com os mesmos sintomas: ataques convulsivos, vômitos,
hemorragias, olhos injetados, vertigens, desmaios, lembrando um grave ataque
epiléptico.
Aparentemente, o
canhão de raios catódicos da televisão pode vir a ser empregado como um
canhão de guerra, não apenas de Guerra Psicológica, mas também de Guerra
Psiquiátrica com efeitos fisiológicos.
Quando os
telejornais repetiram as cenas do desenho, houve nova onda de internações,
confirmando o fenômeno horas depois, na mesma noite.
Cerca de 700 pessoas
foram internadas , na maioria crianças e adolescentes, mas incluindo
universitários e donas de casa entre 3 e 57 anos, todos com sintomas de Epilepsia
Fotossensível.
Em pesquisa
oficial, 12.950 estudantes faltaram às aulas nos dias seguintes
(dados apenas de Tóquio) e um grupo de pediatras e psiquiatras confirma ser o
desenho a causa das crises em massa.
O QUE É O
FENÔMENO?
A literatura
médica registrou apenas meros 17 casos de epilepsia fotossensível de 1981 a
1997, em torno de um caso por ano.
Naquela noite,
cerca de 700 internações, em poucas horas na mesma cidade!
Em 1996 a
Nintendo lançou o video-game apelidado "Pokémon" , vendendo8
milhões de cópias. Foram vendidos também cerca de 2 milhões de CDs
musicais, revistas de histórias em quadrinhos, 300 milhões de
cards-figurinhas, bonequinhos, etc.. em uma fatia de mercado de 500
bilhões de yenes por ano.
O "Pânico
Pokémon" fez as ações da Nintendo caírem 4,1% na Bolsa de Valores de
Tóquio.
O fenômeno se
deve a técnicas hipnóticas para aumentar a identificação do telespectador, o
que os desenhistas de animação nipônicos conhecem como"Shigueki",
termo que designa um forte estímulo visual que prende a atenção.
Uma subdivisão
desta técnica é chamado "Paka-Paka", o
pisca-pisca, luzes de determinadas cores piscando em velocidade
taquicoscópica-subliminar, mais veloz que uma lâmpada de estroboscópio usadas
em boates.
Quanto mais
rápido as luzes piscam, maior a emoção.
Na Inglaterra é
proibido por lei piscar luzes na TV mais rápido que 3 vezes por segundo.
No Japão, a cada
episódio, os telespectadores experimentavam luzes mais rápidas.
Na noite do dia
16, o monstrinho roedor amarelo "Pikachu" piscou suas bochechas 54
vezes em cinco segundos.
Aplicando-se
minha fórmula de mensuração de subliminares, o dividendo quantidade de
informação emitida ( 54 imagens) e o divisor tempo de exposição à
mensagem ( 5 segundos ), obtém-se o quociente de 10.8
imagens por segundo, ritmo taquicoscópico subliminar (confirme no meu livro
"Propaganda Subliminar Multimídia", terceira edição, editora
Summus, página 30) .
Estas mais de dez
imagens por segundo ocasionam um efeito que aMIDIOLOGIA SUBLIMINAR denomina
"clutter" , saturação, overdose, hipertelia, um processo cujo
resultado foi a "Epilepsia Televisiva"conforme o
psiquiatra Yukio Fukuyama, uma nova doença epidêmica ocasionada em massa via
satélite pelo sinal da televisão.
As cores em
sequência piscadas: Vermelho, branco e azul, nesta velocidade, causam o curto-circuito
epilético, pois o vermelho (760 nanômetros) ondas longas, acelera
batimento cardíaco e eleva a pressão sangüínea, libera adrenalina; o azul
(450 nanômetros) ondas curtas, reduz a pressão sistólica , acalma e relaxa.
Este dilema
subliminar de mensagens com efeitos opostos gera o efeito epilético chegando
a alterar a química do sangue, um sinal subliminar que é uma agressão física
aos orgãos sensoriais.
POKÉMON NO BRASIL
Outros desenhos
animados empregam a tecnologia subliminar "Paka-Paka" , Sazae-San e
até mesmo Doraemon, entre outros, abusam de recursos
computadorizados similares.
Como o estímulo
subliminar incide binocularmente, tapando um olho com a mão pode-se bloquear
o sinal, evitando, assim , o ataque epilético, única forma de auto-defesa ao
pisca-pisca subliminar cromático.
Porém, em novas
tecnologias de imersão como a Realidade Virtual, como tirar os óculos ou
bloquear o sinal a tempo? Ele ocorre em momentos de climax emocional e
atenção focada ao extremo.
Pokémon, pioneiro
histórico nestas tecnologias taquicoscópicas cromáticas, fez sua estréia em
1998 nos EUA. Os episódios que causaram problemas aos telespectadores não
foram comprados pela distribuidora dos desenhos nos EUA.
|
Referências
Nota: Não forneço links
para páginas que promovem valores ou idéias contrárias ao cristianismo. No
entanto, relacionarei os endereços dos sites para que você possa confirmar a
exatidão das informações apresentadas.
A maior parte das
informações que usei para escrever este artigo veio de wizards.com
(http://www.wizards.com/Pokemon), o site oficial das cartas de Pokémon.
Para ver um exemplo de
carta, dê um clique aqui.
http://www.wizards.com/Pokemon/rules/images/energycard.jpg
http://www.geocities.com/TimesSquare/Labyrinth/6402/poke-level.htm
http://www.wizards.com/Pokemon/Rules/Welcome.asp
"Quando vos
disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram,
acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os
mortos?" [Isaías 8:19]
Artigo "Dealing with
Demons", encontrado no site cristão Reasons to Believe.
"Quando alguém se
virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu me
voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo. Portanto,
santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus." [Levítico
20:6-7] "E queimou a seu filho como sacrifício, adivinhava pelas nuvens,
era agoureiro e tratava com médiuns e feiticeiros; prosseguiu em fazer o que
era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira." [2 Reis 21:6]
"Chegar-me-ei a vós outros para juízo; serei testemunha veloz contra os
feiticeiros, e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra
os que defraudam o salário do jornaleiro, e oprimem a viúva e o órfão, e torcem
o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos Exércitos."
[Malaquias 3:5]
"O homem ou mulher
que sejam necromantes ou sejam feiticeiros serão mortos; serão apedrejados; o
seu sangue cairá sobre eles." [Levítico 20:27]
http://www.newageinfo.com/res/meditat_data.htm
Veja o artigo "No
Evidence of a Spiritual Realm?", no site do autor.
Autor: Rich Deem. Site: Evidence of God from Science
Data da publicação:
14/10/2000Fonte:
http://www.espada.eti.br/pokemon2.asp
http://apalavra-estudobiblico.blogspot.com.br/2011/05/pokemon.html
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OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
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