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Significado de logos e rema
“Eis que também Isabel, tua parente, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril, porque para Deus nada será impossível. Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.”
Questão
Alguns têm o costume de atribuir certa diferença ao sentido dos vocábulos gregos ‘logos’ e ‘rema’ alegando que ‘rema’ é mais forte do que ‘logos’ pelo facto de exprimir a mensagem falada e ‘logos’ a mensagem escrita. Para descobrir a verdade é necessário investigar algumas citações bíblicas e comparar os dois sentidos.
Contexto no AT
Em hebraico é usado sempre o vocábulo ‘devar’ para palavra. Os tradutores da Septuaginta, grega, usam os sinónimos ‘rema e logos’. Mas o uso de ‘logos’ é muito maior. Comparemos os dois.
Trechos com ‘rema’
Gn 15:4 – Ao que lhe veio a palavra (rema) do Senhor, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro.
Êx 9:20 – Quem dos servos de Faraó temia a palavra (rema) do Senhor, fez fugir os seus servos e o seu gado para as casas;
Êx 9:21 – mas aquele que não se importava com a palavra (rema) do Senhor, deixou os seus servos e o seu gado no campo.
Nm 15:31 – por haver desprezado a palavra (rema) do Senhor, e quebrado o seu mandamento; essa alma certamente será extirpada, e sobre ela recairá a sua iniquidade.
Dt 5:5 – (estava eu nesse tempo entre o Senhor e vós, para vos anunciar a palavra (rema) do Senhor; porque tivestes medo por causa do fogo, e não subistes ao monte) , dizendo ele:
Dt 18:22 – Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra (rema) não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra (rema) que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás.
2 Sm 7:4 – Mas naquela mesma noite a palavra (rema) do Senhor veio a Natã, dizendo:
2 Sm 22:31 – Quanto a Deus, o seu caminho é perfeito, e a palavra (rema) do Senhor é fiel; é ele o escudo de todos os que nele se refugiam.
Trechos com ‘logos’
Nm 11:23 – Pelo que replicou o Senhor a Moisés: Porventura tem-se encurtado a mão do Senhor? agora mesmo verás se a minha palavra (logos) se há-de cumprir ou não.
2 Sm 12:9 – Por que desprezaste a palavra (logos) do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, mataste à espada, e a sua mulher tomaste para ser tua mulher; sim, a ele mataste com a espada dos amonitas.
2 Sm 14:17 Dizia mais a tua serva: Que a palavra (logos) do rei meu senhor me dê um descanso; porque como o anjo de Deus é o rei, meu senhor, para discernir o bem e o mal; e o Senhor teu Deus seja contigo.
2 Sm 14:22 – Então Joabe se prostrou com o rosto em terra e, fazendo uma reverência, abençoou o rei; e disse Joabe: Hoje conhece o teu servo que achei graça aos teus olhos, ó rei meu senhor, porque o rei fez segundo a palavra (logos) do teu servo.
2 Sm 23:2 — O Espírito do Senhor fala por mim, e a sua palavra (logos) está na minha língua.
2 Sm 24:11 – Quando, pois, Davi se levantou pela manhã, veio a palavra (logos) do Senhor ao profeta Gade, vidente de Davi, dizendo:
Is 1:10 – Ouvi a palavra (logos) do Senhor, governadores de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra.
Is 28:14 – Ouvi, pois, a palavra (logos) do Senhor, homens escarnecedores, que dominais este povo que está em Jerusalém.
Is 39:5 – Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra (logos) do Senhor dos exércitos:
Jr 9:20 – Contudo ouvi, vós, mulheres, a palavra (logos) do Senhor, e recebam os vossos ouvidos a palavra (logos) da sua boca; e ensinai a vossas filhas o pranto, e cada uma à sua vizinha a lamentação.
Jr 13:2 – E comprei o cinto, conforme a palavra (logos) do Senhor, e o pus sobre os meus lombos.
Jr 17:20 – E dize-lhes: Ouvi a palavra (logos) do Senhor, vós, reis de Judá e todo o Judá, e todos os moradores de Jerusalém, que entrais por estas portas;
Ez 1:3 – veio expressamente a palavra (logos) do Senhor a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote,
Ez 6:3 – E dize: Montes de Israel, ouvi a palavra (logos) do Senhor Deus. Assim diz o Senhor
Os 1:1 – A palavra (logos) do Senhor, que veio a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão,
Os 4:1 – Ouvi a palavra (logos) do Senhor, vós, filhos de Israel;
Trechos com ‘rema e logos’
1 Rs 12:24 – Assim diz o Senhor: Não subireis, nem pelejareis contra vossos irmãos, os filhos de Israel; volte cada um para a sua casa, porque de mim proveio isto ‘esta palavra’ (no hebraico: esta devar) (no grego: esta rema). E ouviram a palavra do Senhor, (no grego, logos) e voltaram segundo o seu mandado.
1 Rs 16:1 – Então veio a palavra (logos) do Senhor a Jeú, filho de Hanâni, contra Baasa, dizendo: Comparemos com o versículo anterior 1 Rs 17:2: Depois veio a Elias a palavra (rema) do Senhor, dizendo:
2 Rs 20:9 – Respondeu Isaías: Isto te será sinal, da parte do Senhor, de que o Senhor cumprirá a palavra (logos) que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus, ou voltará dez graus atrás?
Jr 1:1 – As palavras (pl. de rema) de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim;
Jr 1:2 – ao qual veio a palavra (logos) do Senhor, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado;
Contexto no NT
Observemos vocábulos gregos usados como sinónimos pelo mesmo autor. O médico Lucas conhecia muito bem o grego, e Jerónimo, tradutor da Vulgata latina, também. É digno de nota que o vocábulo latino ‘verbum’ é substantivo, significando ‘palavra’ e não ‘verbo’ como pode parecer.
Trechos com ‘logos’
Lc 1:2 – segundo no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e ministros da palavra, (logos).
Lc 1:29 – Ela, porém, ao ouvir estas palavras, (pl. logos) turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa. Comparar com Lc 1.37,38, abaixo, com rema.
Lc 4:32 – …e maravilharam-se da sua doutrina, porque a sua palavra (logos) era com autoridade.
Lc 4:36 – E veio espanto sobre todos, e falavam entre si, perguntando uns aos outros: Que palavra (logos) é esta, pois com autoridade e poder ordena aos espíritos imundos, e eles saem?
Lc 5:1 – Certa vez, quando a multidão apertava Jesus para ouvir a palavra (logos) de Deus, ele estava junto ao lago de Genezaré;
Lc 6:47 – Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, (pl. de logos) e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
Lc 7:7 por isso nem ainda me julguei digno de ir à tua presença; dize, porém, uma palavra, (logos) e seja o meu servo curado. Comparar com Mc 1:41 que contém: “quero, sê limpo.” Em grego, ‘sê limpo’ é uma só palavra: katharistheti.
Lc 8:11 – É, pois, esta a parábola: A semente é a palavra (logos) de Deus. A Vulgata latina usa ‘verbum’.
Lc 8:12 – Os que estão à beira do caminho são os que ouvem; mas logo vem o Diabo e tira-lhe do coração a palavra, (logos) (Lt. verbum) para que não suceda que, crendo, sejam salvos.
Lc 8:13 – Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, (logos) a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam.
Lc 8:15 – Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra (logos) com coração recto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.
Lc 10:39 – Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra (logos).
Lc 12:10 – E a todo aquele que proferir uma palavra (logos) contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado.
Lc 22:61 – Virando-se o Senhor, olhou para Pedro; e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Hoje, antes que o galo cante, três vezes me negarás.
Lc 24:44 – Depois lhe disse: São estas as palavras (logos) que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.
Observemos ainda o trecho de João 1:1,14: – No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus… e o Verbo incarnou e habitou entre nós. A versão grega contém quatro vezes ‘Logos’ e a versão latina contém igualmente quatro vezes ‘Verbum’.
Agora comparar Ef 6:17, que usa ‘rema’, (lat. verbum) com Hb 4:12, que usa ‘logos’ (lat. sermonis = conversação, assunto).
Trechos com ‘rema’
Lc 1:37,38 – …porque para Deus nada será impossível (toda a palavra). Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. A Vulgata latina usa aqui ‘verbum’, assim como noutros lugares ‘logos’.
Lc 1:65 – Então veio temor sobre todos os seus vizinhos; e em toda a região montanhosa da Judeia foram divulgadas todas estas coisas (palavras; de remata, pl. de rema).
Lc 2:29 – Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra (rema).
Lc 3:2 – Sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio a palavra (rema) de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto.
Lc 5:5 – Ao que disse Simão: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, (rema) lançarei as redes.
Conclusão
Em vista do exposto, concluímos que ‘logos’ e ‘rema’ são usados pelos escritores da Bíblia como sinónimos. Mas também descobrimos que ‘logos’ representa o nosso Senhor Jesus Cristo como aquele que estava no princípio com Deus, e que era Deus e Criador de todas as coisas juntamente com o Pai. E que o Verbo (Logos) incarnou e habitou entre nós, e o seu nome é ‘Verbo de Deus’ ou, Logos de Deus; Ap 19:13.
Logos e Rhema
Em grego, o idioma em que se escreveu o Novo Testamento, existem dois vocábulos que se traduziram ao espanhol como “palavra”. Um é ‘logos’, e o outro é ‘rhema’. Embora o significado geral é “palavra”, em grego os dois vocábulos mencionados têm matizes diferentes, que o vocábulo espanhol não reflete.
- ’Logos’ é a Palavra de Deus que foi dita uma vez. ‘Rhema‘ é a Palavra que foi dita pela segunda vez. A Bíblia inteira é a Palavra (logos) de Deus. É o que Deus já falou na história, é a palavra de verdade, uma revelação completa, cabal, da vontade de Deus para o homem.
- Mas a Bíblia não é a ‘rhema’ de Deus, porque a ‘rhema‘ é o que Deus nos fala pela segunda vez, por meio do Espírito Santo, em forma específica ao nosso coração. O ‘logos’ é a Palavra objetiva; ao contrário a ‘rhema’ é a Palavra subjetiva. Quando María recebeu a visita do anjo, lhe trouxe a ‘rhema’ de Deus. Por isso María pôde dizer: “Faça-se comigo conforme a sua palavra” (’rhema’) (Lc. 1:38). Deus tinha falado a ela especificamente.
- A ‘rhema’ de Deus não é independente do ‘logos’, pois se apóia nele. Quando Deus nos fala de maneira específica, o Espírito Santo usará o ‘logos’ para fazê-lo, e o fará aplicando-o à nossa situação presente. Um fragmento do ‘logos’ se transformará em ‘rhema’ para nós, e suprirá nossa necessidade. Quando o Senhor respondeu a Satanás no deserto disse: “Não só de pão viverá o homem, mas também de toda palavra (’rhema’) que sai da boca de Deus” (MT. 4:4). O Senhor tinha recebido a ‘rhema’ de Deus, esse era seu alimento, portanto não precisava converter as pedras em pão.
- São as ‘rhemas’ de Deus os que nos alentam, exortam-nos, edificam-nos. São as respostas de Deus, procedentes de sua Palavra, que nos enchem o coração de certeza, gozo e paz.
- Como a igreja é purificada hoje das impurezas do mundo? “Pela lavagem da água pela palavra” (’rhema’) (Ef.5:26). Que importante é! Quanto necessitamos das ‘rhemas’ de Deus!
- Agora, como obter estes ‘rhemas’? Primeiro, devemos estar muito familiarizados com o ‘logos’. Temos que encher nossa mente e nosso coração com a Bíblia; assim, o Espírito Santo terá muito o que lançar mão para nos falar em situações determinadas. O Espírito Santo tomará a letra da Palavra (o ‘logos’) e a transformará em espírito, pois a Palavra (a ‘rhema’) é espírito e vida, é a Palavra viva de Deus.
Se nos abrirmos a Palavra de Deus (o ‘logos’), para que abunde em nosso coração, as rhemas abundarão também em nossa vida, e assim a Palavra de Deus paulatinamente se irá encarnando em nós. Quer dizer, iremos sendo transformados na mesma imagem de nosso Senhor Jesus Cristo. Para concluir a “rhema” é a revelação dada pelo Espírito Santo de Deus; àquilo que transcende a Palavra escrita.
A Distinção Entre e Logos e o Rhema
Lendo nossas bíblias em português, não conseguimos distinguir dois termos usados no original que são igualmente traduzidos como “Palavra” em nosso idioma. Esses dois termos são logos e rhema. Esses termos são traduzidos unicamente como “Palavra” porque são vistos como sinônimos,
porém, o Espírito Santo escolheu tais termos para nos mostrar a tremenda diferença que existe entre a Palavra escrita e a Palavra viva. Vejamos alguns exemplos bíblicos onde encontramos os termos logos e rhema:
O logos
Logos é a palavra escrita. É aquilo que Deus falou e que foi registrado para nossa orientação. Ela contém o que Deus falou anteriormente pelos profetas e por meio do filho (Hb. 1:1-2). É esta a Palavra que nós ministramos; não ministramos palavra de homens. Precisamos estar familiarizados com esta palavra, pois o conhecimento da letra da Bíblia é extremamente importante. Vejamos alguns textos em que no original se usa o termo Logos, e qual deve ser a nossa atitude para com a palavra escrita.
Alguns exemplos onde na Escritura Sagrada vemos a palavra “logos”:
“Se alguém me ama guardará a minha palavra (logos)”. João 14:23.
“Lembrai-vos na verdade, a tua palavra (logos) é a verdade”. João 15:20.
“Santifica-os na verdade, a tua palavra (logos) é a verdade”. João 17:17.
“Mas nós preservaremos na oração e no ministério da palavra (logos)”. Atos 6:4.
“A palavra (logos) de Deus crescia”. Atos 6:7.
“Retendo a palavra (logos) da vida”. Filipenses 2:16.
“...Criado com as boas palavras (logos) da fé. I Tim. 4:6.
“...Que maneja bem a palavra (logos) da verdade”. II Tim. 2:15.
“Prega a palavra (logos)”. II Tim. 4:2.
“porque a palavra (logos) é viva e eficaz”. Hebreus 4:12.
“...Não está experimentado na palavra (logos) da justiça”. Heb. 5:13
“E sede praticantes da palavra (logos)”. Tg. 1:22.
“ A palavra (logos) de Cristo, habite em vós abundantemente (ricamente)”. Col. 3:16.
A Palavra escrita deve habitar em nós ricamente. Deve estar dentro de nós abundante-mente, ricamente. Devemos ler, meditar e decorar esta palavra. Devemos estar entre aqueles em que o simples mencionar de um fato das escrituras é o suficiente para que saibamos o seu conteúdo. Isso é fundamental, pois sem o conhecimento da palavra es- crita, nunca chegaremos à experiência da Palavra viva (Rhema). O logos é o fundamen-
to do rhema. Temos que ter a mente cheia do logos, para que o Espírito Santo nos traga o Rhema.
Logos e Rhema - Desmistificado!
Os apologistas da confissão positiva fazem um "cavalo de batalha" sobre os termos gregos "logos" e "rhema" que significam palavra, dizendo que há uma distinção entre eles no sentido de que logos é a Palavra escrita, revelada de Deus, e que rhema é a palavra dita, expressa de Deus, que faz com que as coisas sejam realizadas. Desta forma, eles afirmam que podemos usar a palavra rhema para realizarmos no mundo espiritual e físico aquilo que desejamos.
Entretanto, na Palavra de Deus não há sequer uma distinção teológica entre estes dois termos. Todo estudante da teologia sabe que os nomes sempre aparecem na Bíblia para designar uma função ou estado de um ser ou objeto. Por exemplo: o nome Jeová é o designativo da Divindade quando foi manifestada no tempo para a redenção de Israel; e El-Shadai para suprir a necessidade do povo a fim de que a promessa feita a Abraão fosse cumprida na sua totalidade (Êxodo 6.3). E quanto à ênfase dada por Jesus, "em meu nome expulsarão os demônios", nunca quis ele dizer que seria no poder do nome em si, mas na autoridade da pessoa que o nome se refere Jesus Cristo. A ênfase de Pedro, no capítulo dois, e versículo 38 de Atos dos Apóstolos: "e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo", não contradiz o mandamento do Senhor,"batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo".
Na Bíblia Sagrada, nome é o símbolo de autoridade. A sentença grega "epi to onomati Iesou Christou" (em nome de Jesus Cristo), explicita que o batismo deve ser feito na autoridade do nome de Jesus. A preposição grega epi - em nome, de Atos 8.38; a en - no nome, de Atos 10.48 e eis - pelo nome, implica autoridade proprietária e direta legada à uma pessoa! Portanto, acrescentar valores superiores aos nomes mais do que às pessoas que eles representam, seria fabricar uma doutrina panteísta.
O Dr. Russel Shedd afirmou que Pedro não fez distinção sobre estes termos em sua primeira carta, capítulo 1.23-25: "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra (logos) de Deus, viva que permanece para sempre. Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra (rhema) do Senhor permanece para sempre; e esta é a palavra (rhema) que entre vós foi evangelizada".
Como podemos ver, na mente do apóstolo não havia distinção entre estas palavras. Sendo assim fica desfeita a pretensão daqueles que querem forçar uma interpretação e aplicação errônea destes termos.
Na verdade poderíamos definí-los como termos sinônimos: O termo rhema significa “palavra, coisa”; enquanto em logos, os léxicos apresentam uma extensa variedade de significados como: “palavra, discurso, pregação, relato, etc”. Mas ambos os termos coincidem-se.
Alguns chegam ao absurdo de declarar que o texto de 2Crônicas 29, relativo a Ezequias, palavra Rhema. Ora Rhema é termo grego, completamente desconhecido ao hebraico do livro de Crônicas.
Aqui, a heresia dividiria as Escrituras em duas categorias, o que além de ser herético, é histórica e exegeticamente um absurdo. Nisto vemos que o "logos" de Deus não faz mais tanto sucesso quanto o "rhema" da confissão positiva: é a Palavra Turbinada. Só a Palavra não serve... tem que ter a "revelação".
Portanto esta diferenciação entre "logos" e "rhema" não tem base bíblica e representa o momento típico dos dias em que vivemos em se falando de teologia.
Em Cristo!
FONTE:
http://haja-luz.noah-inc.net/?p=316
http://revelacao-na- palavra.webnode.com.br
http://bereianos.blogspot.com.br
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