CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

330-O LOGOS E A REMA



 

                           CLIQUE NO VÍDEO PARA ASSISTÍ-LO

Significado de logos e rema

Lucas 1:36–38
“Eis que tam­bém Isabel, tua par­ente, con­ce­beu um filho em sua vel­hice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril, porque para Deus nada será impos­sível. Disse então Maria: Eis aqui a serva do Sen­hor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.”  
Questão
Alguns têm o cos­tume de atribuir certa difer­ença ao sen­tido dos vocábu­los gre­gos ‘logos’ e ‘rema’ ale­gando que ‘rema’ é mais forte do que ‘logos’ pelo facto de exprimir a men­sagem fal­ada e ‘logos’ a men­sagem escrita. Para desco­brir a ver­dade é necessário inves­ti­gar algu­mas citações bíbli­cas e com­parar os dois sentidos.  
Con­texto no AT
Em hebraico é usado sem­pre o vocábulo ‘devar’ para palavra. Os tradu­tores da Sep­tu­ag­inta, grega, usam os sinón­i­mos ‘rema e logos’. Mas o uso de ‘logos’ é muito maior. Com­pare­mos os dois. 
Tre­chos com ‘rema
Gn 15:4 – Ao que lhe veio a palavra (rema) do Sen­hor, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entra­nhas, esse será o teu herdeiro. 
Êx 9:20 – Quem dos ser­vos de Faraó temia a palavra (rema)  do Sen­hor, fez fugir os seus ser­vos e o seu gado para as casas; 
Êx 9:21 – mas aquele que não se impor­tava com a palavra (rema) do Sen­hor, deixou os seus ser­vos e o seu gado no campo. 
Nm 15:31 – por haver desprezado a palavra (rema) do Sen­hor, e que­brado o seu man­da­mento; essa alma cer­ta­mente será extir­pada, e sobre ela recairá a sua iniquidade.
Dt 5:5 – (estava eu nesse tempo entre o Sen­hor e vós, para vos anun­ciar a palavra (rema) do Sen­hor; porque tivestes medo por causa do fogo, e não subistes ao monte) , dizendo ele: 
Dt 18:22 – Quando o pro­feta falar em nome do Sen­hor e tal palavra (rema) não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra (rema) que o Sen­hor não falou; com pre­sunção a falou o pro­feta; não o temerás. 
2 Sm 7:4 – Mas naquela mesma noite a palavra (rema) do Sen­hor veio a Natã, dizendo:
2 Sm 22:31 – Quanto a Deus, o seu cam­inho é per­feito, e a palavra (rema) do Sen­hor é fiel; é ele o escudo de todos os que nele se refugiam. 
Tre­chos com ‘logos
Nm 11:23 – Pelo que repli­cou o Sen­hor a Moisés: Por­ven­tura tem-se encur­tado a mão do Sen­hor? agora mesmo verás se a  minha palavra (logos) se há-de cumprir ou não.
2 Sm 12:9 – Por que despreza­ste a palavra (logos) do Sen­hor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, mataste à espada, e a sua mul­her tomaste para ser tua mul­her; sim, a ele mataste com a espada dos amonitas. 
2 Sm 14:17  Dizia mais a tua serva: Que a palavra (logos)  do rei meu sen­hor me dê um des­canso; porque como o anjo de Deus é o rei, meu sen­hor, para dis­cernir o bem e o mal; e o Sen­hor teu Deus seja contigo. 
2 Sm 14:22 – Então Joabe se prostrou com o rosto em terra e, fazendo uma reverên­cia, abençoou o rei; e disse Joabe: Hoje con­hece o teu servo que achei graça aos teus olhos, ó rei meu sen­hor, porque o rei fez segundo a palavra (logos)  do teu servo. 
2 Sm 23:2 — O Espírito do Sen­hor fala por mim, e a sua palavra (logos) está na minha língua.
2 Sm 24:11 – Quando, pois, Davi se levan­tou pela manhã, veio a palavra (logos) do Sen­hor ao pro­feta Gade, vidente de Davi, dizendo: 
Is 1:10 – Ouvi a palavra (logos) do Sen­hor, gov­er­nadores de Sodoma; dai ouvi­dos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra. 
Is 28:14 – Ouvi, pois, a palavra (logos) do Sen­hor, homens escarnece­dores, que dom­i­nais este povo que está em Jerusalém. 
Is 39:5 – Então disse Isaías a Eze­quias: Ouve a palavra (logos) do Sen­hor dos exércitos: 
Jr 9:20 – Con­tudo ouvi, vós, mul­heres, a palavra (logos) do Sen­hor, e rece­bam os vos­sos ouvi­dos a palavra (logos) da sua boca; e ensi­nai a vos­sas fil­has o pranto, e cada uma à sua viz­inha a lamentação.
Jr 13:2 – E com­prei o cinto, con­forme a palavra (logos) do Sen­hor, e o pus sobre os meus lombos.
Jr 17:20 – E dize-lhes: Ouvi a palavra (logos) do Sen­hor, vós, reis de Judá e todo o Judá, e todos os moradores de Jerusalém, que entrais por estas portas;
Ez 1:3 – veio expres­sa­mente a palavra (logos) do Sen­hor a Eze­quiel, filho de Buzi, o sacerdote,
Ez 6:3 – E dize: Montes de Israel, ouvi a palavra (logos) do Sen­hor Deus. Assim diz o Senhor
Os 1:1 – A palavra (logos) do Sen­hor, que veio a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão,
Os 4:1 – Ouvi a palavra (logos) do Sen­hor, vós, fil­hos de Israel;
Tre­chos com ‘rema e logos
1 Rs 12:24 – Assim diz o Sen­hor: Não subireis, nem pele­jareis con­tra vos­sos irmãos, os fil­hos de Israel; volte cada um para a sua casa, porque de mim proveio isto ‘esta palavra’ (no hebraico: esta devar) (no grego: esta rema). E ouvi­ram a palavra do Sen­hor, (no grego, logos) e voltaram segundo o seu mandado.
1 Rs 16:1 – Então veio a palavra (logos)  do Sen­hor a Jeú, filho de Hanâni, con­tra Baasa, dizendo: Com­pare­mos com o ver­sículo ante­rior 1 Rs 17:2: Depois veio a Elias a palavra (rema) do Sen­hor, dizendo:
2 Rs 20:9 – Respon­deu Isaías: Isto te será sinal, da parte do Sen­hor, de que o Sen­hor cumprirá a palavra (logos)  que disse: Adiantar-se-á a som­bra dez graus, ou voltará dez graus atrás?
Jr 1:1 – As palavras (pl. de rema) de Jere­mias, filho de Hilquias, um dos sac­er­dotes que estavam em Ana­tote, na terra de Benjamim;
Jr 1:2 – ao qual veio a palavra (logos) do Sen­hor, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo ter­ceiro ano do seu reinado;
Con­texto no NT
Observe­mos vocábu­los gre­gos usa­dos como sinón­i­mos pelo mesmo autor. O médico Lucas con­hecia muito bem o grego, e Jerón­imo, tradu­tor da Vul­gata latina, tam­bém. É digno de nota que o vocábulo latino ‘ver­bum’ é sub­stan­tivo, sig­nif­i­cando ‘palavra’ e não ‘verbo’ como pode parecer.
Tre­chos com ‘logos
Lc 1:2 – segundo no-los trans­mi­ti­ram os que desde o princí­pio foram teste­munhas ocu­lares e min­istros da palavra, (logos).
Lc 1:29 – Ela, porém, ao ouvir estas palavras, (pl. logos) turbou-se muito e pôs-se a pen­sar que saudação seria essa. Com­parar com Lc 1.37,38, abaixo, com rema.
Lc 4:32 – …e maravilharam-se da sua dout­rina, porque a sua palavra (logos) era com autoridade.
Lc 4:36 – E veio espanto sobre todos, e falavam entre si, per­gun­tando uns aos out­ros: Que palavra (logos) é esta, pois com autori­dade e poder ordena aos espíri­tos imun­dos, e eles saem?
Lc 5:1 – Certa vez, quando a mul­ti­dão aper­tava Jesus para ouvir a palavra (logos) de Deus, ele estava junto ao lago de Genezaré;
Lc 6:47 – Todo aquele que vem a mim, e ouve as min­has palavras, (pl. de logos) e as prat­ica, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
Lc 7:7  por isso nem ainda me julguei digno de ir à tua pre­sença; dize, porém, uma palavra, (logos) e seja o meu servo curado. Com­parar com Mc 1:41 que con­tém: “quero, sê limpo.” Em grego, ‘sê limpo’ é uma só palavra: katharistheti.
Lc 8:11 – É, pois, esta a parábola: A semente é a palavra (logos) de Deus. A Vul­gata latina usa ‘verbum’.
Lc 8:12 – Os que estão à beira do cam­inho são os que ouvem; mas logo vem o Diabo e tira-lhe do coração a palavra, (logos) (Lt. ver­bum) para que não suceda que, crendo, sejam salvos.
Lc 8:13 – Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, (logos) a recebem com ale­gria; mas estes não têm raiz, ape­nas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam.
Lc 8:15 – Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra (logos) com coração recto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.
Lc 10:39 – Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Sen­hor, ouvia a sua palavra (logos).
Lc 12:10 – E a todo aquele que pro­ferir uma palavra (logos) con­tra o Filho do homem, isso lhe será per­doado; mas ao que blas­fe­mar con­tra o Espírito Santo, não lhe será perdoado.
Lc 22:61 – Virando-se o Sen­hor, olhou para Pedro; e Pedro lembrou-se da palavra do Sen­hor, como lhe havia dito: Hoje, antes que o galo cante, três vezes me negarás.
Lc 24:44 ­– Depois lhe disse: São estas as palavras (logos)  que vos falei, estando ainda con­vosco, que impor­tava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Pro­fe­tas e nos Salmos.
Observe­mos ainda o tre­cho de João 1:1,14: – No princí­pio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus… e o Verbo incar­nou e habitou entre nós. A ver­são grega con­tém qua­tro vezes ‘Logos’ e a ver­são latina con­tém igual­mente qua­tro vezes ‘Verbum’.
Agora com­parar Ef 6:17, que usa ‘rema’, (lat. ver­bum) com Hb 4:12, que usa ‘logos’ (lat. ser­mo­nis = con­ver­sação, assunto).
Tre­chos com ‘rema
Lc 1:37,38 – …porque para Deus nada será impos­sível (toda a palavra). Disse então Maria. Eis aqui a serva do Sen­hor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. A Vul­gata latina usa aqui ‘ver­bum’, assim como noutros lugares ‘logos’.
Lc 1:65 – Então veio temor sobre todos os seus viz­in­hos; e em toda a região mon­tan­hosa da Judeia foram divul­gadas todas estas coisas (palavras; de remata, pl. de rema).
Lc 2:29 – Agora, Sen­hor, des­pedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra (rema).
Lc 3:2 – Sendo Anás e Caifás sumos sac­er­dotes, veio a palavra  (rema) de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto.
Lc 5:5 – Ao que disse Simão: Mestre, tra­bal­hamos a noite toda, e nada apan­hamos; mas, sobre tua palavra, (rema) lançarei as redes.
Con­clusão
Em vista do exposto, con­cluí­mos que ‘logos’ e ‘rema’ são usa­dos pelos escritores da Bíblia como sinón­i­mos. Mas tam­bém desco­b­ri­mos que ‘logos’ rep­re­senta o nosso Sen­hor Jesus Cristo como aquele que estava no princí­pio com Deus, e que era Deus e Cri­ador de todas as coisas jun­ta­mente com o Pai. E que o Verbo (Logos) incar­nou e habitou entre nós, e o seu nome é ‘Verbo de Deus’ ou, Logos de Deus; Ap 19:13.

Logos e Rhema


Em grego, o idioma em que se escreveu o Novo Testamento, existem dois vocábulos que se traduziram ao espanhol como “palavra”. Um é ‘logos’, e o outro é ‘rhema’. Embora o significado geral é “palavra”, em grego os dois vocábulos mencionados têm matizes diferentes, que o vocábulo espanhol não reflete.
  • ’Logos’ é a Palavra de Deus que foi dita uma vez. ‘Rhema‘ é a Palavra que foi dita pela segunda vez. A Bíblia inteira é a Palavra (logos) de Deus. É o que Deus já falou na história, é a palavra de verdade, uma revelação completa, cabal, da vontade de Deus para o homem.
  • Mas a Bíblia não é a ‘rhema’ de Deus, porque a ‘rhema‘ é o que Deus nos fala pela segunda vez, por meio do Espírito Santo, em forma específica ao nosso coração. O ‘logos’ é a Palavra objetiva; ao contrário a ‘rhema’ é a Palavra subjetiva. Quando María recebeu a visita do anjo, lhe trouxe a ‘rhema’ de Deus. Por isso María pôde dizer: “Faça-se comigo conforme a sua palavra” (’rhema’) (Lc. 1:38). Deus tinha falado a ela especificamente.
  • A ‘rhema’ de Deus não é independente do ‘logos’, pois se apóia nele. Quando Deus nos fala de maneira específica, o Espírito Santo usará o ‘logos’ para fazê-lo, e o fará aplicando-o à nossa situação presente. Um fragmento do ‘logos’ se transformará em ‘rhema’ para nós, e suprirá nossa necessidade. Quando o Senhor respondeu a Satanás no deserto disse: “Não só de pão viverá o homem, mas também de toda palavra (’rhema’) que sai da boca de Deus” (MT. 4:4). O Senhor tinha recebido a ‘rhema’ de Deus, esse era seu alimento, portanto não precisava converter as pedras em pão.
  • São as ‘rhemas’ de Deus os que nos alentam, exortam-nos, edificam-nos. São as respostas de Deus, procedentes de sua Palavra, que nos enchem o coração de certeza, gozo e paz.
  • Como a igreja é purificada hoje das impurezas do mundo? “Pela lavagem da água pela palavra” (’rhema’) (Ef.5:26). Que importante é! Quanto necessitamos das ‘rhemas’ de Deus!
  • Agora, como obter estes ‘rhemas’? Primeiro, devemos estar muito familiarizados com o ‘logos’. Temos que encher nossa mente e nosso coração com a Bíblia; assim, o Espírito Santo terá muito o que lançar mão para nos falar em situações determinadas. O Espírito Santo tomará a letra da Palavra (o ‘logos’) e a transformará em espírito, pois a Palavra (a ‘rhema’) é espírito e vida, é a Palavra viva de Deus.
Se nos abrirmos a Palavra de Deus (o ‘logos’), para que abunde em nosso coração, as rhemas abundarão também em nossa vida, e assim a Palavra de Deus paulatinamente se irá encarnando em nós. Quer dizer, iremos sendo transformados na mesma imagem de nosso Senhor Jesus Cristo. Para concluir a “rhema” é a revelação dada pelo Espírito Santo de Deus; àquilo que transcende a Palavra escrita.
A Distinção Entre e Logos e o Rhema


     Lendo nossas bíblias em português, não conseguimos distinguir dois termos usados no original que são igualmente traduzidos como “Palavra” em nosso idioma. Esses dois termos são logos e rhema. Esses termos são traduzidos unicamente como “Palavra” porque são vistos como sinônimos,
porém, o Espírito Santo escolheu tais termos para nos mostrar a tremenda diferença que existe entre a Palavra escrita e a Palavra viva. Vejamos alguns exemplos bíblicos onde encontramos os termos logos e rhema:


O logos
    Logos é a palavra escrita. É aquilo que Deus falou e que foi registrado para nossa orientação. Ela contém o que Deus falou anteriormente pelos profetas e por meio do filho (Hb. 1:1-2). É esta a Palavra que nós ministramos; não ministramos palavra de homens. Precisamos estar familiarizados com esta palavra, pois o conhecimento da letra da Bíblia é extremamente importante. Vejamos alguns textos em que no original se usa o termo Logos, e qual deve ser a nossa atitude para com a palavra escrita.

     Alguns exemplos onde na Escritura Sagrada vemos a palavra “logos”:



Se alguém me ama guardará a minha palavra (logos)”. João 14:23.

“Lembrai-vos na verdade, a tua palavra (logos) é a verdade”. João 15:20.
“Santifica-os na verdade, a tua palavra (logos) é a verdade”. João 17:17.
“Mas nós preservaremos na oração e no ministério da palavra (logos)”. Atos 6:4.
“A palavra (logos) de Deus crescia”. Atos 6:7.
“Retendo a palavra (logos) da vida”. Filipenses 2:16.
“...Criado com as boas palavras (logos) da fé. I Tim. 4:6.
“...Que maneja bem a palavra (logos) da verdade”. II Tim. 2:15.
“Prega a palavra (logos)”. II Tim. 4:2.
“porque a palavra (logos) é viva e eficaz”. Hebreus 4:12.
“...Não está experimentado na palavra (logos) da justiça”. Heb. 5:13
“E sede praticantes da palavra (logos)”. Tg. 1:22.
“ A palavra (logos) de Cristo, habite em vós abundantemente (ricamente)”. Col. 3:16.

 A Palavra escrita deve habitar em nós ricamente. Deve estar dentro de nós abundante-mente, ricamente. Devemos ler, meditar e decorar esta palavra. Devemos estar entre aqueles em que o simples mencionar de um fato das escrituras é o suficiente para que saibamos o seu conteúdo. Isso é fundamental, pois sem o conhecimento da palavra es- crita, nunca chegaremos à experiência da Palavra viva (Rhema). O logos é o fundamen-
to do rhema. Temos que ter a mente cheia do logos, para que o Espírito Santo nos traga o Rhema.

Logos e Rhema - Desmistificado!

.
.
[18605965.jpg]
Os apologistas da confissão positiva fazem um "cavalo de batalha" sobre os termos gregos "logos" e "rhema" que significam palavra, dizendo que há uma distinção entre eles no sentido de que logos é a Palavra escrita, revelada de Deus, e que rhema é a palavra dita, expressa de Deus, que faz com que as coisas sejam realizadas. Desta forma, eles afirmam que podemos usar a palavra rhema para realizarmos no mundo espiritual e físico aquilo que desejamos.
Entretanto, na Palavra de Deus não há sequer uma distinção teológica entre estes dois termos. Todo estudante da teologia sabe que os nomes sempre aparecem na Bíblia para designar uma função ou estado de um ser ou objeto. Por exemplo: o nome Jeová é o designativo da Divindade quando foi manifestada no tempo para a redenção de Israel; e El-Shadai para suprir a necessidade do povo a fim de que a promessa feita a Abraão fosse cumprida na sua totalidade (Êxodo 6.3). E quanto à ênfase dada por Jesus, "em meu nome expulsarão os demônios", nunca quis ele dizer que seria no poder do nome em si, mas na autoridade da pessoa que o nome se refere ­ Jesus Cristo. A ênfase de Pedro, no capítulo dois, e versículo 38 de Atos dos Apóstolos: "e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo", não contradiz o mandamento do Senhor,"batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo".
Na Bíblia Sagrada, nome é o símbolo de autoridade. A sentença grega "epi to onomati Iesou Christou" (em nome de Jesus Cristo), explicita que o batismo deve ser feito na autoridade do nome de Jesus. A preposição grega epi - em nome, de Atos 8.38; a en - no nome, de Atos 10.48 e eis - pelo nome, implica autoridade proprietária e direta legada à uma pessoa! Portanto, acrescentar valores superiores aos nomes mais do que às pessoas que eles representam, seria fabricar uma doutrina panteísta.
O Dr. Russel Shedd afirmou que Pedro não fez distinção sobre estes termos em sua primeira carta, capítulo 1.23-25: "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra (logos) de Deus, viva que permanece para sempre. Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra (rhema) do Senhor permanece para sempre; e esta é a palavra (rhema) que entre vós foi evangelizada".
Como podemos ver, na mente do apóstolo não havia distinção entre estas palavras. Sendo assim fica desfeita a pretensão daqueles que querem forçar uma interpretação e aplicação errônea destes termos.
Na verdade poderíamos definí-los como termos sinônimos: O termo rhema significa “palavra, coisa”; enquanto em logos, os léxicos apresentam uma extensa variedade de significados como: “palavra, discurso, pregação, relato, etc”. Mas ambos os termos coincidem-se.
Alguns chegam ao absurdo de declarar que o texto de 2Crônicas 29, relativo a Ezequias, palavra Rhema. Ora Rhema é termo grego, completamente desconhecido ao hebraico do livro de Crônicas.
Aqui, a heresia dividiria as Escrituras em duas categorias, o que além de ser herético, é histórica e exegeticamente um absurdo. Nisto vemos que o "logos" de Deus não faz mais tanto sucesso quanto o "rhema" da confissão positiva: é a Palavra Turbinada. Só a Palavra não serve... tem que ter a "revelação".
Portanto esta diferenciação entre "logos" e "rhema" não tem base bíblica e representa o momento típico dos dias em que vivemos em se falando de teologia.
Em Cristo!


FONTE:
http://haja-luz.noah-inc.net/?p=316
http://revelacao-na- palavra.webnode.com.br
http://bereianos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com