CLIQUE NO VÍDEO PARA ASSISTÍ-LO
O que significa a palavra ALELUIA?
Aleluia é uma expressão muito usada pela maioria dos cristãos no mundo todo. Como forma de adoração ela é dita para exaltar o nome do Deus da bíblia, o Senhor; já na cultura popular, aleluia é empregada de forma cômica, quando ocorre alguma coisa contrária à ordem natural das coisas, algo como um “milagre”. Entre os evangélicos, é uma expressão comumente utilizada, porém como existem entre nós poucos “bereanos”, seu real significado é desconhecido pela grande maioria. O resultado disso são pleonasmos, redundâncias, etc. Então para acabar com erros como “aleluia Deus”, “aleluia Jesus”, eis o significado da palavra ALELUIA.
ALELUIA é uma palavra traduzida do hebraico הַלְלוּיָהּ (Halləluya – Hebraico padrão) onde a primeira parte da palavra Hallelu (הַלְּלוּ) significa “Louvem! Adorem!” numa forma de elogio, e a segunda parte Yah (יָהּ) é uma abreviação do nome de Deus, Javé (YHWH). Portanto, ALELUIA quer dizer: “Louvem ao Deus Javé” ou “Adorem ao Deus Javé”.
Existe ainda outra teoria que defende que ALELUIA não possua nenhum significado exato, mas que seria somente uma expressão usada pelos judeus para demonstrar alegria. Tal teoria apoia-se no fato de que o nome de Deus (Javé) aparece incompleto, fato esse que para os judeus era inadmissível dado o respeito que tinham pelo nome do Senhor.
A palavra ALELUIA aparece 24 vezes no Antigo Testamento em início ou final de Salmos e no Salmo 135.3 em que aparece no meio, além de aparecer junto à palavra amém* no Salmo 106.48. Já no Novo Testamento, ALELUIA está presente 4 vezes no livro de Apocalipse na forma grega Αλληλούια.
“Por muitas vezes vi essa palavra sendo usada erroneamente ou demasiadamente por pessoas que sequer conhecem seu significado. É importante aprendermos essas pequenas coisas para que saibamos explicar ao mundo a razão da nossa fé.”
A palavra hebraica “halleluyah” é composta da forma imperativa do verbo “halal” – louvar, e do substantivo “Javé” ou Jeová”. Por tanto o significado lógico da palavra em hebraico e mantido em Português é - louvai a Jeová ou a Deus.
A palavra pode ser estudada no Velho e Novo Testamentos.
a) No Velho Testamento, onde é muito mais usada, especialmente no livro de Salmos, havendo alguns até conhecidos pelo nome de “aleluiáticos”, ou do “Grande Halel”, pelo fato da palavra ser muito freqüente (104-109).
Em 15 Salmos a expressão aleluia aparece tanto no início no fim (Sal. 106, 113, 135; 146-150); em outros apenas no início (Sal. 112); e ainda em alguns, somente no fim (Sal. 104, 105; 115-117).
A nota tônica dos Salmos era esta: louvai a Deus, desde que Davi e outros autores dos Salmos viam em todas as circunstâncias da vida, favoráveis ou desfavoráveis motivos para louvar a Deus.
b) No Novo Testamento
Nesta parte da Bíblia ela aparece apenas 4 vezes em Apoc. 19, versos 1, 3, 4 e 6. Nestes versos ela indica o canto de júbilo dos Salvos no Céu, pelo privilégio da salvação.
Esta palavra na realidade, é a mais sintética de todas as doxologias conhecidas.
É correto usar o termo aleluias?Aleluia é uma transliteração do hebraico הַלְלוּיָהּ (Halləluya em hebraico padrão ou Halləlûyāh hebraico tiberiano), que significa "Louvem! Adorem! (הַלּלוּ) Yah (Jah) Deus (יָהּ)" ou "Elogio (הַלּלוּ) [o] SENHOR Deus")(יָהּ).
A palavra Aleluia como descrita nos Salmos e no Apocalipse, é uma combinação de (הַלְּלוּ) Hallelu e (יָהּ) Yah ou (Jah).
Yah ou Jah é uma forma abreviada representada pela primeira metade do Tetragrama הוהי,(YHWH, IHVH, JHVH), isto é, as letras yod (י) e he (ה), respectivamente a décima e a quinta letra do alfabeto hebraico.
Aleluia aparece junto com “amém” no fim do quarto livro dos Salmos (Salmo 106.48). Para a maioria dos cristãos, a palavra "aleluia" é uma palavra de elogio ou louvor a Deus. A palavra é usada no Judaísmo como parte das orações de Hallel. Aleluia é a forma latina da palavra, e é usado por protestantes e católicos em preferência a Hallelujah, conforme usado em muitos idiomas.
O termo é usado 24 vezes na Bíblia Hebraica e, com exceção do Salmo 135.3, introduz e/ou conclui os Salmos em que se encontra. Também aparece outras 4 vezes na transliteração grega do Apocalipse de São João.
Esta palavra aparece no Novo Testamento apenas em Apocalipse 19.1,3,4,6. Trata-se de uma transliteração do termo grego (allhlouia) allelouia uma expressão que significa Louvai ao Senhor (JAVÉ).
ALELUIA, portanto deriva-se das duas palavras hebraicas: (הַלְּלוּ) Hallelu, que significa “louvor”, e (יָהּ) Yah ou (Jah). Significando, então “louvai ao Senhor”.
Usar a palavra "aleluia" no plural não é correto, já que seu significado também não permite plural. Portanto não existe "aleluias". Se encontrarmos a palavra no plural, a tradução não está certa.
FONTE:
http://luanallmeidah.wordpress.com
http://setimodia.wordpress.com
http://www.ibetel.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.
https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com