Os cinco presentes de Deus
- INTRODUÇÃO:
a) Todas as pessoas querem receber a recompensa pelo seu trabalho. Isto é natural no ser humano. Porém a salvação é um dom gratuito de Deus. Não nos é dado como pagamento por alguma obra boa que fizemos. Deus dá a salvação porque Ele é bom e quer a nossa felicidade. Nós não merecemos a salvação, mas necessitamos desesperadamente dela.
b) Ganhar presente é muito bom. Pedro, e também os demais apóstolos, estavam interessados em saber o que iriam ganhar, depois de seguirem a Jesus por todo lado. Eles haviam deixado tudo, inclusive se afastaram da família, para seguir a Jesus. Pedro, representando o grupo apostólico, perguntou: “Que ganharemos com isso?”
c) Jesus não ficou aborrecido pelo fato de Pedro haver-lhe perguntado isto. Pelo contrário, Jesus até adiantou para eles algumas das recompensas que receberiam pelo fato de crerem em Deus e no Evangelho da Salvação.
d) Nesta mensagem, queremos apresentar a todos vocês CINCO PRESENTES DE DEUS para todo aquele que confia em Jesus como seu Salvador e Senhor. É verdade que Deus não tem apenas cinco presentes para nos dar, tem muito mais. Porém aqui estudaremos estes.
I. PERDÃO E PURIFICAÇÃO DOS PECADOS
a) Deus sabe que o maior problema humano é o Pecado. Porém Deus não vê o pecado como sendo apenas um ato externo de desobediência. Para Ele, Pecado é um tirano, um poder interior que domina todo o ser do homem, que o subjuga e o faz seu escravo. Rom 5:12; 6:10-14; 6:23.
b) João diz que Deus quer nos presentear com o PERDÃO e a PURIFICAÇÃO dos nossos pecados, se os confessarmos honesta e sinceramente ao Senhor: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” I João 1:9. O sábio Salomão escreveu: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” Prov. 28:13.
c) Vá a Jesus, em humildade de coração e plena certeza de fé (Hebreus 4:14-16), e confesse a Ele todos os seus pecados. Ele vai perdoar você, porque o Senhor Deus “é rico em perdoar”. Isaías 55:6-7. Leia também Isaías 1:18-20. Porém seja muito honesto nesse ato de fé.
II. VERDADEIRA LIBERDADE
a) O segundo presente que Deus oferece aos que nEle confiam é verdadeira liberdade. O pecado escraviza o ser mais íntimo do homem. Deixa-o preso ao mal. Sozinho, nenhuma pessoa consegue libertar-se desse tirano chamado pecado. Tem que vir ajuda de fora do homem, tem que vir de Deus essa ajuda, para que haja verdadeira liberdade.
b) Deus providenciou o Libertador: Jesus Cristo. Jesus declarou: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos; para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.” Lucas 4:18-19.
c) Jesus disse aos fariseus: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32. E depois acrescentou: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8:36.
d) Jesus é o único libertador do homem que o Pai Eterno reconhece e aceita. Certa vez, um grupo de jovens estava discutindo a respeito de liberdade. Eram jovens não cristãos, que discutiam este assunto com um pastor adventista. Num certo momento, um dos jovens afirmou: Pastor, nós somos livres, pois nós faremos o que queremos. O senhor não é uma pessoa livre, mas uma pessoa bitolada, pois não pode fazer o que bem quer. Então o pastor lhes respondeu: Jovens, a verdadeira liberdade de um homem não está no fato de ele fazer o que bem quer; está na coragem de rejeitar o erro e escolher fazer apenas o que é correto. Somente as pessoas livres têm autoridade para rejeitar o mal e escolher o bem.
e) Deixe Jesus libertar você de tudo o que é mal e perverso. Deixe Jesus ser o seu Libertador, o seu Salvador pessoal.
III. RECONCILIAÇÃO COM DEUS
a) O principal problema que o pecado acarretou para a humanidade foi sua separação de Deus, gerando a morte. Deus é Vida. Separar-se de Deus resulta em morte.
b) O Pecado também fez do homem um inimigo de Deus. Criou um bloqueio nas relações entre Divindade e humanidade. O homem tornou-se inimigo de Deus, pois o pecado fez o homem unir-se a Satanás, o adversário do Senhor. Leia Isaías 59:2.
c) Cristo veio morrer como pagamento pelo pecado da raça humana. De toda a raça humana. Ele trocou de lugar conosco: a cruz, que deveria ser nossa, Ele a tomou para Si; a Justiça, que era dEle, Ele a concede a nós. Leia Isaías 53.
d) Pendurado numa cruz, entre o céu e a terra, Jesus Se tornou para nós um elo de reconciliação com o Pai Eterno. Jesus é o Reconciliador. Com Sua morte vicária, substituinte, morte em lugar e em favor da raça humana, Jesus pagou o preço do resgate humano, cumpriu a Lei, que fora ofendida e transgredida por Adão e Eva, os pais da raça, e restabeleceu as relações entre Divindade e humanidade, que estavam bloqueadas desde o pecado de Adão. Jesus é o Segundo Adão, que ocupa o lugar do primeiro.
e) Este é um presente excelente que Jesus nos dá em Jesus Cristo. Jesus é o caminho aberto de volta ao Céu, por onde o filho pródigo deve voltar à Casa do Pai. Ele desbloqueou o caminho e os canais de comunicação entre a Terra e o Céu. Jesus é minha reconciliação.
IV. ETERNA SALVAÇÃO
a) “Pela graça sois salvos mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8-9.
b) A salvação vem do Senhor. É uma dádiva gratuita de Deus. Jesus declarou: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nel crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16. Jesus é o Salvador e a Salvação.
c) Já nos tempos do Antigo Testamento, o Senhor Deus animou e confortou Seu povo Israel com essas promessas: “Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. …Porque eu sou o Senhor teu Deus, o santo de Israel, o teu salvador.” Isaías 43:1 e 3. “Mas assim diz o Senhor: Por certo que os presos se tirarão ao valente, e a presa do tirano fugirá; porque eu contenderei com os que contendem contigo, e salvarei os teus filhos.” Isaías 49:25.
d) Deus enviou Jesus para ser o SALVADOR de Seu povo fiel. Paulo O chama de “grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.” Tito 2:13.
e) João declarou: “E nós temos visto e testemunhado que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo.” I João 4:14. Pedro afirmou: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” Atos 4:12. E no Apocalipse, há a visão de anjos cantando triunfalmente sobre Jesus: “Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua e povo, e nação, e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.” Apocalipse 5:9-10.
V. A VIDA ETERNA
a) Vida procede de Vida. O Pecado matou o homem. Jesus veio salvar o homem do domínio do pecado e lhe imputar Vida. Salvação significa libertação da morte eterna, e perpetuidade de vida. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.
b) Vida eterna virá ao crente salvo pela graça de Deus. Somente os crentes fiéis, que confiaram na promessa de Deus, de dar Salvação gratuita mediante a Vida e a Morte de Seu Filho Jesus, é que receberão de Deus Vida eterna. Deus é Vida. E somente os que se voltam para Deus, em plena certeza de fé, é que receberão, pela Graça de Deus, Vida eterna.
c) Paulo afirma que em Jesus Cristo nos tornamos novas criaturas. II Coríntios 5:17-21. E Jesus declarou que somente os que nascem de novo, isto é, nascem “da água e do Espírito”, é que estarão vivendo eternamente. João 3:1-16.
d) Muitas pessoas dão tudo o que possuem para ter mais alguns dias de vida. Alguns estão doentes, certos de que a morte se aproxima. Gastam tudo em remédios e com médicos e hospitais, mas a cura completa não lhes vem. Isto só para ter um pouquinho mais de vida nesse mundo. Porém muitas dessas pessoas rejeitam a oferta de Deus, que lhes quer dar Vida plena, abundante e eterna. Recusam o Único que lhes pode salvar a vida.
e) Jesus afirmou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6. João escreveu em sua primeira carta: “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.” I João 5:11-12.
APELO: Aceite a Jesus agora como seu Salvador e Senhor. E se Jesus já é tudo isto para você, permaneça em Jesus, cada dia mais fiel. Home
O Melhor Presente de Todos
O Natal é a época do ano em que enfrentamos shoppings lotados, gastamos até o último tostão e estouramos o limite do cartão de crédito tentando comprar presentes para todos os que amamos – e até para alguns que não amamos. Mas o maior presente de todos não custa nem um centavo. Não é preciso ficar em pé numa loja apinhada de gente esperando ser atendido para poder comprá-lo. Não é preciso esvaziar a carteira para pagar por ele. E não é preciso sacar o cartão de crédito e acrescentar mais um débito à sua conta já sobrecarregada.
De fato, não é possível comprar esse presente. Tudo o que podemos fazer é recebê-lo. Outra pessoa o comprou para nós. E lhe custou tudo o que tinha.
Na verdade, ele é um presente de muitas facetas, como uma jóia – mas muito melhor. Ele nunca sai de moda. Não se pode perdê-lo. Ele não pode ser arrancado, nem roubado. Ele jamais se quebra, nem precisa de conserto. Não precisamos comprar uma garantia para ele. Além disso, à medida que o tempo passa, ele vai melhorando cada vez mais.
Esse presente existe em quantidade suficiente para todas as pessoas do mundo. Infelizmente, muita gente não sabe nada a respeito dele, ou não entende que tudo o que precisa fazer é pedi-lo. Ninguém jamais tem seu pedido recusado.
Esse é o melhor presente de Natal que alguém pode receber. Aqui estão algumas coisas que vêm junto com ele: perdão dos pecados (Ef 1.7), paz (Jo 14.27), amor (Rm 8.35), vida eterna (Jo 3.16), vida abundante (Jo 10.10), a garantia de uma herança (Ef 1.3,11,14) e um corpo novinho em folha, no futuro (1 Co 15.50-54).
Para receber esse presente, tudo o que você tem a fazer é concordar com Deus e admitir que você é pecador. A Bíblia diz: “Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque” (Ec 7.20). Se você já fez alguma coisa que o próprio Deus não faria, você está fora dos padrões dEle (Lv 20.7; Rm 3.23). Portanto, está qualificado a receber esse presente. Na verdade, você precisa dele. Foi por isso que Deus o preparou para você.
“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo [o Messias] morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). Jesus recebeu o castigo pelos pecados que você cometeu, porque Ele o ama. E, porque Ele é Deus, ressuscitou dentre os mortos e está pronto a dar-lhe o presente da vida eterna. Tudo o que você tem a fazer é pedir.
Mas como você pode ter certeza de que Ele realmente lhe dará esse presente? Porque Ele mesmo diz: “O que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” (Jo 6.37). “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23).
Você não gostaria de receber agora mesmo o presente da vida eterna que Deus tem para lhe dar? Basta pedir. Será o melhor presente que você já ganhou na vida. E não existe melhor época para recebê-lo do que agora!.
FONTE:
http://www.sermao.com.br
http://www.ajesus.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.
https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com