CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

sábado, 2 de julho de 2022

873-O GRANDE PROBLEMA DA TEOLOGIA E DO TEÓLOGO!!!

 




O GRANDE PROBLEMA DA TEOLOGIA E DO TEÓLOGO

 

 

Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito”

                                                     João 5.39

 

 

      O grande problema dos teólogos em sua grande maioria, é a má interpretação das Escrituras Sagradas. Existem seminários coerentes, bíblicos, eficazes, que ensinam o que realmente está contido nas Escrituras, entretanto, tem muitos seminários, em que, existem teólogos e teólogas que ensinam heresias, teses infundadas, e pensamentos filosóficos. Misturam a teologia pura, cristalina do ETERNO, com vãs filosofias humanas, achismos e proposições copiadas de livros teológicos, cujo autor, as vezes, nem tem compromisso com o Evangelho e com Cristo. Existem bons e maus teólogos, ótima teologia e teologia herética.

      Quaisquer proposições, textos, frases, palavras, ensinamentos, teses, achismos, livros, apostilas, conselhos, orientações, ordens, áudios e vídeos que não se enquadrem com as Escrituras sagras devem ser consideradas como anátema, devem ser rigorosamente recusados. A Bíblia é, e deve continuar sendo a nossa norma máxima de fé e prática, ela é o nosso maior tesouro que o Eterno nos concedeu, é a nossa bússola, ela nos orienta, é a nossa coluna, pois, nos sustenta, a mesma é a luz, pois, ilumina o nosso caminho nos ajudando a percorrer o caminho da fé em Cristo, ela é a nossa espada, porque nos defende das heresias, achismos e filosofias humanas.

      A Bíblia deve ser estudada, manuseada e interpretada à luz do seu contexto, não devemos nos apegar a textos isolados, e nem muito menos à versículos isolados. Não devemos tentar interpretá-la sem a iluminação do Espírito Santo de Deus, pois, Ele e somente Ele é o nosso maior professor, guia, consolador e companheiro durante a nossa jornada de fé e leitura das Escrituras. Infelizmente tem teólogos que se acham “os super intérpretes” da Bíblia. Sem o auxílio da oração, presença e iluminação do Espírito de Deus, não poderemos interpretar, ensinar e pregar as santas Escrituras.

      Podemos enumerar vários problemas de alguns teólogos, ou de vários, e de suas “teologias modificadas e açucaradas”.  Vamos analisar o que ocorre em muitos seminários e pregações destes ditos “teólogos” da fé cristã. Veja o que fazem:

 

1- Estes “teólogos” pregam uma teologia fácil de mais, pregam que o Eterno é apenas bom, não pune, não castiga, e nem repudia o pecado. O Eterno Deus é bom, sim, é verdade, mas, o mesmo condena as práticas pecaminosas das pessoas, e se as mesmas não se arrependerem irão para o castigo eterno.

2- Pregam uma “hipergraça”, que pode tudo, não há limites, não existem restrições e nem proibições para a fé cristã. Isto é um ledo engano, na Bíblia encontramos várias advertências, exortações, conselhos e ordenanças.

3- O texto sem contexto, este é outro grave erro desses ditos “teólogos”, texto sem contexto é pretexto para heresias. Deve-se pregar e/ou ensinar um texto à luz de seu contexto. Deve-se buscar vários versículos para dar base, suporte a sua argumentação bíblica.

4-A hermenêutica não deve ser ignorada, a regra número 01 da hermenêutica diz que a Bíblia explica a si mesma. Ela “diz”, e não “quer dizer”. Todas as respostas devem ser retiradas da Bíblia e com a ajuda do Espírito Santo de Deus. Muitos pseudo teólogos não o fazem.

5- A tal da exegese, é outra matéria teológica que procura interpretar os textos bíblicos à luz do seu contexto histórico, cultura e social da época, mas, as vezes apresenta distorções, pois, engloba filosofias de pensadores, engloba escritos pagãos, documentos de origens duvidosas, além de pegarem textos do grego, hebraico e aramaico, e distorcerem de forma gritante, são verdadeiros engenheiros bíblicos do horror! Na verdade fazem uma eisegese, e não uma verdadeira exegese. O problema é que tentam mesclar textos pagãos com textos bíblicos, procuram forçar o texto a dizer o que não diz, procuram obscurecer o que está esclarecido.

       A falsa exegese(eisegese), ocupa-se não em extrair o verdadeiro sentido e mensagem bíblica, mas, ocupa-se em misturar, distorcer, adulterar, minimizar, maximizar ou destruir um texto, seu sentido e sua mensagem cristalina dada pelo Criador. Cuidado com isso, o Eterno não lhe terá por inocente.

6-Outro grande problema dos teólogos, é a sua falta de oração e comunhão com o Senhor. O dono de tudo e de todos, Senhor de todos, que é sobre todos e mantenedor de tudo, o mesmo esclarece e direciona para o caminho correto. Teólogo(a), ore mais, tenha mais comunhão íntima com o Senhor, peça à Ele ajuda, orientação e direção, em vez de ficar levantando teses, questionamentos e forçando o texto à dizer o que não diz! Reveja os seus conceitos, não seja o dono(a) da verdade. Esteja disposto(a) à aprender, peça ao Senhor um coração ensinável e obediente. Fique seguro(a)!

7- Outro grande problema da “teologia e dos teólogos” que a acompanham, é a falta de sensibilidade, contextualização, estudo e reflexão diária. A insensibilidade espiritual é um grande e grave problema do teólogo(a), o mesmo, fica insensível ao toque do Espírito Santo, acha-se o senhor da verdade. A falta de contexto com o texto pregado é outro gravíssimo problema. Texto isolado, é texto adulterados, e é problema maximizado. A falta de estudo e reflexão diária sobre os textos a serem pregados e ensinados é um problema gravíssimo.

8- Outro sério problema é a literatura secular ou pagã, as mesmas servem como conhecimento, curiosidade e para estudo, sim, até tem o seu grau de importância, mas, por favor teólogos(as), não as misturem com o texto puro e sagrado das Escrituras, não faça uma salada de frutas. Use-os com sabedoria e equilíbrio.

9- Leia, estude, pesquise e pregue textos através dos “originais” (cópia da cópia) da Bíblia, mas, faça com toda a cautela possível, para não montar “aleijões teológicos” e bichos de 10 cabeças e 50 chifres!

10-Evite secularizar a Bíblia, tratando-a apenas como um produto humano, retirando a sua sacralidade, confiabilidade, inspiração e espiritualidade. Trate-a como a Palavra de Deus, que é a nossa norma máxima de fé e conduta, trate-a como o livro dos livros. Evite incorporar escritos pagãos na Bíblia, textos extra bíblicos, teses de outros teólogos, documentos e livros de origem incerta na mesma ou em conexão com a mesma, evite a “teologia sala de fruta”. Ore ao Senhor para que Ele te esclareça.

11-Outro grande problema que os teólogos enfrentam no tocante ao uso interpretação da Escrituras, é a polissemia, os vários significados atribuídos à uma determinada palavra. Tem palavras que abarcam dois ou mais significados, temos palavras polissêmicas no português, e no grego não é diferente, como a palavra inferno por exemplo, a mesma é polissêmica, no português podemos exemplificar, algumas são: papel, banco, partir, pode ter pelo ao menos dois significados. E a teologia correta acaba “sofrendo” por conta disso. Teologia é o estudo sobre o Eterno e sobre a sua Palavra, porém, ao longo dos anos, vem em decadência, pela falta de preparo, precipitação, pensamento tendencioso e equívocos cometidos por estes supostos “teólogos”.

12- As heresias geralmente surgem com uma suposta “revelação”, ou através de um grupo de pessoas que abandonaram a sua fé original, se decepcionaram em suas congregações locais. Geralmente viram “desigrejados”, desistem de congregar e formulam a sua própria doutrina, e ao logo do tempo contaminam pessoas incautas, até instruídas secularmente, porém, sem discernimento espiritual e sem a sabedoria que vem do alto. Eu conheço duas pessoas que fizeram isso. Podemos citar outros problemas dos teólogos e suas ditas “teologias”, mas, podemos afirmar com toda a certeza, tem muita gente bem intencionada em muitos seminários teológicos, entretanto, convém ressaltar, que de boas intenções o inferno está cheio. Temos bons teólogos e boas teologias, mas, também encontramos teólogos hereges e seminários “mata fé”, pregadores de teologia errôneas, verdadeiros aleijões teológicos, “teologias do inferno” e interpretações particulares. Encontramos ateus em seminários tentando atrapalhar o estudo da Bíblia. Ateus, pessoas que não acreditam em Deus e no Evangelho e querem atrapalhar o reino de Deus. Já entrou ateu, ou tornou-se ateu. Temos vários problemas, e precisamos pedir forças ao Altíssimo para contornar e remediar estes problemas tão comuns e recorrentes em nossos seminários, igrejas, grupos das redes sociais e na comunidade de forma geral.

 

Conclusão

 

 Existimos para servir ao Deus vivo, para louvá-lo e adorá-lo em espírito e em verdade. Existimos também, para pregar a sua Palavra com exatidão, sabedoria e discernimento espiritual, pregando o Evangelho puro e genuíno à toda criatura. Quem quer ser teólogo(a), deve observar rigorosamente estes princípios já mencionados, dentre outros, a oração, a comunhão com o Altíssimo e a iluminação e direção do Espírito Santo são imprescindíveis. Deve-se evitar estes problemas, deve-se pregar e estudar uma doutrina bíblica sã, correta, livre de qualquer “mancha” ou erro. Devemos ser preservadores da sã doutrina de Cristo. Devemos ser zelosos pelo correto estudo e pregação das Escrituras. Você pode e deve estudar em um seminário, mas, o mesmo tem que ser bíblico, e imergido no texto correto da Escrituras.

Vamos manejar bem a Palavra da verdade.

“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.”

                                           2 Timóteo 2.15

 

“Jesus respondeu: "Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!”

                                          Mateus 22.29

 

           Um forte abraço, e que o Eterno te ilumine.

 

                 Márcio de Medeiros-02/07/2022

 

Acesse nossos Sites e Curta as Nossas Páginas do facebook:

NOSSAS PAGINAS DO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/MarciodeMedeirosLima/

https://www.facebook.com/Teologiaparatodoseparatodas/

https://www.facebook.com/Empregos-e-Concursos-P%C3%BAblico…/

https://www.facebook.com/Lindasimagens

https://www.facebook.com/pages/EBD-PARA-TODOS/323393887845157

NOSSOS SITES:

https://marciodemedeiros.blogspot.com

http://canalportasabertas.blogspot.com.br/

(Blog de reflexões e palavras positivas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com