O que é Redenção:
Redenção é o ato ou efeito de redimir ou remir, que
significa libertação, reabilitação, reparo, salvação. É o ato de
adquirir de novo, de resgatar, de tirar do poder alheio, do cativeiro. É
livrar-se de um passo arriscado, é livrar-se das penas do inferno.
A locução adverbial
“sem redenção” significa irremediavelmente, inevitável, infalível.
Redenção, no sentido
figurado, é o auxílio ou recurso capaz de livrar ou salvar alguém de situação
aflitiva ou perigosa.
Redenção:
seus vários aspectos
A palavra redenção vem
de: Lutron (grego), preço de soltura, resgate, preço de resgate, 3 vezes.
Lutroo (grego), resgatar, redimir, libertar pelo pagamento de um preço, 3
vezes. Lurosis (grego), Apolutrosis (grego), redenção, soltura, libertação.
Palavras hebraicas: padâh, resgatar, redimir; gaal, redimir, agir como parente;
goel, redentor.
O significado de redenção é libertar pagando um preço.
Libertar da escravidão ou de algum domínio sobre outrem.
Para os judeus a figura da redenção é tida na libertação divina da escravidão no Egito como evento mais notável do Velho Testamento. Essa redenção fora feita de duas maneiras: 1) por meio do sangue do cordeiro (Ex 12.1-13); e 2) a libertação do poder do inimigo (Ex 12.26,27; 13.13,14).
Para os gentios, o sentido é o de libertar um escravo, cuja liberdade era paga (1Pe 1.18).
A redenção trata da morte de Cristo e o preço do resgate que Ele pagou para providenciar a salvação.
A palavra Agoradzo (grego) significa que redenção é um ato de comprar, entrar no mercado e comprar. Isto é verificado pelo fato de Cristo ter entrado no mercado do pecado e então comprou, pagando com o Seu próprio sangue (1Co 6.20; 7.23; 2Pe 2.1; Ap 5.9; 14.3,4).
No Velho Testamento verifica-se que a redenção é obra do poder de Iahweh (Dt 15.15) ou de Seu amor (Sl 44.27).
De acordo com o costume israelita, era possível para alguém ser redentor em causa própria (Lv 25.49).
O livro de Rute nos apresenta a figura do Goel, um parente chegado que tinha o direito de redimir.
É mencionada a redenção nacional do povo de Israel (Ex 6.6; 15.13; Sl 78.35; Jr 31.11; 50.33,34); bem como a redenção individual (Ex 13.13-15; Nm 3.41; Jó 19.25); também é mencionada a redenção de propriedade, nome e vida (Lv 25.25-34; Rt 4.4-6; 3.4; Mt 22.23-33; Nm 35.12-34; Js 20.1-6).
O apóstolo Paulo nos ensina que Cristo se tornou a nossa redenção (1Co 1.30). Diz que redenção mediante o sangue de Cristo é a remissão dos pecados (Ef 1.7; Cl 1.14).
De acordo com os próprios ensinos do apóstolo Paulo, Cristo é o agente da redenção (Rm 3.24), realizado por meio da encarnação (Jo 1.12-14).
No passado:
A redenção é apresentado no aspecto passado, pois o resgate já foi pago na Cruz por Cristo. A compra já fora feita pelo sangue.
Paulo nos ensina que aquele que confia no sangue de Cristo é redimido (Rm 3.24,25), com isso é libertado da condenação, bem como da pena do pecado (Rm 8.1).
No presente:
Há também o aspecto presente, no qual o crente é libertado do poder do pecado (Rm 6.14), outro lugar no qual o apóstolo Paulo nos ensina que recebemos a redenção da vida, ou libertação do poder do pecado está em Tito 2.14.
No futuro:
Por último, a redenção no futuro, onde o corpo do crente é redimido, completando assim o redenção (Rm 8.23), isso acontecerá na segunda vinda de Cristo (1Co 15.52; Fp 3.21).
O significado de redenção é libertar pagando um preço.
Libertar da escravidão ou de algum domínio sobre outrem.
Para os judeus a figura da redenção é tida na libertação divina da escravidão no Egito como evento mais notável do Velho Testamento. Essa redenção fora feita de duas maneiras: 1) por meio do sangue do cordeiro (Ex 12.1-13); e 2) a libertação do poder do inimigo (Ex 12.26,27; 13.13,14).
Para os gentios, o sentido é o de libertar um escravo, cuja liberdade era paga (1Pe 1.18).
A redenção trata da morte de Cristo e o preço do resgate que Ele pagou para providenciar a salvação.
A palavra Agoradzo (grego) significa que redenção é um ato de comprar, entrar no mercado e comprar. Isto é verificado pelo fato de Cristo ter entrado no mercado do pecado e então comprou, pagando com o Seu próprio sangue (1Co 6.20; 7.23; 2Pe 2.1; Ap 5.9; 14.3,4).
No Velho Testamento verifica-se que a redenção é obra do poder de Iahweh (Dt 15.15) ou de Seu amor (Sl 44.27).
De acordo com o costume israelita, era possível para alguém ser redentor em causa própria (Lv 25.49).
O livro de Rute nos apresenta a figura do Goel, um parente chegado que tinha o direito de redimir.
É mencionada a redenção nacional do povo de Israel (Ex 6.6; 15.13; Sl 78.35; Jr 31.11; 50.33,34); bem como a redenção individual (Ex 13.13-15; Nm 3.41; Jó 19.25); também é mencionada a redenção de propriedade, nome e vida (Lv 25.25-34; Rt 4.4-6; 3.4; Mt 22.23-33; Nm 35.12-34; Js 20.1-6).
O apóstolo Paulo nos ensina que Cristo se tornou a nossa redenção (1Co 1.30). Diz que redenção mediante o sangue de Cristo é a remissão dos pecados (Ef 1.7; Cl 1.14).
De acordo com os próprios ensinos do apóstolo Paulo, Cristo é o agente da redenção (Rm 3.24), realizado por meio da encarnação (Jo 1.12-14).
No passado:
A redenção é apresentado no aspecto passado, pois o resgate já foi pago na Cruz por Cristo. A compra já fora feita pelo sangue.
Paulo nos ensina que aquele que confia no sangue de Cristo é redimido (Rm 3.24,25), com isso é libertado da condenação, bem como da pena do pecado (Rm 8.1).
No presente:
Há também o aspecto presente, no qual o crente é libertado do poder do pecado (Rm 6.14), outro lugar no qual o apóstolo Paulo nos ensina que recebemos a redenção da vida, ou libertação do poder do pecado está em Tito 2.14.
No futuro:
Por último, a redenção no futuro, onde o corpo do crente é redimido, completando assim o redenção (Rm 8.23), isso acontecerá na segunda vinda de Cristo (1Co 15.52; Fp 3.21).
Remissão
de pecados significa o perdão que temos da nossa dívida.
Deus providenciou uma forma para que a nossa divida (nossos pecados)
pudesse ser paga (perdoada) e assim, pudéssemos estar livres da condenação que
merecíamos.
Sabemos que essa nossa dívida
nos traria uma terrível condenação: “porque o salário do pecado é a morte”
(Rm 6:23).
Deus
interferiu nessa triste história que nós escrevemos e
providenciou a nossa redenção.
Redenção significa que o
próprio Deus, por meio do pagamento de um preço, nos perdoa e paga a nossa
divida, dando-nos uma nova vida e a absolvição. Deus perdoa a nossa divida, e a
condenação não mais se aplica a nós.
Esse
preço capaz de pagar a nossa divida altíssima foi a morte
de Jesus Cristo na cruz. O sangue de Jesus foi o preço pago pelos nossos
pecados. Nós é que deveríamos ser condenados e pagar com o nosso sangue, mas
Jesus nos substituiu e foi condenado em nosso lugar para nos dar a absolvição
dos nossos crimes (pecados contra Deus).
“[por
meio de Jesus]…temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados,
segundo a riqueza da sua graça…(Ef 1. 5, 7-8)
Por
isso se diz que
Jesus nos deu a redenção (pagou a nossa dívida em nosso lugar e
nos fez livres da condenação) e assim, tivemos a remissãodos
nossos pecados (a nossa divida foi perdoada por Deus).
É
importante dizer que
esses “benefícios” (redenção e remissão) não
são automáticos em nossas vidas, e nem são para todas as pessoas. Somente
aqueles que creem e confessam que Jesus Cristo é o Salvador, e que se
arrependem dos seus pecados é que podem gozar dessa bênção de Deus. Esses são
salvos por Deus. Mas
salvos do quê?
Fonte:
http://www.significados.com.br/redencao/
http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=937
http://www.esbocandoideias.com/2010/08/o-que-significa-remissao-de-pecados-e.html
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