CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

682-ALELUIA, OU ALELUIAS?.ANALISANDO A PALAVRA ALELUIA!!!.







Aleluia é uma expressão muito usada pela maioria dos cristãos no mundo todo. Como forma de adoração ela é dita para exaltar o nome do Deus da bíblia, o Senhor; já na cultura popular, aleluia é empregada de forma cômica, quando ocorre alguma coisa contrária à ordem natural das coisas, algo como um “milagre”. Entre os evangélicos, é uma expressão comumente utilizada, porém como existem entre nós poucos “bereanos”, seu real significado é desconhecido pela grande maioria. O resultado disso são pleonasmos, redundâncias, etc. Então para acabar com erros como “aleluia Deus”, “aleluia Jesus”, eis o significado da palavra ALELUIA.
ALELUIA é uma palavra traduzida do hebraico הַלְלוּיָהּ (Halləluya – Hebraico padrão) onde a primeira parte da palavra Hallelu (הַלְּלוּ) significa “Louvem! Adorem!” numa forma de elogio, e a segunda parte Yah (יָהּ) é uma abreviação do nome de Deus, Javé (YHWH). Portanto, ALELUIA quer dizer: “Louvem ao Deus Javé” ou “Adorem ao Deus Javé”.
Existe ainda outra teoria que defende que ALELUIA não possua nenhum significado exato, mas que seria somente uma expressão usada pelos judeus para demonstrar alegria. Tal teoria apoia-se no fato de que o nome de Deus (Javé) aparece incompleto, fato esse que para os judeus era inadmissível dado o respeito que tinham pelo nome do Senhor.
A palavra ALELUIA aparece 24 vezes no Antigo Testamento em início ou final de Salmos e no Salmo 135.3 em que aparece no meio, além de aparecer junto à palavra amém* no Salmo 106.48. Já no Novo Testamento, ALELUIA está presente 4 vezes no livro de Apocalipse na forma gregaΑλληλούια.
“Por muitas vezes vi essa palavra sendo usada erroneamente ou demasiadamente por pessoas que sequer conhecem seu significado. É importante aprendermos essas pequenas coisas para que saibamos explicar ao mundo a razão da nossa fé.”

 

ANALISANDO A EXPRESSÃO "ALELUIA!" 

Nos últimos tempos, na igreja chamada evangélica, as expressões amém e aleluia tem tomado uma conotação diferente da encontrada na Escritura. Temos visto pessoas nas igrejas usando o amém como forma de animação de auditório e usando como pergunta, quando na escritura o amém é sempre uma confirmação espontânea. Hoje quero falar da expressão aleluia, pois temos visto muitas pessoas usado-a no plural (aleluias). Algumas pessoas a fazem por moda (vê os  outros fazerem), outras por não conhecerem (por ignorância), por isso, o meu desejo é dá uma luz ou trazer esclarecimento e para isso vou fazer sete observações importantes sobre aexpressão aleluia na Bíblia.  

A primeira observação é que,

 “Aleluia” é uma transliteração do hebraico – halleluyah – hallel, que significa louvor e Yah – Yah é uma abreviação de Yahweh e que significa Deus;  

A segunda observação é que

o significado de “Aleluia” é: louvor ao Senhor; louvai vos a Deus; ou ainda, louvado seja Deus;  

A terceira observação é que,

 este termo (Aleluia) com o passar dos tempos, tornou-se universal e também um convite ou uma convocação padrão para se louvar a Deus no templo;  

A quarta observação é que

“Aleluia” aparece 26 vezes na Bíblia, sendo 22 nos Salmos e 4 vezes em Apocalipse (19:1,3,4,6);  

A quinta observação importante é que,

nos salmos encontram-se “Aleluia” no começo e no fim.
Por exemplo:

a) Os salmos que começam com Aleluia, são: 111 e 112.;         

b) Os salmos que terminam com aleluia, são: 104, 105, 115, 116, 117 e 147;

C) E os salmos que começam e terminam com Aleluia são: 106, 113, 135, 146, 148, 149 e 150;  


A sexta observação é que,

 em Apocalipse o uso de “Aleluia” se transforma em uma convocação de  louvor em um coro celestial;  

E a sétima observação importante é que,

 “você não vai encontrar “Aleluia”  no plural (aleluias) porque Aleluia sempre aparece no singular, isto porque, no entendimento dos escritores da Bíblia, o único digno de louvor é o Senhor. O Senhor é o único digno de ser louvado. O louvor é do nosso Deus somente, por isso, o convite, a convocação que os escritores fazem é para louvar o único Deus verdadeiro, portanto, no singular e nunca no plural. Que posamos, também, ter esta compreensão que o único digno de louvor é o Deus Criador do céu e da terra, o Deus da Escritura. Aleluia!
A palavra hebraica “halleluyah” é composta da forma imperativa do verbo “halal” – louvar, e do substantivo “Javé” ou Jeová”. Por tanto o significado lógico da palavra em hebraico e mantido em Português é –  louvai a Jeová ou a Deus.
A palavra pode ser estudada no Velho e Novo Testamentos.
a) No Velho Testamento, onde é muito mais usada, especialmente no livro de Salmos, havendo alguns até conhecidos pelo nome de “aleluiáticos”, ou do “Grande Halel”, pelo fato da palavra ser muito freqüente (104-109).
Em 15 Salmos a expressão aleluia aparece tanto no início no fim (Sal. 106, 113, 135; 146-150); em outros apenas no início (Sal. 112); e ainda em alguns, somente no fim (Sal. 104, 105; 115-117).
A nota tônica dos Salmos era esta: louvai a Deus, desde que Davi e outros autores dos Salmos viam em todas as circunstâncias da vida, favoráveis ou desfavoráveis motivos para louvar a Deus.
b) No Novo Testamento
Nesta parte da Bíblia ela aparece apenas 4 vezes em Apoc. 19, versos 1, 3, 4 e 6. Nestes versos ela indica o canto de júbilo dos Salvos no Céu, pelo privilégio da salvação.
Esta palavra na realidade, é a mais sintética de todas as doxologias conhecidas.

Fonte:
https://sites.google.com/site/ipbprom2/analisandoaexpressaoaleluia
http://luanallmeidah.wordpress.com/2010/10/26/o-que-significa-a-palavra-aleluia/

http://setimodia.wordpress.com/2011/09/01/o-estudo-de-tres-palavras-sagradas-sela-aleluia-e-amem/