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quarta-feira, 27 de agosto de 2014

668-A CHAMADA OU VOCAÇÃO PARA O MINISTÉRIO?,SOMOS CHAMADOS OU VOCACIONADOS!?.






O CHAMADO PARA O MINISTÉRIO


 


TEXTO: Hebreus 5:4 - “Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão.”


TESE:
  • Todo cristão capaz de pregar e disseminar o evangelho deve fazê-lo;
  • Pregar o evangelho é tanto um direito como um dever para todo verdadeiro cristão;
  • Há, porém um chamado específico para o ministério de ensinar, pastorear e liderar a igreja de Deus, e esta honra ninguém toma para si mesmo, senão quando é chamado.
INTRODUÇÃO:
  • As palavras usadas na Bíblia para chamada: No V.T. a palavra hebraica, arq [qara] e no N.T. a palavra grega kalew [Kaleo], tinham os seguintes significados:
  • Dar nome a uma coisa ou a uma pessoa (Gn 48:16; At 11:26)
  • O ato de convidar ou solicitar (Ex 2:7)
  • Nomear para algum ofício (Ex 31:2)
  • Criar, produzir coisas mediante o poder da palavra, ou por um ato da vontade (Rm 4:17; Ez 36:29)
  • Convidar alguém a assumir um dever, mediante a palavra, ou através do poder impulsionador do Espirito Santo (Is 22:12; Pv 1:24; Mt 22;14)
  • Convite feito aos pecadores para o estado de graça, por meio da pregação do evangelho. (Rm 8:28; II Tm 1:9)
  • Primeira questão sobre o ministério: Você foi realmente chamado para pregar o evangelho em tempo integral?
  • Os que não são chamados por Deus para o exercício do pastorado ou ministério missionário farão grande males se quiserem entrar no ministério apenas por vaidade.

I – A NATUREZA DISTINTIVA DO MINISTÉRIO DE TEMPO INTEGRAL

  • Todo cristão verdadeiro é chamado a pregar o evangelho (I Pe 2:9), pois todo crente é batizado no Espírito Santo e dele recebeu capacidade para testemunhar (At 1:8)
  • Cristo é o Senhor da Seara e da obra, ele coloca cada um em sua função especifica, dando o dom certo para cumprir cada função na sua igreja (Mt 9:38; Ef 4:11-16)
Mt 9:38 – “Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.”
  • Homens e mulheres recebem um chamado a servir no ministério em uma área específica e cada um procure ser fiel naquilo em que foi chamado.
  • As mulheres foram proibidas expressamente de ensinarem publicamente na igreja (I Tm 2:12; I Co 14:34) à Seu ministério de ensino é com crianças e outras senhoras (Pv 31:26; Tt 3:3-5)
  • Os homens que têm capacidade para pregar, devem pregar sempre que lhe surgir oportunidade. – Porém, este é um chamado para pregar ocasionalmente, diferente do chamado do ministro que deve viver da pregação, sendo esta a sua obra máxima, exclusiva e prioritária.
1 Co 9:14 – “Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho;
  • Este é um estudo para aqueles que pregam e vivem do Evangelho, tendo sido chamados e separadosde todas as obras secularespara se consagrarem exclusivamente ao ministério da Palavra.
à O ministro do evangelho (Pastor ou missionário) têm o dever de dar tempo integral e exclusivo para o ministério da Palavra, para poder desempenhar bem o seu ministério, e é isso que Deus exige dele.
II Tm 2:4 “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.”
At 6:2 – “Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas.”
  • Por isso Deus também exige das igrejas que cumpram com o seu papel de suprir amorosa e corretamente as necessidade do ministro, aquele a quem Deus chamou para servi-los de modo exclusivo e abnegado.
I Co 9:11 – “Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais?”
I Tm 5:17-18 – “Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário. 
  • São a estes homem que Deus coloca um do mais pesados encargo que existem na terra, e diz através de Pedro:
I Pe 5:2 – “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele 
  • Spurgeon, um dos maiores pregadores e pastores Batista, se referindo a obra do ministério disse:
Ora, nem todos de uma igreja podem superintender ou governar; alguns têm que ser dirigidos ou governados. E cremos que o Espírito Santo designa na igreja de Deus alguns para agirem como superintendentes, e outros para se submeterem á vigilância de outros, para o seu próprio bem. Nem todos são chamados para trabalhar na palavra e na doutrina, ou para serem presbíteros, ou para exercerem o cargo de bispo. Tampouco devem todos aspirar a essas obras, uma vez que em parte nenhuma os dons necessários são prometidos a todos. Mas aqueles que como o apostolo (Paulo), crêem que receberam “este ministério” [II Co 4:1], devem dedicar-se a essa importantes ocupações. “
  • Sobre a insensatez de querer ser um pastor ou missionário sem ser chamado ou ter a certeza do chamado divino, Spurgeon diz:
Homem nenhum deve intrometer-se no rebanho como pastor; deve Ter os olhos postos no Sumo Pastor, e esperar Seu sinal e Sua ordem. Antes que um assuma a posição de embaixador de Deus, deve esperar pelo chamamento do alto. Se não o fizer, mas se se lançar às pressas ao cargo sagrado, o Senhor dirá dele e de outros semelhantes: “Eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito nenhum a este povo, diz o Senhor” ( Jr.23:32)

II – O QUE O V.T. DIZ SOBRE A CHAMADA DIVINA

- Os profetas [ministros do V.T.] todos baseavam seu ministério na especifica chamada divina:
  • A chamada de Isaías: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós...Eis-me aqui, envia-me a mim “ (Is 6:8)
  • A chamada de Jeremias: “Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei...Então disse eu: Ah Senhor Jeová! Eis que não falar; porque sou uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: eu sou uma criança; porque aonde quer que eu te enviar, irás, e tudo o quanto de mandar dirás...“ (Jr 1:4-10)
  • A chamada de Ezequiel: “E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo... em te enviou aos filhos de Israel, ás nações rebeldes que se rebelaram contra mim, até este mesmo dia... Filho do homem dizei-lhe a minhas palavras“ (Ez 2:1-3; 3:1-4)
  • Os pregadores do N.T. devem está tão certos de sua vocação e chamada celestial assim como estavam os profetas do V.T.

III – O QUE O N.T. DIZ SOBRE A CHAMADA DIVINA

  • Ninguém pense que a chamada dos ministros atuais são pura ilusão ou imaginação deles para a peculiar obra de ensino e direção da igreja.
  • NOMES DADOS AOS MINISTROS QUE REQUEREM UMA VOCAÇÃO ANTERIOR
  • Embaixadores em nome de Cristo – Um embaixador só passa a existir depois do chamado do governo que ele representa, e se tentar fazer isto sem o devido chamado ficará no ridículo (II Co 5:18-19)
  • Dispenseiros dos mistérios de Cristo – Um dispenseiro é alguém que toma conta da propriedade de alguém, e se quiser tomar conta da propriedade de alguém sem a devida chamada desagradará a dono da mesma (I Co 4:1).
à Por isso deve haver chamada [autorização] antes de alguém poder tornar-se legítimo bispo, “dispenseiro da casa de Deus”(Tt. 1:7)
  • Anjo que significa mensageiro – E como os homens poderão ser arautos de Cristo, senão por sua eleição e ordenação?
  • ERA REQUERIDO DO MINISTRO QUE DESSE PROVA DE QUE ERA UM CHAMADO
- Não se dizer ministro (pastor ou missionário) tem de provar isto:
  • Titorecebeu a exigência de só reconhecer como ministros aqueles que dessem provas de seu chamado
Tt 1:5 - “...constituísses presbíteros, conforme te prescrevi: alguém que seja irrepreensível..”
  • A Timóteo foi exigido que não se precipitasse a reconhecer alguém como ministro sem que antes houvesse provas de sua chamada
I Tm 5:22 – “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem.”
  • Deus é soberano e decide o vaso que quer utilizar. à não escolhe qualquer vaso, ele mesmo descreve o tipo de vaso escolhido por ele:
II Tm 2:21 - “vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra
  • O chamado de Paulo é um exemplo de como Deus escolhe os vaso que usa.
At. 9:15 - “Este é para mim uma vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios.
  • A escolha é de Deus, é Ele quem determina o papel de cada um na sua obra ou Seara,
Ef 4:11 – “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,”
  • Ninguém determina para si mesmo se vai ou não ser um pastor à Deus é quem chama e constitui pastores dando-os a suas igrejas.
At 20:28 - “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos [pastores], para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.”
  • O verdadeiro ministério deve vir de deus e não da parte dos homens – Cada pastor ou missionário deve poder dizer como Paulo:
Gl 1:1 – “Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos,”
  • Que cada pastor ou missionário possa ver a si mesmo como uma dádiva de Deus para a sua igreja:
Jr 3:15 – "Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência . ”
  • X

IV – SINAIS QUE AJUDAM A IDENTIFICAR A CHAMADA DIVINA

à Multidões tem errado quanto a chamada para o ministério, isso pode ser observado no número de pessoas que entram para o ministério pastoral ou missionário e fracassam e também do número de igrejas que tem sofrido a ação danosas de falsos pastores ou de pastores que se enganaram quanto a chamada e trouxeram grandes prejuízos a obra de Deus.
à É preciso ter certeza da chamada de Deus, antes de se aventurar em tão importante e exigente obra. De fato, a bíblia a tem como a obra mais excelente, porém a que exigirá a maior responsabilidade, e que atrairá os maiores perigos.
  • UM DESEJO INTENSO E ABSORVENTE DE REALIZAR A OBRA.
à “Para se constatar um verdadeiro chamamento para o ministério é preciso que haja:
  • Uma irresistível, incomtrolável, ardente e violenta sede de contar aos outros o que Deus fez por nossas almas.
  • ALLEINE – Grande conquistador de almas, alguém disse dele:
ele tinha infinita e insaciável avidez pela conversão de almas”.
c) Spurgeon disse: “Não entre no ministério se puder passar sem ele “ – “...A Palavra de Deus deve se um fogo em nossos ossos, do contrário, se nos aventurarmos ao ministério, seremos infelizes nisso, seremos incapazes de suportar as diversas formas de abnegação que lhe são próprias, e prestaremos pouco serviço àqueles aos quais ministramos
  • Este desejo deve ser resultado de reflexão. à Não deve ser um impulso repentino e irrefletido;
  • Este deve ser continuo, incondicional – que resista as tentadoras ofertas de riquezas e vida fácil, as provações e mil armadilhas que o inimigo é capaz de armar.
  • Deve ser um desejo totalmente desinteressado – Visando só a glória de Deus;
  • Deve ser um desejo imorredouro e crescente– Deve ser de natureza tal que permaneça conosco apesar de qualquer coisa;
  • DEVE HAVER APTIDÃO PARA ENSINAR E CERTA MEDIDA DE OUTRAS QUALIDADES NECESSÁRIAS AO OFÍCIO PÚBLICO.
- O ministro só pode segurar-se e fortificar-se na graça (força) que lhe foi dada na sua chamada e se não tem essa chamada do alto, não tem em que segurar-se (II Tm 2:1; II Ts 1:7-8)
  • Ninguém deve considerar-se chamado para pregar enquanto não provar que pode falar em público
  • Algumas pessoas simplesmente não têm o dom de ensinar e de pregar. Pode-se se melhorar muito estudando homilética para ser um pregador ocasional, mas se tornar um pregador sem –tem o dom de ensinar e pregar é querer desafiar o bom senso.
  • Há várias coisas que desabilitam alguém para pregar em público: Falta de voz, gagueira, voz fina e fanhosa, medo e pavor do público, mente que não consegue racionar de modo organizado, falta de coragem para dizer a verdade, etc...
  • Sua personalidade deve ter algumas características indispensáveis:
  • Inteligência e Piedade;
  • Maneiras gentis e qualidade amáveis;
  • Coragem e firmeza;
  • Dons para administrar a obra;
  • Deve ser um conselheiro e pai
  • Deve ter todas as características de I Tm 3:2-7; Tt 1:6-9)
  • É preciso que o aspirante veja realizar-se certo número de conversões sob seus esforços
à Ou poderá concluir que cometeu um engano -
- Daí poderá retornar pelo melhor caminho que encontrar.
  • Como um obreiro cristão comum pode continuar trabalhando em seu ministério que esteja tendo sucesso ou não;
  • Como ministro não poderá Ter certeza de sua chamada enquanto não puder ver os frutos de seu trabalho não puder ver os frutos de seu trabalho.
  • É necessário que a sua pregação seja aceitável pelo povo de deus que segue a sã doutrina

CONCLUSÃO

  • O Pregador Bíblico Vocacionado é :
  • É alguém que tem o chamado interior da parte do Espírito Santo e o chamadoou reconhecimento exterior da igreja, e que foi devidamente consagrado para proclamar o evangelho; (At 13:2-4);
  • Como Pastor (Administra, Edifica e Equipa o Rebanho):
  • Ele é constituído Bispo(administrador), Presbítero(conselheiro), Pastor (mestre) pelo Espírito Santo para pastorear a igreja de Deus. (At 20:28; I Pe 5:1-4; Ef 4:11))
  • Ele tem uma comissão sublime e de alta responsabilidade: Pastorear o rebanho de Deus (I Pe 5:2)
  • Ele é o guia do rebanho, e o guia basicamente através da pregação da Palavra (Hb 13:7)
  • Ele vela pelas almasorientando-as e alertando-as pela pregaçãoda Palavra (Hb 13:17)
  • Em tem um alvo: Uma igreja plenamente madura servindo de todo coração ao Senhor. Como pastor ele é um dom de Cristo à igreja, cuja missão é equipar (preparar) os santos para o pleno amadurecimento espiritual e para estarem plenamente capacitados (equipados) para exercerem o ministério cristão. Ele faz isto sendo um pastor-mestre, ou seja, um mestre na pregação da Palavra de Deus. (Ef 4:11-13)
  • Como Missionário (fundador de igrejas) e Evangelista (pregador do evangelho de tempo integral).
  • Ele é um enviado (não é um autônomo, que se envia a si mesmo)
  • Tem um campo permanente, o "mundo", ou mais especificamente, "cada criatura"
  • Primeiramente enviado por Cristo (Jo 20:21) - "vos envio"
  • Em segundo lugar pelo Espírito Santo - "enviados..."(At 13:2,3)
  • Em terceiro lugar pela igreja (At 13:2) - "separai-me ..."
  • Tem um plano do qual não pode fugir - "Ser testemunha"- At 1:8
  • Deve começar onde está e ir continuamente avançando a medida que Deus abre as portas.
  • Tem um alvo: Fundar um igreja missionária que amadureça o suficiente para se tornar autônoma que cuide de si mesma e que continue por si mesma a obra missionária de implantar novas igrejas.

Chamada e Vocação! Existe Diferença?

No cumprimento de Seu propósito, Deus sempre contou com homens e mulheres que se dispuseram a serem usados por Ele, no entanto, para isso, sempre foi necessário o critério da escolha e do chamado de Deus.
Um dos grandes privilégios do relacionamento entre Deus e o homem é sem dúvida o fato de ser chamado por Deus para a execução de um trabalho em prol do Seu Reino. Porém, existem condições para que esse ofício seja realizado de forma plena e perfeita, e além de ter a convicção da chamada, o que a recebe de Deus deve saber de fato que significa ser chamado por Deus.
Quando se fala em chamada, também se pensa em vocação, devido o fato de ambos se parecerem ao ponto até mesmo de se confundirem em seus significados, mas afinal, Chamada e Vocação, existe diferença ou não, se existe quais seriam?
Para responder essa questão passemos a analisar o significado dessas palavras, e assim poderemos iniciar uma explicação à luz da Palavra de Deus.
Vocação – Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Português, Vocação é o ato de chamar...; Tendência ou inclinação para um estado, uma profissão etc...; Apelo ao sacerdócio ou à vida religiosa...; aptidão natural; talento; um médico de vocação.
Chamada – Segundo o Dicionário bíblico Vine (CPAD, 2002), o verbo chamar pode ter várias conotações, tais como: Kaleõ – chamar alguém, convidar, convocar; fazendo referência ao convite às pessoas a participarem das bênçãos da redenção (Rm 8.30; eiskaleõ – literalmente chamar para dentro...; metakaleõ – formando meta, implicando mudança..., chamar de um lugar para outro, convocar...; proskaleõ – formado de pros, “para”,... chamada divina em confiar aos homens a pregação do Evangelho ((At 13.2; 16.10).
Com essas definições resumidas já é possível ter uma idéia acerca do assunto, podendo notar que realmente há muitas semelhanças entre os significados da palavra, e que, deixando-as assim a compreensão do tema fica limitado, ou seja, quando alguém falar de vocação dentro desta perspectiva atribuirá à chamada, bem como quando falar de chamada atribuirá à vocação.
Após analisarmos o significado das palavras é indispensável que se analise à luz da Palavra de Deus, pois é dentro dessa realidade (chamada divina) que estamos abordando o assunto. 
Observe que Vocação, além de significar em parte o ato de chamar, aponta também para a realidade de tendência, inclinação e talento, sendo assim, analisando dentro da realidade de vida é possível dizer que esta palavra aponta mais para este último significado, dentro do que estamos estudando. Por exemplo, há pessoas que têm vocação para advogados, médicos, e até mesmo no campo da oratória, mas isso não significa que são chamadas por Deus.
Deve-se observar que é verdade o fato de Deus chamar pessoas vocacionadas, e que partindo da vocação serão usadas pelo Espírito de Deus para resultar em benefício para o Reino e a glória de Deus. 
A Vocação é um bem que Deus concede à pessoa e que a mesma possui a inclinação para tal, podendo escolher usá-la para o fim que desejar, sendo que Deus em um tempo cobrará essa dádiva. 
Ainda sobre a Vocação, a pessoa pode dar indícios já na infância, por exemplo, uma criança pode dizer que deseja ser usada por Deus na Palavra, isso é fruto, provavelmente de uma vocação, aí vai depender dos pais e de quem as cerca para trabalhar nesse sentido, para que então isso possa se tronar uma realidade.
Tendo visto que Vocação é mais uma questão de tendência, talento e inclinação, passemos a analisar à luz da Bíblia o Chamado de alguém.
Se Vocação é pender para um lado, conforme visto acima, Chamado à luz do que expomos no início desse texto é o momento em que Deus chama a pessoa para se desprender a fim de que possa cumprir aquilo que o Senhor deseja.
Explicando de forma mais detalhada, quando analisamos cada explicação que está exposta acima sobre o significado da palavra Chamar, encontramos então o fato de Deus chamar pessoas de um estado atual para um novo estado, e que isso requer da pessoa algumas atitudes, tais como: disposição, desprendimento, coragem, decisão, etc. 
Podemos citar um exemplo bíblico dessa realidade, o profeta Isaías, que até o capítulo 6 de seu livro está registrado um tempo em que ele cumpria seu ofício profético, mas que precisou receber de Deus uma chamada específica. Alguns detalhes são necessários serem abordados aqui, vejamos:
- Se Isaías era chamado e vocacionado, por que precisou receber uma nova chamada?
- Por que sabendo que Isaías já profetizava, Deus ainda precisava de alguém para enviar?
- Se Deus precisava de mais profetas chamados, além de Isaías, seria desnecessário chamá-lo, se ele já estava dentro do que Deus desejava!
Além dessas, outras perguntas poderiam ser elaboradas na intenção de entendermos que, o chamado de Deus a Isaías deixa claro que até aquele momento, o profeta, embora usado por Deus, era apenas vocacionado, mas ainda não chamado, pois para que isso ocorresse, ele precisou se desprender de algumas coisas que o impediam de cumprir integralmente o propósito de Deus.
Com isso encerro esse texto dizendo que é possível, a meu ver alguém cumprir um propósito de Deus apenas como vocacionado e não chamado, pois quando Deus chama alguém é para se desprender de tudo e assim usar sua Vocação de forma plena para o Reino de Deus.
Pense comigo e poste sua opinião na opção comentários.

Fonte:
http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/ChamadoParaMinisterio-JLaerton.htm

http://eliastorralbo.blogspot.com.br/2010/11/chamda-e-vocacao-existe-diferenca.html

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

667-O QUE QUER DIZER O DIA DO SENHOR?.ESTE DIA É O DOMINGO OU NÃO?.









O que quer dizer “Dia do Senhor”?

O Dia do Senhor
"No dia do Senhor fui movido pelo Espírito, e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de trombeta [...]" (Apocalipse 1:10 BJ).
"No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta." (Apocalipse 1:10 NVI).
"Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta." (Apocalipse 1:10 RA).
A expressão "dia do Senhor" presente nos versos acima provém do grego "Kuriakos hemera". A palavra "kuriakos", significa: "que pertence ao Senhor"; "concernente ao Senhor"; "relacionado ao Senhor". E a palavra "hemera", significa: "dia"(a). Em todo o Novo Testamento, "Kuriakos hemera", é usado apenas em Apocalipse 1:10.

Entretanto, algumas traduções bíblicas trocam inconsequentemente a expressão "dia do Senhor" pela palavra "domingo" e promovem o falso ensino de que o "primeiro dia da semana" foi mencionado por João ao redigir o livro de Apocalipse. A palavra "domingo" nunca foi utilizada por qualquer autor da Bíblia, ela é completamente desconhecida nas Escrituras Sagradas. Então, qual seria o objetivo de traduzir "Kuriakos hemera" como equivalente a "domingo"?

A origem da palavra "domingo"
Os dias da semana são definidos de acordo com a cronologia de Gênesis capítulo 1, e possuem a seguinte ordem: primeiro dia, segundo dia, terceiro dia, quarto dia, quinto dia, sexto dia e sétimo dia. O último dia da semana (sétimo dia) Deus o chama de "sabbath" (sábado), os demais dias semanais não recebem por parte dEle qualquer designação peculiar e são conhecidos ao longo das Escrituras apenas pela ordem cronológica originada na criação.

Contudo, com o surgimento da idolatria, o homem passou a atribuir nomes de astros e de seus ídolos aos dias da semana e, a igreja de Roma com o intuito de combater a nomenclatura semanal pagã utilizou o latim litúrgico ou eclesiástico para nomeá-los. Então, os dias da semana passaram a ser conhecidos também como: "prima feria", "secunda feria", "tertia feria", "quarta feria", "quinta feria", "sexta feria" e, "sabbatum".1 Posteriormente essa igreja, sem autorização da Bíblia, intitulou "prima feria" (que refere-se ao primeiro dia da semana) como sendo "dies Dominicus", que em latim significa "dia do Senhor".2 Lembrando que os textos bíblicos foram escritos em hebraico, aramaico e grego, não consta absolutamente nada em latim.

Consequentemente, as diversas línguas originadas do latim e, influenciadas pelo latim eclesiástico, tiveram a expressão "dies Dominicus" como referência ao "primeiro dia da semana". E isso ocorreu com a língua portuguesa que, além de ter sido persuadida por essa artimanha, possui a palavra "domingo" (primeiro dia da semana) derivada de "dominicus". Assim, a igreja de Roma disseminou também por este meio o falso ensino de que o domingo seria o "dia do Senhor".

O "dia do Senhor" na Bíblia
No Velho Testamento a expressão "dia do Senhor" é escrita de duas formas: "Yhovah yowm" e "Adonay yowm", enquanto no Novo Testamento ela é representada por "Kurios hemera", exceto em Apocalipse 1:10 onde se tem "Kuriakos hemera". Ao todo, a expressão "dia do Senhor" surgi 27 vezes, e está distribuída em 25 versos, destes, 23 apresentam-na com sendo o: "dia do ajuste de contas com Deus", "dia do juízo final", "dia do julgamento", "dia do retorno de Jesus". E esses 23 versos são:
Isaías 2:12; Isaías 13:6; Isaías 13:9; Jeremias 46:10; Ezequiel 13:5; Ezequiel 30:3; Joel 1:15; Joel 2:1; Joel 2:11; Joel 2:31; Joel 3:14; Amós 5:18; Amós 5:20; Obadias 1:15; Sofonias 1:7; Sofonias 1:14; Zacarias 14:1; Malaquias 4:5; Atos 2:20; I Coríntios 5:5; I Tessalonicenses 5:2; II Tessalonicenses 2:2; II Pedro 3:10.
E os dois versos que não tratam a expressão "dia do Senhor" como sendo o "dia da volta de Jesus", ou, "dia do juízo de Deus" são:
1.                    "Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs [...]" (Isaías 58:13-14 RA).
2.                    "Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta." (Apocalipse 1:10 RA).
Portanto, o dia mencionado em Apocalipse 1:10 é esclarecido em Isaías 58:13, onde Deus pessoalmente diz que o Seu santosábado, instituído no sétimo dia da semana, é o "dia do Senhor". E eis os motivos para tal designação:
"No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e osantificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação." (Gênesis 2:2-3 NVI).
"Mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. [...] Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou." (Êxodo 20:10-11 NVI).
Considerações Finais
Alguns interpretam o "dia do Senhor" de Apocalipse 1:10 como sendo o "dia do juízo final", após comparar o seu trecho: "uma voz forte, como de trombeta", com o trecho de I Tessalonicenses 4:16 que diz: "voz do Arcanjo acompanhada pelo som de trombeta". Porém, uma análise cuidadosa revela que Apocalipse 1:10 descreve uma voz de intensidade semelhante ao som de uma trombeta (cf. Isaías 58:1), e não uma voz seguida ao som desse instrumento (como narrado em I Tessalonicenses 4:16). A voz mencionada em Apocalipse 1:10 era de Jesus vinda do santuário celestial, que na ocasião transmitia eventos proféticos a João, e isso difere do cenário de Sua segunda vinda relatado em I Tessalonicenses 4:16-17. O texto de Apocalipse 4:1 também auxilia nesta questão ao mencionar o aspecto da voz de Jesus:
"Depois dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta aberta no céu. A voz que eu tinha ouvido no princípio, falando comigo como trombeta, disse: 'Suba para cá, e lhe mostrarei o que deve acontecer depois dessas coisas'. Imediatamente me vi tomado pelo Espírito, e diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado Alguém." (NVI).
Mas, independentemente desta análise paralela, é fato comprovado que Apocalipse 1:10 não refere-se ao "primeiro dia da semana". A afirmativa de que, o "dia do Senhor" no verso em pauta aluda ao "domingo", está fundamentada na presunção e desonestidade. E aqueles que proporcionam esta deturpação, conscientemente, terão que se explicar no "dia do ajuste de contas com Deus" (Apocalipse 22:18-19).



a. Dependendo do contexto a palavra "hemera" pode significar: o período de tempo formado por "um dia" e "uma noite", que juntos totalizam "um dia" natural; o intervalo de tempo entre o nascer e o pôr do sol; ou, o dia em que Jesus retornará pela segunda vez.
1. BASTOS, N. B. (2004). Língua Portuguesa em Calidoscópio, São Paulo: Educ, p. 21-22.
2. The New Schaff-Herzog Encyclopedia of Religious Knowledge, vol. XI, p. 147b; (art.: Sunday, sec. 3).

De Isaías ao Apocalipse, a frase “dia do Senhor” aparece em 25 versículos, e expressões semelhantes surgem em vários outros. A linguagem bíblica, freqüentemente citando “o dia do Senhor”, é facilmente interpretada como se falasse de um só dia, talvez o dia final quando o Senhor voltará para julgar todas as pessoas. Mas o assunto não é tão simples assim. Esta pergunta serve para ilustrar bem uma regra fundamental de estudo bíblico: é necessário examinar palavras e frases em seus contextos.
Considerando as citações bíblicas sobre o “dia do Senhor”, podemos ver que a mesma frase têm, pelo menos, quatro significados diferentes. Em cada caso, discernimos o sentido no contexto. Vamos examinar exemplos destes significados.
Um dia de julgamento de pessoas, cidades, povos ou nações. Este é o sentido mais comum, especialmente nas profecias do Velho Testamento. Isaías falou desta maneira do castigo da Babilônia (Isaías 13:6,9). Jeremias descreveu o castigo do Egito como “o Dia do Senhor. . . dia de vingança contra os seus adversários”(Jeremias 46:10). Seu contemporâneo, Ezequiel, também usou a mesma linguagem ao falar sobre o castigo do Egito (Ezequiel 30:3) e o de Jerusalém (Ezequiel 13:5; veja Sofonias 1:7,14). Joel usa esta frase para falar do castigo do povo judeu (Joel 1:15; 2:1) e do julgamento de várias nações (Joel 3:14; veja Obadias 15).
Uma referência ao cumprimento do plano de Deus por meio de Jesus Cristo em sua primeira vinda (Joel 2:31; Malaquias 4:5; Atos 2:20).
O dia final, quando Jesus voltará e chamará todos ao julgamento (1 Tessalonicenses 5:2; 2 Pedro 3:10).
O dia santificado para o louvor do Senhor. Entre os israelitas do Antigo Testamento, foi o dia do sábado, quando lembraram do descanso de Deus da obra da criação (Isaías 58:13). Para os cristãos na Nova Aliança, é o primeiro dia da semana, quando lembramos da obra de Jesus, morrendo na cruz e sendo ressuscitado no primeiro dia para nos mostrar-nos o caminho à vida eterna (Apocalipse 1:10; veja Lucas 24:1; Atos 20:7; 1 Coríntios 16:2).
O dia do Senhor representa duas opções e dois destinos. É dia de destruição e de salvação. O mesmo dia que trouxe castigo aos opressores livrou os oprimidos. O mesmo dia que trouxe salvação aos que receberam a palavra condenou os desobedientes. O mesmo dia que marcará a entrada no céu para alguns será o começo do castigo eterno para outros (Mateus 25:46). E o mesmo dia em que os cristãos comemoram o sofrimento de Jesus na cruz é ocasião de escândalo e loucura para outros (1 Coríntios 1:23-25).
O Dia do Senhor: salvação ou condenação? A decisão é nossa!

Pergunta: "O que é o dia do Senhor?"

Resposta:A frase “dia do Senhor” geralmente identifica eventos que acontecem no final da história (Isaías 7:18-25) e é frequentemente associado com a frase “aquele dia”. Um ponto chave para entender essas frases é perceber que elas sempre identificam um período de tempo no qual Deus vai pessoalmente intervir na história, diretamente ou indiretamente, para cumprir um aspecto específico de Seu plano.

A maioria das pessoas associam “o dia do Senhor” com um período de tempo ou dia especial que vai acontecer no fim dos tempos quando a vontade e propósito de Deus para o Seu mundo e para a humanidade vão ser cumpridos. Alguns estudiosos acreditam que “o dia do Senhor” vai ser um período de tempo longo, ao invés de apenas um dia – um período de tempo quando Cristo vai reinar por todo o mundo antes de purificar o céu e a terra em preparação para o estado eterno de toda a humanidade. No entanto, outros estudiosos acreditam que o dia do Senhor vai ser um evento instantâneo quando Cristo retorna à terra para redimir Seus seguidores fiéis e para mandar os incrédulos para condenação eterna.

A frase “o dia do Senhor” é usada dezenove vezes no Velho Testamento (Isaías 2:12; 13:6, 9; Ezequiel 13:5, 30:3; Joel 1:15, 2:1,11,31; 3:14; Amós 5:18,20; Obadias 15; Sofonias 1:7,14; Zacarias 14:1; Malaquias 4:5) e quatro vezes no Novo Testamento (Atos 2:20; 2 Tessalonicenses 2:2; 2 Pedro 3:10). O Novo Testamento também alude a tal frase em outras passagens (Apocalipse 6:17; 16:14).

As passagens do Velho Testamento que lidam com o dia do Senhor geralmente transmitem um sentido de iminência, proximidade e expectativa: “Uivai, pois está perto o Dia do SENHOR” (Isaías 13:6); “Porque está perto o dia, sim, está perto o Dia do SENHOR” (Ezequiel 30:3); “Ah! Que dia! Porque o Dia do SENHOR está perto” (Joel 1:15); “Tocai a trombeta em Sião e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o Dia do SENHOR vem, já está próximo” (Joel 2:1); “Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do SENHOR está perto, no vale da Decisão” (Joel 3:14); “Porque o Dia do SENHOR está prestes a vir sobre todas as nações” (Obadias 15); “Cala-te diante do SENHOR Deus, porque o Dia do SENHOR está perto” (Sofonias 1:7); “Está perto o grande Dia do SENHOR; está perto e muito se apressa” (Sofonias 1:14). Isso é porque as passagens do “dia do Senhor” no Velho Testamento se referem a um cumprimento próximo e distante, assim como muitas das profecias do Velho Testamento. Há exemplos no Velho Testamento onde o “dia do Senhor” é usado para descrever julgamentos históricos que já foram cumpridos em pelo menos uma forma (Isaías 13:6-22; Ezequiel 30:2-19; Joel 1:15; 3:14; Amós 5:18-20; Sofonias 1:14-18), enquanto outras vezes se refere a julgamentos divinos que vão acontecer no fim dos tempos (Joel 2:30-32; Zacarias 14:1; Malaquias 4:1,5).

O Novo Testamento chama esse dia de um dia de “ira”, uma dia de “batalha,” e o “grande Dia do Deus Todo-Poderoso” (Apocalipse 16:14); e se refere a um cumprimento ainda futuro quando a ira de Deus é derramada sobre incrédula Israel (Isaías 22: Jeremias 30:1-17; Joel 1-2; Amós 5; Sofonias 1) e o mundo incrédulo (Ezequiel 38–39; Zacarias 14). As Escrituras indicam que o “dia do Senhor” vai vir rapidamente, como um ladrão na noite (Sofonias 1:14-15; 2 Tessalonicenses 2:2) e, portanto, nós como Cristãos devemos estar vigilantes e prontos para a vinda de Cristo a qualquer momento.

Além de ser um tempo de julgamento, também vai ser um tempo de salvação, pois Deus vai livrar o restante de Israel, cumprindo Sua promessa de que “todo o Israel será salvo” (Romanos 11:26), perdoando-lhes de seus pecados e restaurando o Seu povo escolhido à terra prometida a Abraão (Isaías 10:27; Jeremias 30:19-31,40; Miquéias 4; Zacarias 13). O resultado final do dia do Senhor vai ser que “a arrogância do homem será humilhada, e a sua altivez se abaterá, e só o SENHOR será exaltado naquele dia” (Isaías 2:17). O cumprimento final das profecias sobre o “dia do Senhor” vai vir no final da história quando Deus vai punir o mal com seu poder impressionante e cumprir todas as Suas promessas.


Fonte:
https://albabloechliger.wordpress.com/2010/09/17/o-que-quer-dizer-dia-do-senhor/
http://www.gotquestions.org/Portugues/dia-do-Senhor.html
https://sites.google.com/site/iasdonline/home/reparador/1apocalipse10

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

666-REZAR E ORAR SÃO SINÔNIMOS?.DEVO ORAR OU REZAR




REZAR E ORAR SÃO SINÔNIMOS?.DEVO ORAR OU REZAR


Como atestam os dicionários, orar e rezar são sinônimos. A liturgia da igreja católica — cuja língua materna é o latim — emprega em diversas circunstâncias o oremus, que se traduz em vernáculo por oremos ou rezemos, posto que são sinônimos.
“Orar vem do latim orare; e rezar, do latim recitare, que também deu em português recitar. Já em latim, os verbos orare e recitare têm sentidos muito próximos: o primeiro significa “pronunciar uma fórmula ritual, uma oração, uma defesa em juízo”; o segundo, “ler em voz alta e clara"  (portanto, o mesmo que em português recitar). Entretanto, para orare prevaleceu na latinidade e nas línguas românicas o sentido de rezar, isto é, dizer ou fazer uma oração ou súplica religiosa(cfr. Augusto Magne,  Dicionário Etimológico da Língua Latina - MEC-INL - 1961)
Dizem algumas religiões que há diferença entre rezar e orar. A reza é constituída de ”palavras decoradas que devem ser repetidas várias vezes"o que não se trata de uma definição correta.
 Não vou polemizar os termos sob o ponto de vista teológico. Não é minha intenção e nem a finalidade deste blog. Estou me referendando à etimologia e à semântica.  O dicionário Houaiss, e outros,  nos informam que: "orar  é dirigir (oração ou súplicas religiosas) [a Deus, aos santos, às forças divinas]; proferir oração; rezar; pedir com insistência e humildade; implorar, rogar, suplicar; falar em público; proferir discurso ou expressar-se em tom oratório; discursar”.
 O mesmo dicionário se refere ao termo rezar como: “dizer (oração, súplica religiosa); fazer (prece); conter escrito; encerrar, referir.
O que se nota no vocabulário religioso dos não católicos é que o termo “orar” se transfornou numa espécie se senha entre seus adeptos.
Concluímos que, no contexto semântico, como já foi dito, estas palavra são sinônimas. (ver: 1.Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, Ed. Objetiva, 2009, 1ª ed;  2. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Lingua Portuguesa, Antônio Geraldo da Cunha, 2011, 2ª ed.)

A oração do “Pai Nosso” é uma reza? O que há de exemplo na Bíblia?
Se estudarmos a origem latina (rezar em latim é “recito”) da palavra “rezar” vamos descobrir que ela traz um significado de “recitar”, “ler em voz alta”, “apresentar lendo”, “citar”, “pronunciar uma fórmula”, “repetir”, “dizer de cor”. Este estudo da raiz e da significação do termo “rezar” nos mostra que tal palavra se aplica melhor às preces prontas, de autoria de terceiros, que aprendemos e repetimos.
  Já o verbo “orar” tem suas raízes no termo latino “oro”, que significa “dizer”, “falar”, de onde também se deriva o termo “oral”, ou seja, “dito”, “falado”. Este entendimento se encaixa melhor com as preces na forma de uma fala, uma conversa. Orar é abrir o coração a Deus, como a um amigo.
A partir de textos Bíblicos temos hoje algumas “rezas’ que são praticadas por cristãos que fazem destes textos suas preces, como por exemplo, os salmos 91, 23, etc. Entretanto não há nenhuma ordem bíblica para que se tomem tais ou outros textos, decore-os e transforme-os em frequente oração.
     Existe também o que chamamos de “Oração do Pai Nosso”, que é o texto de Mateus 6:9sp-13. Entretanto, não se pode dizer que era intenção de Jesus determinar que seus discípulos praticassem uma reza, como podemos ver no verso sete, através de Sua admoestação “não useis de vãs repetições”. Este termo (“vãs repetições”) não se refere à repetição de um pedido, mas a um murmúrio vazio e preces longas que confundem verbosidade insignificante com piedade.
Na Bíblia há muitos exemplos de orações. Tais preces sempre se mostram ser uma fala do ser humano para com Deus. Uma conversa espontânea, diferente de um recital decorado. Alguns exemplos podem ser vistos nas orações de Davi (1Cr 29.11-13), Jonas (Jonas 2:1-10), Neemias (Neemias 2:4, etc), Ezequias (Isaías 38:1-5), o ladrão na cruz (Lucas 23:42), o fariseu e o publicano da parábola (Lucas 18:9-14), o Senhor Jesus Cristo (João 11:41-42; Lucas 23: 34; João 17), etc.
A oração é a chave na mão do crente para acessar o trono de Deus. É o meio de comunicação entre você e seu pai de amor. Você pode ser uma grande pessoa de oração. Reserve um tempo especial, num lugar separado, e converse com Deus, sobre suas mais diferentes alegrias e anseios. Ele te ouvirá. Você e Deus ficarão íntimos e você descobrirá em Jesus o seu melhor amigo!.

FONTE:



http://joseclaiter.blogspot.com.br/2011/02/dificuldades-da-lingua-portuguesa.html